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Background movendo
3 participantes
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Background movendo
Como se faz, tipo pra ter dois backgrounds um que se mova normalmente, e um outro de fundo que se move mais devagar?
Raptor- Data de inscrição : 25/09/2008
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Re: Background movendo
Na edição da room vá na aba backgrounds e defina um valor para o Horizontal Speed (velocidade horizontal) e não se esqueça de deixar marcado o Tile Horizontal, para que a imagem seje repetida continuamente (loop)... defina valores diferentes para cada back à fim de obter o efeito que vc deseja!
Espero que ajude
flw
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Convidad- Convidado
Re: Background movendo
Raptor escreveu:Como se faz, tipo pra ter dois backgrounds um que se mova normalmente, e um outro de fundo que se move mais devagar?
que efeito seria?
seria aquele q tem um background por tras de outro fixo e o 2 º background
move junto com o personagem.
se for esse.
apenas o 2º se move, e o outro e fixo ou seja ele nao muda e nao precisa ser repetido ( loop ).
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Re: Background movendo
Controle os movimentos como os do objeto.
Existem as variaveis para isso:
Se quer que o primeiro se move de acordo com o personagem e o outro mais lento basta adicionar o movimento ao back dividido. Por exemplo.
x_speed e y_speed correspondem a velocidade do player, se você o move fazer x+=<valor> e y+=<valor> é so substituir x_speed e y_speed no exemplo pelo valor.
Se você usa hspeed e vspeed, troque x_speed por hspeed e o y_speed por vspeed.
Lembrando que para dar o efeito e preciso marcar a repeição do background no room (as opções Tile Hor. e Tile Vert. onde configura o background na room).
Já fiz isso antes e deu certo.
Talvez tenha algo errado na lógica aqui porque não estou acostumado com hspeed e vspeed mas a ideia é simples: adicionar a mesma movimentação do jogador ao background mas só que dividido.
Existem as variaveis para isso:
- Código:
background_x
background_y
Se quer que o primeiro se move de acordo com o personagem e o outro mais lento basta adicionar o movimento ao back dividido. Por exemplo.
- Código:
// O back do fundo (que sera background[0])
// se movimenta lentamente
background_x[0]+=x_speed/6
background_y[0]+=y_speed/6
// O a frente mais rápido
background_x[1]+=x_speed/3
background_y[1]+=y_speed/3
x_speed e y_speed correspondem a velocidade do player, se você o move fazer x+=<valor> e y+=<valor> é so substituir x_speed e y_speed no exemplo pelo valor.
Se você usa hspeed e vspeed, troque x_speed por hspeed e o y_speed por vspeed.
Lembrando que para dar o efeito e preciso marcar a repeição do background no room (as opções Tile Hor. e Tile Vert. onde configura o background na room).
Já fiz isso antes e deu certo.
Talvez tenha algo errado na lógica aqui porque não estou acostumado com hspeed e vspeed mas a ideia é simples: adicionar a mesma movimentação do jogador ao background mas só que dividido.
Re: Background movendo
Lembrando que para dar o efeito e preciso marcar a repeição do background no room
bom so e preciso marcar se quizer dar o movimento.
geralmente o background por tras do que muda conforme o personagem anda ele e fixo, e nao precisa de repetiçao, funciona do mesmo jeito que os contadores de vida e etc.(ele sempre esta no mesmo lugar )
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Re: Background movendo
Sim, mas em fases grandes "até as montanhas mas distantes não ficam paradas no horizonte" (filosofei xD).
Estou falando de backs com pespectiva para uma room grande.
No caso de um parado:
Tudo depende de como sera a fase.
Estou falando de backs com pespectiva para uma room grande.
No caso de um parado:
- Código:
background_x[0]=view_xview
background_y[0]=view_yview
Tudo depende de como sera a fase.
Re: Background movendo
kabecao escreveu:Sim, mas em fases grandes "até as montanhas mas distantes não ficam paradas no horizonte" (filosofei xD).
Estou falando de backs com pespectiva para uma room grande.
Tudo depende de como sera a fase.
sim, depende muito do jogo e das fases...
algumas fases tem alguns backs extensos, como outras nao!
geralmente nos jogos do marios
sempre o primeiro o back e bem grande e segundo que esta por tras dele, as vezes e sempre do tamanho da tela e fixo.
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