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Mensagem por alexs2195 Seg 27 Set 2010, 16:16

Como eu faço para um monstro caminha tanto até um certo lugar e depois voltar e quando o jogador chega perto ele segue o jogador??

E com fazer o enemigo ficar com a esprite apontando dependendo do lado do jogador
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Mensagem por Kyuubi Seg 27 Set 2010, 16:29

amigo a segunda duvida eu sei é só colocar o código:
Código:

if instance_exists(obj_player)///é bom colocar essa variavel,pois ela vai checar se o obj_player ta na room pois se ele não tiver ele não dá erro
{
if obj_player.x>x///ele vai olhar se o obj_player está à sua direita
{
sprite_index=spr_enemy_direita///aqui ele define o sprite pra direita
}else
if obj_player.x<x///ele vai olhar se o obj_player está à sua esquerda
{
sprite_index=spr_enemy_esquerda///aqui ele define o sprite pra esquerda
}
}
eu acho que é só isso!!!
ate mais!!
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Mensagem por Mr. Kaleb Seg 27 Set 2010, 16:50

n se eskece de trocar o obj_player e os spr_enemy pelas sprites do teu jogador e do monstro
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Mensagem por Fuzenrad Seg 27 Set 2010, 17:33

amigo a segunda duvida eu sei é só colocar o código
Até funciona, mas só com 2 direções (esquerda e direita), não ia funcionar com 4 direções, considerando tanto o x quando o y.

Como eu faço para um monstro *caminhar tanto até um certo lugar e depois voltar e quando o jogador chega perto ele segue o jogador??
É um comando simples na verdade, mas o seu uso é que é complicado, primeiro, no evento Create do objeto inimigo, você indica qual a posição que o objeto deverá ir e posição inicial (a do objeto na room):

Código:
destino_x=200
destino_y=200
inicio_x=x
inicio_y=y
destino=1
E no evento Step desse mesmo objeto:

Código:
if distance_to_object(jogador)>50
  {
    if destino
      move_towards_point(destino_x,destino_y,3)
    else
      move_towards_point(inicio_x,inicio_y,3)
  }
  else
    move_towards_point(jogador.x,jogador.y,3)

if distance_to_point(destino_x,destino_y)<10 and destino
destino=0

if distance_to_point(inicio_x,inicio_y)<10 and !destino
destino=1
Assim, se a distância até o objeto jogador for maior que 50, ele segue até a posição de destino, muda a variável destino e retorna, quando chega próximo do inicio, muda novamente a variável, repetindo o loop, caso contrário, persegue o jogador.

Obs: Os objetos inimigo e jogador devem ser substituídos pelo que você usa no jogo.

E com fazer o *inimigo ficar com a *sprite apontando dependendo do lado do jogador.
Mais simples ainda. Só indicar que a direção do ponto e dividir por algum número cuja o resultado seja o número de sprites com as direções, por exemplo, se você tem 4 sprites, com 4 direções, será 360/90=4, se for 16 sprites, com 16 posições: 360/22.5=16 e assim por diante. No caso eu coloquei 90, para ser 4 direções diferentes (tudo no evento Step):

Código:
dir_ponto=round(point_direction(x,y,direcao.x,direcao.y)/90)

if dir_ponto=0
sprite_index=sprite_direita

if dir_ponto=1
sprite_index=sprite_cima

if dir_ponto=2
sprite_index=sprite_esquerda

if dir_ponto=3
sprite_index=sprite_baixo
O round é um comando pra arredondar a direção, para podermos compará-la e assim atribuir uma sprite.

Só isso. felicidade
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Mensagem por Rod Seg 27 Set 2010, 17:50

Como eu faço para um monstro caminha tanto até um certo lugar e depois voltar
faz o seguinte: cria um objeto colisor e desmarca o "visible", dai cria no inimigo um evento de colisão com o colisor e coloca o seguinte:

test variable(está na aba code):
variable:global.inimigo
value:0
start block
start move in a direction (seleciona a direção que quiser)
change sprite:(inimigo de um lado)
end block

else

test variable(está na aba code):
variable:global.inimigo
value:1
start block
start move in a direction (seleciona a direçãooposta da primeira[é claro])
change sprite:(inimigo do outro lado)
end block

espero que nao tenha ficado muito confuzo Smile
P.S.: talvez vc precise alterar o X e o Y dos sprites do inimigo pra ele nao prendê no colisor.
espero ter ajudado
Rod
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Mensagem por Denis Lemos Seg 27 Set 2010, 17:53

Para o perssonagem ir de um lado para outro é só criar um path
e quando setar o path ao inimigo, nos argumentos regular para que ele fique se repetindo cada vez que terminar, e quando o perssonagem chegar perto colocar a função path_end() e move_towards_point(player.x,player.y,5) para ir atraz do player !
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Mensagem por alexs2195 Seg 27 Set 2010, 20:06

Kyuubi Colocar o codigo no create??
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