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IA aprenda como usá-la apenas com alguns exemplos
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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IA aprenda como usá-la apenas com alguns exemplos
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
IA aprenda como usá-la apenas com alguns exemplos
Ferramenta utilizada: Game Maker 6.1
Dificuldade: Intermediário/Avançado
Antes de tudo, vou explicar o que é IA, vocês acham que pode ser chato, mas isso serve pra bastante gente.
Nessa matéria, não vou dar códigos completos, vou explicar e dar alguns exemplos.
IA significa Inteligência Artificial. Ela funciona de um jeito bem simples, mas que pode ser muito complicado também, quando o player executa uma ação o inimigo reage, para muitos isso pode ser um bicho de sete cabeças.
Um dos exemplos que citei na matéria Dicas Simples - Parte 3 foi, quando o player se aproximava do inimigo, o inimigo reagia, isso é bem simples, vou formar um outro código pra vocês:
Um exemplo simples, dado por Hiperbite.
IA, é condição-ação, ou seja, se o personagem chega perto, o inimigo ataca, se o personagem fica parado, o inimigo atira, é só saber os códigos certos.
Bom, então vamos começar.
IA, condição-ação.
Esse é o básico que qualquer user de game maker deve saber para executar uma IA.
Vou dar um exemplo, de condição-ação, ou seja, se eu me aproximo do inimigo ele ataca.
Coloque isso no evento Step do seu inimigo.
Coloque em ação o que o seu inimigo vai fazer, ele pode atirar, pular, e mais. É só saber desenvolver os códigos.
Como exemplo, eu coloquei esse no evento Alarm0:
Para que este código seja executado, deve se criar a variável pode_atirar no evento Create do seu inimigo.
Eu acho que depois disso, já deu pra entender o que é IA e como ela funciona né?
Valeu!
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
IA aprenda como usá-la apenas com alguns exemplos
Ferramenta utilizada: Game Maker 6.1
Dificuldade: Intermediário/Avançado
Antes de tudo, vou explicar o que é IA, vocês acham que pode ser chato, mas isso serve pra bastante gente.
Nessa matéria, não vou dar códigos completos, vou explicar e dar alguns exemplos.
IA significa Inteligência Artificial. Ela funciona de um jeito bem simples, mas que pode ser muito complicado também, quando o player executa uma ação o inimigo reage, para muitos isso pode ser um bicho de sete cabeças.
Um dos exemplos que citei na matéria Dicas Simples - Parte 3 foi, quando o player se aproximava do inimigo, o inimigo reagia, isso é bem simples, vou formar um outro código pra vocês:
- Código:
// andar em direção do personagem.
if player.x>inimigo.x then inimigo.x+=3;
if player.x<inimigo.x then inimigo.x-=3;
Um exemplo simples, dado por Hiperbite.
IA, é condição-ação, ou seja, se o personagem chega perto, o inimigo ataca, se o personagem fica parado, o inimigo atira, é só saber os códigos certos.
Bom, então vamos começar.
IA, condição-ação.
Esse é o básico que qualquer user de game maker deve saber para executar uma IA.
Vou dar um exemplo, de condição-ação, ou seja, se eu me aproximo do inimigo ele ataca.
Coloque isso no evento Step do seu inimigo.
- Código:
if distance_to_object(Player)<37
{
//ação
}
Coloque em ação o que o seu inimigo vai fazer, ele pode atirar, pular, e mais. É só saber desenvolver os códigos.
Como exemplo, eu coloquei esse no evento Alarm0:
- Código:
if distance_to_object(Player)<37
{
pode_atirar=false; //se a variavel pode_atirar for falsa, o inimigo atira.
instance_create(x-1,y,obj_tiro);
}
alarm[0]=60
Para que este código seja executado, deve se criar a variável pode_atirar no evento Create do seu inimigo.
Eu acho que depois disso, já deu pra entender o que é IA e como ela funciona né?
Valeu!
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
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