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Colocando Vidas

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Natan Kawan Araujo Freire
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Mensagem por tcandreetti Qui 30 Set 2010, 10:18

Olá, sou iniciante no game maker e preciso criar um jogo até o final do semestre O.O
O jogo será educacional e consiste que a personagem pegue livros, responda perguntas e ganhe diplomas, no entanto para dificultar existem fantasminhas no jogo que fazem com que ela perca vidas. Minha pergunta é como eu coloco as vidas, tipo aparecendo na tela e depois vou decrescendo elas? Eu procurei no fórum e só acho tutoriais de como diminuir, mas não de como criar e colocar na tela. Por favor me ajudem :/
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Mensagem por Natan Kawan Araujo Freire Qui 30 Set 2010, 10:20

como assim uma helthbar ou que monstra em muitos jogo
ou como dar vida para o personagem?
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Mensagem por Super Games Qui 30 Set 2010, 10:23

Coloque isso quando o perssonagem colide com o fantasminha:
Código:

vidas=-1
x = xstart // Volta à posição inicial X.
y = ystart // Volta à posição inicial Y.


Espero ter ajudado!
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Colocando Vidas Empty Re: Colocando Vidas

Mensagem por Slipknot Qui 30 Set 2010, 11:12

Aqui tem uma engine que talvez sirva http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-vida-simples-t10798.htm
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Mensagem por tcandreetti Qui 30 Set 2010, 11:16

Super Games escreveu:Coloque isso quando o perssonagem colide com o fantasminha:
Código:

vidas=-1
x = xstart // Volta à posição inicial X.
y = ystart // Volta à posição inicial Y.


Espero ter ajudado!

E o que eu faço para colocando os corações no canto superior da tela ? e eles irem apagando?
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Mensagem por CLS Qui 30 Set 2010, 11:16

Super Games escreveu:Coloque isso quando o perssonagem colide com o fantasminha:
Código:

vidas=-1
x = xstart // Volta à posição inicial X.
y = ystart // Volta à posição inicial Y.


Espero ter ajudado!

Super Games,você só respondeu esse trecho:

tcandreetti escreveu:tutoriais de como diminuir

Ele quer tutoriais de como colocar vidas,e não de diminuir.

Ao autor:

Eu fiz uma engine de HUD personalizada que pode ser encontrada neste link:

Engine de HUD personalizada.
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Mensagem por tcandreetti Qui 30 Set 2010, 11:17

Natan Kawan Araujo Freire escreveu:como assim uma helthbar ou que monstra em muitos jogo
ou como dar vida para o personagem?

Tipo, eu quero que as vidas (corações) apareçam no canto superior da tela. Quando a personagem colide com um fantasma, uma vida se apaga, quando todas apagaram é GAME OVER.
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Mensagem por Slipknot Qui 30 Set 2010, 11:18

Aqui tem uma engine minha que mostra como mostra la no cantinho da tela os coraçoes ou o personagem

http://www.4shared.com/file/VYQ1Rbhv/_2__Engine_vidas.html
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Mensagem por Natan Kawan Araujo Freire Qui 30 Set 2010, 11:25

é acho que ja esta respondido
collsium com o fantasma
coloque set live e esse codigo

Código:
instance_destroy() live =-1 and  room_restart
if lives=0{room=show_score}
[b]
[/b]


Última edição por Natan Kawan Araujo Freire em Seg 11 Out 2010, 14:57, editado 1 vez(es)
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Mensagem por tcandreetti Sex 01 Out 2010, 13:22

Obrigada a todos, vou estudar essa engine (http://www.gamemakerbrasil.com/go/aHR0cDovL3d3dy5zaHJkL2ZpbGUvVllRMVJiaHYvXzJfX0VuZ2luZV92aWRhcy5odG1s) Qualquer coisa volto a postar. Escolhi esta pois parece que chega mais perto do que eu quero. Valeu pela atenção Smile
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Mensagem por Slipknot Sex 01 Out 2010, 17:05

Caso queira saber como perde vidas aqui esta


_2__Engine_vidas.gmk
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Mensagem por tcandreetti Sex 01 Out 2010, 17:37

Apliquei e funcionou, vou ver esta outra engine, pq programei ele pra quando colidisse com alguns objetos ele perdesse vidas, mas isto ocorre mto rápido e logo todas as vidas acabam, tipo em 1 segundo
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Mensagem por Slipknot Dom 03 Out 2010, 17:33

Pois voce tem que por para destruir o personagem e recomeçar a room
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Mensagem por SIGILOSO Dom 03 Out 2010, 19:16

Ok moça, vc quer que quando o carinha encoste no fantasma, ele perca uma vida, diminuindo um dos corações que ficam no canto superior da tela, né? Isso é bem fácil de fazer Happy

No CREATE dele, vc vai colocar o seguinte:
Código:
VIDAS=3
RESPAWN=0
Ou seja, o número de vidas que ele tem e o que vai fazer ele nao perder todas as vidas de uma vez só.
Agora, quando ele colidir com o fantasma, vc faz isso:
Código:
if RESPAWN=0
{
VIDAS-=1
RESPAWN=200
}
Agora ele já perde uma vida Happy
Pra fazer ele ficar "piscando" por um tempo, vc vai no STEP dele e coloca:
Código:
if RESPAWN>0
{
RESPAWN-=1
image_alpha-=0.5
if image_alpha<0
image_alpha=1
}
else
image_alpha=1
Agora, ele nao vai perder todas as vidas de uma vez só!
E pra fazer os corações aparecerem na tela, vc cria um objeto separado, e nele vc faz o seguinte: no DRAW dele, vc digita:
Código:
if player.VIDAS>=1
draw_sprite(view_xview+20,view_yview+20,coracao)
if player.VIDAS>=2
draw_sprite(view_xview+40,view_yview+20,coracao)
if player.VIDAS>=3
draw_sprite(view_xview+60,view_yview+20,coracao)
Preste atenção: Voce vai substituir o player pelo nome do objeto do carinha, e o coracao pelo nome da sprite que vc quer que apareça na tela. Esses view_xview+ e view_yview+, são só pra fazer os corações acompanharem a tela.
Provavelmente eles vao ficar mto juntos ou separados na tela, entao vc vai ter que mudar os valores 20,40 e 60 por outros que façam eles ficarem no lugar certo, ok?
Nesse código só irão aparecer três, mas se você entendeu como ele foi feito, é fácil fazer aparecerem mais Happy

Boa sorte com o jogo, maninha! =D
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Mensagem por Super Games Dom 03 Out 2010, 22:30

tcandreetti escreveu:
Super Games escreveu:Coloque isso quando o perssonagem colide com o fantasminha:
Código:

vidas=-1
x = xstart // Volta à posição inicial X.
y = ystart // Volta à posição inicial Y.


Espero ter ajudado!

E o que eu faço para colocando os corações no canto superior da tela ? e eles irem apagando?

Iso faz ele morrer e começar a faze de novo, e vai diminuir um coração.
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Mensagem por tcandreetti Seg 11 Out 2010, 12:47

Oi, obrigada pela ajuda. Eu apliquei esse código aqui mas não funcionou.

Código:


if player.VIDAS>=1
draw_sprite(view_xview+20,view_yview+20,coracao)
if player.VIDAS>=2
draw_sprite(view_xview+40,view_yview+20,coracao)
if player.VIDAS>=3
draw_sprite(view_xview+60,view_yview+20,coracao)


então fui na ajuda do Game Maker e vi como devia declarar o draw_sprite.

então fiz isso

Código:

if npc_girl.VIDAS>=1
draw_sprite(spr_0,spr_0,view_xview+20,view_yview+20)
if npc_girl.VIDAS>=2
draw_sprite(spr_0,spr_0,view_xview+20,view_yview+20)
if npc_girl.VIDAS>=3
draw_sprite(spr_0,spr_0,view_xview+20,view_yview+20)

e foi Smile

Obrigada a todos.
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