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Tutorial - Plataforma que se movimenta
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Super Games
Mr. Kaleb
The Wizard
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial - Plataforma que se movimenta
Nome: Plataforma que se movimenta
Descrição: Aprenda a fazer uma plataforma que se meche e quando o player colidi com ela ,ela não trava,e o player acompanha o movimento da plataforma
Nível de dificuldade: Intermediario
Requerimentos: 6,7,8 - Lite
Desenvolvimento:
1 etapa: crie um objeto chamado obj_movimento que seja solido e visivel agora no Create desse objeto coloque um code escrito
2 etapa: Agora no Step de seu player bote o siguinte code:
Obs:Bote o code de colizão do player com o do obj_movimento
sugiro esse code
3 etapa:crie outro objeto se chamado obj_espelho e não mecha mais nele ,agora volte para o obj_movimento e bote na colizão com o obj_espelho:
Vá na aba Move e clique no:
Reverse horizontal
Atenção!!!:bote o obj_espelho dum modo que cerque o obj_movimento
E pronto agora é so usar e abusar !!
Descrição: Aprenda a fazer uma plataforma que se meche e quando o player colidi com ela ,ela não trava,e o player acompanha o movimento da plataforma
Nível de dificuldade: Intermediario
Requerimentos: 6,7,8 - Lite
Desenvolvimento:
1 etapa: crie um objeto chamado obj_movimento que seja solido e visivel agora no Create desse objeto coloque um code escrito
- Código:
hspeed-=2
2 etapa: Agora no Step de seu player bote o siguinte code:
- Código:
if place_meeting(x,y 1,obj_movimento)//se estiver encostando no obj_movimento
{friction=0.0 hspeed= obj_movimento.hspeed//vai parar de escorregar e sua velocidade horizontal vai ser igual a do obj_movimento
// Direita
if keyboard_check(vk_right) // Se direcional à direira for pressionado
{
x =5//vai 5 pixels pra direita
}
//Esquerda
if keyboard_check(vk_left) // Se direcional à esquerda for pressionado
{
x-=5//vai 5 pixels pra esquerda
}
}
Obs:Bote o code de colizão do player com o do obj_movimento
sugiro esse code
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
3 etapa:crie outro objeto se chamado obj_espelho e não mecha mais nele ,agora volte para o obj_movimento e bote na colizão com o obj_espelho:
Vá na aba Move e clique no:
Reverse horizontal
Atenção!!!:bote o obj_espelho dum modo que cerque o obj_movimento
E pronto agora é so usar e abusar !!
Última edição por The Wizard em Dom 15 Abr 2012, 16:48, editado 1 vez(es)
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Re: Tutorial - Plataforma que se movimenta
muito bom eu ja sabia como movimentar mas nao pro player acompanhar ela me tirou essa duvida vlw
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Re: Tutorial - Plataforma que se movimenta
bom saber que foi util para alguem
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Re: Tutorial - Plataforma que se movimenta
Bem Guga, vai ajudar bastante pessoas que não sabem fazer isso, eu sei fazer isso mais tem gente que não, entam vai ajudar muito, e o tópico ta na seção Avançado, o lugar desse é em Iniciante e Intermediario.
Nota 8,2
Até!
Nota 8,2
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- Godot
- Javascript
- C ou C++
deu erro, ajuda por favor....
entao fiz igual o que vç explico mas da um erro nesta linha do codigo step:
if place_meeting(x,y 1,obj_movimento)//se estiver encostando no obj_movimento
Porque será???
Preciso de arrumar isso Vlw!!!
if place_meeting(x,y 1,obj_movimento)//se estiver encostando no obj_movimento
Porque será???
Preciso de arrumar isso Vlw!!!
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Re: Tutorial - Plataforma que se movimenta
Tive esse mesmo problema quando usei esse tutorial, troca por:
Na colisão com a plataforma movel coloca:
o victor_bh quem me ajudou com essa colisão, não tá perfeito, mas é melhor do que a do gugagames
Primeiro DEMO do jogo: BRAZIN - O Guerreiro
http://www.gamemakerbrasil.com/galeria-de-projetos-f5/jogo-demo-brazin-o-guerreiro-01-t10685.htm
- Código:
// Seguir Plataforma Horizontal
if place_meeting(x,y+1,plat_horizontal)//Se estiver em cima da plataforma horizontal
{
hspeed=plat_horizontal.hspeed // o hspeed será igual o da plataforma horizontal
}
else{hspeed=0}// Senão voltará á ser zero
Na colisão com a plataforma movel coloca:
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
if y>other.y {vspeed=3
if x>other.x x+=2
if x<other.x x-=2} else {vspeed=0}
o victor_bh quem me ajudou com essa colisão, não tá perfeito, mas é melhor do que a do gugagames
Primeiro DEMO do jogo: BRAZIN - O Guerreiro
http://www.gamemakerbrasil.com/galeria-de-projetos-f5/jogo-demo-brazin-o-guerreiro-01-t10685.htm
Re: Tutorial - Plataforma que se movimenta
ok...vlw cara!!!Vçs do game maker são bacanas,fuiiii
brazil- Data de inscrição : 10/06/2010
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Re: Tutorial - Plataforma que se movimenta
Desculpa mais o que por exemplo poderia ser o obj_movimento? poderia ser por exemplo o piso ou seja as plataformas em que o sprite andaria?.
DragonWarrior- Data de inscrição : 11/10/2010
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Re: Tutorial - Plataforma que se movimenta
''Obj_movimento'' é a plataforma em questão no tutorial.
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