GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50

jogos comerciais

+11
peixoto
Anderson3d
victor_aco
Mentos e Coca-cola
Kabeção
Fuzenrad
Denis Lemos
CRP-Max
SIGILOSO
vinians
itarodrigo
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

jogos comerciais Empty jogos comerciais

Mensagem por itarodrigo Qui 23 Set 2010, 17:38

oi,

criei esse topico para saber se alguem ja ganhou algum dinheiro com os jogos criados no GM.

estou aprendendo GM para poder criar um jogo comercial.

por favor contem as experiencias.

obs: por favor aquelas pessoas que dizem 'nao tem jeito', 'nao da certo', 'impossivel', nao comentem, deixe o espaco para quem ao menos já tentou.

abraços.
itarodrigo
itarodrigo

Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios : jogos comerciais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

jogos comerciais Empty Re: jogos comerciais

Mensagem por vinians Qui 23 Set 2010, 17:49

Amigao, com certeza dá pra criar. O GM é uma ferramente muito poderosa.

O problema é que a maioria das pessoas (incluindo eu mesmo) vivem fazendo testes, games de teste, demos, engines etc, mais não partem pra fazer um jogo real. Além disso, como o GM é muito simples de usar acaba pipocando um monte de projeto sem roteiro, arte, feito de qualquer jeito, e isso acaba por fazer uma propaganda negativa da ferramenta.

Você pode observar que alguns usuarios já criaram programas com um nivel muito bom, como Capitão Comando, SIGILOSO, JanX etc e mesmo assim eram jogos demo. Creio que se essas pessoas quiserem realmente fazer um game profissional vai sair muita coisa boa.

O GM pode facilmente ser usado para qualquer tipo de game 2d desde que se faça uma boa engine, um bom roteiro, graficos de acordo com o tema. Creio que falta mesmo para maioria de nós é seguir um Documento de Projeto que especifica tudo sobre o jogo como historia, fases, inimigos, heróis e outros detalhes técnicos. Procure sobre isso na internet que voce vai ver que todo profissional segue um documento como esse. Isso evita que se perca o foco, e que cada profissional (graficos, programacao, sons etc) saiba exatamente oque fazer.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2716

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros

https://vinians.itch.io

Mensagem por SIGILOSO Qui 23 Set 2010, 17:50

Bom amigo, é possível sim lucrar com o GM, claro que não chega ao ponto de ficarmos ricos ou competirmos com as grandes, mas é dá pra curtir um pouco Happy
Existem usuários daqui do forum com potencial pra criar jogos a nivel comercial, certamente se vc aprender mais, melhorar seus trabalhos e proguedir, também poderá tentar ganhar um dinheirinho com seu jogo =D

== edit ==

vinians says:
Amigao, com certeza dá pra criar. O GM é uma ferramente muito poderosa.

O problema é que a maioria das pessoas (incluindo eu mesmo) vivem fazendo testes, games de teste, demos, engines etc, mais não partem pra fazer um jogo real. Além disso, como o GM é muito simples de usar acaba pipocando um monte de projeto sem roteiro, arte, feito de qualquer jeito, e isso acaba por fazer uma propaganda negativa da ferramenta.

Você pode observar que alguns usuarios já criaram programas com um nivel muito bom, como Capitão Comando, SIGILOSO, JanX etc e mesmo assim eram jogos demo. Creio que se essas pessoas quiserem realmente fazer um game profissional vai sair muita coisa boa.

O GM pode facilmente ser usado para qualquer tipo de game 2d desde que se faça uma boa engine, um bom roteiro, graficos de acordo com o tema. Creio que falta mesmo para maioria de nós é seguir um Documento de Projeto que especifica tudo sobre o jogo como historia, fases, inimigos, heróis e outros detalhes técnicos. Procure sobre isso na internet que voce vai ver que todo profissional segue um documento como esse. Isso evita que se perca o foco, e que cada profissional (graficos, programacao, sons etc) saiba exatamente oque fazer.

Isso é verdade, nunca tinha reparado mto nisso...
Mtos projetos daqui do forum não vão pra frente, surgem como betas ou demos que nunca são finalizados. São poucos os jogos full, sendo esses os mais famosos ( como é o caso de Tu-yu-yu. )
Eu por exemplo, tenho vários projetos que pretendo finalizar, como MEGA PONG, As Crônicas de Meg ( chegou a ter um tópico sobre ele ), e o até talvéz conhecido Projeto Super Velty, que voltei a mecher essa semana.
Talvéz quando eu finaliza-los, eles fiquem realmente famosos. Concordo plenamente com o vinians, focar em apenas um projeto pode ser a chave pra um jogo de verdade, completo e de sucesso!
afro
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Mensagem por CRP-Max Qui 23 Set 2010, 18:06

Também acho possível ganhar dinheiro com o Game Maker, e o Vinians foi direto ao ponto, sem planejamento não tem a menor chance.não
Acho que pra facilitar é sempre bom criar uma equipe, se você conseguir um bom time de pessoas comprometidas, com certeza vai dar certo.
E também tenho esse sonho...Ganhar dinheiro com o Game Maker... blz
EDIT:
Vamos prestar atenção no resultado do concurso Halloween 2010, vamos ter muitos trabalhos dignos de comércio, tenho certeza.

Última edição por CRP-Max em Qui 23 Set 2010, 18:16, editado 1 vez(es)
CRP-Max
CRP-Max

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Mensagem por Denis Lemos Qui 23 Set 2010, 18:14

Eu acredito sim que se pode vender, mas claro que não qualquer jogo, um exemplo de jogo 2D super vendido atualmente é um da Nintendo que todos já devem ter vistos e que no GM se faz ele tranquilamente, o problema é ter um "spriter" daqueles, pois ouvi dizer que foi todo desenhado a mão !
https://www.youtube.com/watch?v=UZkcgQZu2yE

Concordo com o Sigiloso, é bem possível vender-mos nossos jogos, mas não ficar-mos ricos com eles ou competir com grandes empresas, pois eles tem pessoal para cada área desde gráficos e programação até sons e disigners, mas acho que se você for bom no GM dá para pelo menos sobreviver !

Eu ainda não vendi nenhum, pois até agora os jogos que terminei são um lixo, mas já vi jogos riculos sendo vendidos por aí, mas o problema é que muitos manés sem saber como é difícil fazer um jogo, criticam até um God of War 3 ou um Crysis da vida, imagina o que não falariam dos nossos jogos de GM que são a maioria em 2D !

Há concordo plenamente com o Vinians também !
Eu estava fazendo um que seria a minha obra prima no GM e pretendia comercializá-lo para ver se daria certo, mas acabei por bobeira e desorganização excluindo todos os arquivos .blend dos cenários e perssonagens, e fiquei somente com o GMK, que as sprites que estão nele não dá para completar o jogo, por isso eu recém criei uma galeria para mostrar como ele seria, se querer ir lá dar uma olhada, está em Galeria>Albuns Pessoais>Album Pessoal de Denis Lemos, decidi criar uma galeria do que um tópico só para isso !

Nesse jogo eu pretendia ir até o fim, já tinha um roteiro, perssonagens, o cenário já praticamente feito antes em um papel com todas as sua passens secretas e tal, com tudo já planejado antecipadamente, pois se criar um jogo do nada e ir levando ele conforme a onda vai perder o foco logo há frente e será mais um projeto abandonado, falo isso porque já me aconteceu muitas vezes, agora eu planejo tudo antes !
Denis Lemos
Denis Lemos

Reputação : 1
Número de Mensagens : 938

Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++

Mensagem por itarodrigo Qui 23 Set 2010, 18:19

eu me inspirei nos jogos do orkut, eles dao um grande lucro, alem de jogos offline tambem no estilo de administrar restaurante e quebrar quadrinhos (pedi uma engine dele aqui no forum) sao muito solicitados.

existe um outro estilo de jogos que faz muito sucesso e é "simples" de fazer, que sao os jogos de clicar em objetos, no estilo dream chronicles, o diferencial está apenas na parte grafica, que eles sao muito bons.

to criando uma cidade virtual, ja mostrei ao vinians, irei botar ela pra funcionar online e espero a colaboracao de todos aqui do forum para testar, até eu ver que tem condicoes de ir para comercio.

ainda estou "apanhando" um pouco na parte grafica que nao sou muito bom, e nao consegui ainda um desenhista que queira investir tempo e trabalho em um projeto serio.

mas como foi dito aqui no topico, eu acredito que com organizacao é possivel sim, ver um projeto cair no gosto das pessoas e com isso render alguma grana.

fico grato pelas respostas.
itarodrigo
itarodrigo

Mensagem por vinians Qui 23 Set 2010, 18:21

itarodrigo escreveu:eu me inspirei nos jogos do orkut, eles dao um grande lucro, alem de jogos offline tambem no estilo de administrar restaurante e quebrar quadrinhos (pedi uma engine dele aqui no forum) sao muito solicitados.

existe um outro estilo de jogos que faz muito sucesso e é "simples" de fazer, que sao os jogos de clicar em objetos, no estilo dream chronicles, o diferencial está apenas na parte grafica, que eles sao muito bons.

to criando uma cidade virtual, ja mostrei ao vinians, irei botar ela pra funcionar online e espero a colaboracao de todos aqui do forum para testar, até eu ver que tem condicoes de ir para comercio.

ainda estou "apanhando" um pouco na parte grafica que nao sou muito bom, e nao consegui ainda um desenhista que queira investir tempo e trabalho em um projeto serio.

mas como foi dito aqui no topico, eu acredito que com organizacao é possivel sim, ver um projeto cair no gosto das pessoas e com isso render alguma grana.

fico grato pelas respostas.
Espero sinceramente que você consiga seguir com seu projeto adiante. Isso fará com que as pessoas possam saber que não é o martelo que faz um carpinteiro e sim a capacidade do mesmo. Boa sorte com seu projeto e não se esqueça de fazer um roteiro!~
flsW!
vinians
vinians

Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros

Mensagem por Fuzenrad Qui 23 Set 2010, 18:25

É possível sim, aliás, com qualquer coisa é possível ganhar dinheiro, até com reciclagem de lixo.

O Game Maker tem todas as ferramentas necessárias pra fazer um ótimo jogo, basta saber usá-las de modo que obtenha um resultado atraente comercialmente, o grande problema dos que tentam, é lançar logo de cara o jogo como sendo versão comercial, e não é assim que funciona, a primeira versão, sem dúvida terá erros, problemas na jogabilidade etc, e outra, é muito difícil fazer um bom jogo, com todas as características de um jogo comercial sozinho, uma equipe é fundamental, pois separa as funções, ou separa a mesma função entre os membros.

Se você quer ser bem sucedido com jogos desse tipo, começe com os freeware, com o puro intuito de aprendizado, quando estiver atingindo bons resultados, inicie o planejamento de um jogo comercial, mas seja realista, não dá pra competir com jogos 2D do mercado atual, como "Worms Armageddon", tenha também em mente o preço da versão, provavelmente será um jogo muito simples, se comparado aos atuais, por tanto não pode ter um preço próximo, o mais indicado é lucrar com a quantidade, vendendo cópias à preços mínimos.
Fuzenrad
Fuzenrad

Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Mensagem por itarodrigo Qui 23 Set 2010, 18:36

fico grato com as opinioes e dicas de todos.
itarodrigo
itarodrigo

Mensagem por Kabeção Qui 23 Set 2010, 19:06

Muitos deixam isso mais para o lado das doações.

Por exemplo, você deixou seu jogo para download de graça, o cara jogou e gostou então para te ajudar faz uma doação.
É o inverso, ao contrário de vender e não gostar depois, eles liberam e podem receber alguma ajuda de quem gostou.

Todos os softwares de qualidade, grandes, livres e ainda open-sources continuam crescendo e se desenvolvendo graças a quem usou e gostou tanto ou foi de ajuda o suficiente para deixar uma doação ou comprar algum produto como camisas, DVDs e tal como forma de beneficiar o desenvolvedor ou simplesmente agradecer. Outros não ajudam financeiramente mas contribuem com o programa desenvolvendo funcionalidades, utilitários e liberando para a comunidade ou simplesmente divulgando-os nas descrições dos seus trabalhos.

O próprio GM tem uma versão free que nunca expira, achou legal, interessante, graças a ele acha que pode fazer algo legal? Então vai lá e pedi a versão profissional.

Se for parar para pensar as melhores API e engines para jogos independentes são todas livres e tem uma vasta comunidade para suporte.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Mensagem por Mentos e Coca-cola Qui 23 Set 2010, 19:12

Eu creio que da sim
àlias eu vi um cara que vende no ML(Mercado Livre) seus games
kakakaka
Meu sonho é Pegar aquela mina fazer um game de sucesso e ganhar muito dinheiro

Dinheiro é bom
Mentos e Coca-cola
Mentos e Coca-cola

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Reputação : 21
Número de Mensagens : 642

Mensagem por victor_aco Qui 23 Set 2010, 19:22

Concordo com todos! É possível ganhar dinheiro com o GM, basta haver dedicação, organização e pensamento forte.
Tanto aqui no fórum quanto na Yoyo Games existem diversos jogos a nível profissional e que se eu trabalhasse compraria a versão full.
victor_aco
victor_aco

Reputação : 2
Número de Mensagens : 666

Mensagem por Anderson3d Qui 23 Set 2010, 22:25

A cada dia que passa me sinto melhor programador e desenhista, mas mesmo assim ainda me vejo muito longe de criar algo comercial, e é pq tenho 2 anos de GM hehehe.
Acredito que isso possa dar certo se for feito em equipe. E digo e repito, o mais difícil não é criar os gráficos ou programar, e sim criar os sons do jogo, sinceramente não tenho nem idéia de como se faz sons como socos, pulos etc (com qualidade)...
Anderson3d
Anderson3d

Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

http://www.indiegamebr.com

Mensagem por itarodrigo Qui 23 Set 2010, 22:37

na verdade eu nao acho que seja a beleza de sons, graficos, etc que chame a atencao para um jogo. eu mesmo passei muito tempo jogando em um jogo com graficos e sons que nao sao tao bons: http://www.ninjakiwi.com/Games/Tower-Defense/Play/Bloons-Tower-Defense-3.html

o que acho mais importante é o jogo em si. o objetivo, a jogabilidade e algo que faça prender a atencao do jogador.

se o jogador se sentir com muita vontade de acabar o jogo, com certeza ele vai passar horas e horas na frente do pc, independente de graficos e sons.
itarodrigo
itarodrigo

Mensagem por peixoto Qui 23 Set 2010, 22:56

bom por enquanto eu não conseguirei dinheiro algum(pq meus jogos são pessimos Sad ) mais talvez se me esforçar muito como disse a primeira mensagem do sigiloso eu acabe ganhando um pouquinho com meus jogos pois como meus jogos ja tem coisinhas originais(acho ) eles são bem legais e talvez eu vende-se 12cent o jogo( rsrsrs)
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911

Mensagem por SIGILOSO Qui 23 Set 2010, 23:02

itarodrigo says:
se o jogador se sentir com muita vontade de acabar o jogo, com certeza ele vai passar horas e horas na frente do pc, independente de graficos e sons.
Exatamente! Happy
Tem um jogo do qual eu vivo
babando e puxando saco falando, Cave Story.

http://www.gamemakerbrasil.com/pc-f40/cave-story-t5004.htm?highlight=cave+story

O jogo conta com gráfics 16 bits e sons monofônicos, mas é incrível como ele consegue conquistar o jogador! Ele foi feito por uma única pessoa durante 5 anos, é um jogo de PC freeware, mas que ganhou uma versão pra Nintendo Wii, ou seja, com o tempo o cara ainda conseguiu lucrar com o trabalho dele!

afro
SIGILOSO
SIGILOSO

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Mensagem por GuiEdu Sex 24 Set 2010, 00:01

heheh, ganhar dinheiro dá sim senhor, quer um exemplo? O Super Mário do super nintendo... é difícil de fazer? não tanto
Mas como vc disse, perceba que ele tem uma história atraente, é um jogo que vc zera duas, tres vezes xD

Mas vc num vai fazer um jogo em um mes e ficar rico, demora-se muuuito tempo para fazer um jogo a nivel profissional/comercial sem falar que vc deve ter uma experiencia danada Happy
Mas como diz meu colega
Quem tem vontade, já tem metade...
Pense dessa maneira que vc vai longe amigo Smile
Boa Sorte Happy
GuiEdu
GuiEdu

Reputação : 0
Número de Mensagens : 505

Mensagem por itarodrigo Sex 24 Set 2010, 08:50

é mesmo, vejam o exemplo:

criei um tipico perguntando por uma engine de "jogo dos quadrinho" e procurando, encontri esse na internet: http://www.brothersoft.com/games/zodiac-mania.html

ele dá o demo gratis e a versao comercial é 6,99 dolares.

um preço razoavel.

mandei um email para o desenvolvedor perguntando se ele vende a engine. ele me respondeu positivamente, mas vejam o valor: 280 dolares.

inclui menu engine + solo game engine + fight boss engine + tutorial

e a unica recomendacao que ele fez é que nao posso usar os mesmos graficos, de resto, posso usar todo o jogo.

imagine se ele vender algumas copias dessa engine, com certeza ele vai ter um bom dinheiro.
itarodrigo
itarodrigo

Mensagem por vinians Sex 24 Set 2010, 10:29

itarodrigo escreveu:é mesmo, vejam o exemplo:

criei um tipico perguntando por uma engine de "jogo dos quadrinho" e procurando, encontri esse na internet: http://www.brothersoft.com/games/zodiac-mania.html

ele dá o demo gratis e a versao comercial é 6,99 dolares.

um preço razoavel.

mandei um email para o desenvolvedor perguntando se ele vende a engine. ele me respondeu positivamente, mas vejam o valor: 280 dolares.

inclui menu engine + solo game engine + fight boss engine + tutorial

e a unica recomendacao que ele fez é que nao posso usar os mesmos graficos, de resto, posso usar todo o jogo.

imagine se ele vender algumas copias dessa engine, com certeza ele vai ter um bom dinheiro.
A ae amigão blz?
Não creio que seja necessário voce comprar essa engine, embora o game seja muito legal, a engine é bem simples. Da pra voce fazer tranquilo no GM. E voce tinha me motrado outro jogo de puzzle muito bom tambem. Acho que seria interessante voce focar em um dos 2 dois.
flws!
vinians
vinians

Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros

Mensagem por itarodrigo Sex 24 Set 2010, 10:36

oi vinians,

na verdade eu nao pretendia comprar de verdade, perguntei pra ter uma ideia de valor.

;)
itarodrigo
itarodrigo

Mensagem por Conteúdo patrocinado