Entrar
Últimos assuntos
» Problemas com particulaspor RastaMaan Hoje à(s) 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
2 novas duvidas!
+2
Kyuubi
alexs2195
6 participantes
Página 1 de 1
2 novas duvidas!
Como eu faço para um monstro caminha tanto até um certo lugar e depois voltar e quando o jogador chega perto ele segue o jogador??
E com fazer o enemigo ficar com a esprite apontando dependendo do lado do jogador
E com fazer o enemigo ficar com a esprite apontando dependendo do lado do jogador
alexs2195- Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 218
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: 2 novas duvidas!
amigo a segunda duvida eu sei é só colocar o código:
ate mais!!
- Código:
if instance_exists(obj_player)///é bom colocar essa variavel,pois ela vai checar se o obj_player ta na room pois se ele não tiver ele não dá erro
{
if obj_player.x>x///ele vai olhar se o obj_player está à sua direita
{
sprite_index=spr_enemy_direita///aqui ele define o sprite pra direita
}else
if obj_player.x<x///ele vai olhar se o obj_player está à sua esquerda
{
sprite_index=spr_enemy_esquerda///aqui ele define o sprite pra esquerda
}
}
ate mais!!
Re: 2 novas duvidas!
n se eskece de trocar o obj_player e os spr_enemy pelas sprites do teu jogador e do monstro
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: 2 novas duvidas!
Até funciona, mas só com 2 direções (esquerda e direita), não ia funcionar com 4 direções, considerando tanto o x quando o y.amigo a segunda duvida eu sei é só colocar o código
É um comando simples na verdade, mas o seu uso é que é complicado, primeiro, no evento Create do objeto inimigo, você indica qual a posição que o objeto deverá ir e posição inicial (a do objeto na room):Como eu faço para um monstro *caminhar tanto até um certo lugar e depois voltar e quando o jogador chega perto ele segue o jogador??
- Código:
destino_x=200
destino_y=200
inicio_x=x
inicio_y=y
destino=1
- Código:
if distance_to_object(jogador)>50
{
if destino
move_towards_point(destino_x,destino_y,3)
else
move_towards_point(inicio_x,inicio_y,3)
}
else
move_towards_point(jogador.x,jogador.y,3)
if distance_to_point(destino_x,destino_y)<10 and destino
destino=0
if distance_to_point(inicio_x,inicio_y)<10 and !destino
destino=1
Obs: Os objetos inimigo e jogador devem ser substituídos pelo que você usa no jogo.
Mais simples ainda. Só indicar que a direção do ponto e dividir por algum número cuja o resultado seja o número de sprites com as direções, por exemplo, se você tem 4 sprites, com 4 direções, será 360/90=4, se for 16 sprites, com 16 posições: 360/22.5=16 e assim por diante. No caso eu coloquei 90, para ser 4 direções diferentes (tudo no evento Step):E com fazer o *inimigo ficar com a *sprite apontando dependendo do lado do jogador.
- Código:
dir_ponto=round(point_direction(x,y,direcao.x,direcao.y)/90)
if dir_ponto=0
sprite_index=sprite_direita
if dir_ponto=1
sprite_index=sprite_cima
if dir_ponto=2
sprite_index=sprite_esquerda
if dir_ponto=3
sprite_index=sprite_baixo
Só isso.
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: 2 novas duvidas!
faz o seguinte: cria um objeto colisor e desmarca o "visible", dai cria no inimigo um evento de colisão com o colisor e coloca o seguinte:Como eu faço para um monstro caminha tanto até um certo lugar e depois voltar
test variable(está na aba code):
variable:global.inimigo
value:0
start block
start move in a direction (seleciona a direção que quiser)
change sprite:(inimigo de um lado)
end block
else
test variable(está na aba code):
variable:global.inimigo
value:1
start block
start move in a direction (seleciona a direçãooposta da primeira[é claro])
change sprite:(inimigo do outro lado)
end block
espero que nao tenha ficado muito confuzo
P.S.: talvez vc precise alterar o X e o Y dos sprites do inimigo pra ele nao prendê no colisor.
espero ter ajudado
Rod- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 20/04/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 163
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: 2 novas duvidas!
Para o perssonagem ir de um lado para outro é só criar um path
e quando setar o path ao inimigo, nos argumentos regular para que ele fique se repetindo cada vez que terminar, e quando o perssonagem chegar perto colocar a função path_end() e move_towards_point(player.x,player.y,5) para ir atraz do player !
e quando setar o path ao inimigo, nos argumentos regular para que ele fique se repetindo cada vez que terminar, e quando o perssonagem chegar perto colocar a função path_end() e move_towards_point(player.x,player.y,5) para ir atraz do player !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: 2 novas duvidas!
Kyuubi Colocar o codigo no create??
alexs2195- Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 218
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|