Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
[Tutorial] Janelas Dinâmicas IV
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Janelas Dinâmicas IV
Janelas Dinâmicas 4
Movendo Janelas e alguns efeitos
Finalmente a parte 4 desse tutorial. Consegui atingir um resultado muito bom, todos bem aplicáveis.
Obs: Para não estender muito essa parte do tutorial, eu vou pular uma parte da criação das janelas, pode ser visto no Tutorial 2 (Janelas com botões), o funcionamento é o mesmo.
Os resultado final foi esse:
Janela móvel
É um recurso muito legal, não só para janelas, mas para objetos em geral do jogo, dependendo do estilo, entretando mover um objeto não é apenas atribuir x=mouse_y e y=mouse_y no evento Left Button, isso faz com que o objeto "salte" para a posição do mouse, deve ser evitado.
Para mover de forma correta, é preciso criar um variável com a posição "relativa" do objeto ao mouse, onde a diferença das posições é que será adicionada ao objeto quando este for clicado, dessa forma, seja qual for a área do objeto que você clicar, ele move considerando-o como ponto de origem.
Só explicando, posição relativa é a diferença entre a posição do objeto e a posição a qual comparamos, no caso x - mouse_x e y - mouse_y:
Agora em um evento do mouse, por exemplo Left Buttom:
Efeito Fade In/Out
É um efeito simples, mas bem usual, para aplicá-lo, basta controlarmos a variável image_alpha e atribuí-la a todos os objetos envolvidos ao objeto.
No evento Create indicamos:
Do mesmo modo que fizemos no exemplo anterior, controlando objetos com o with, mas desta vez com o image_alpha:
No evento Left Released do objeto botao1, adicionamos:
Surgindo da esquerda
Faz a janela surgir da esquerda e pára na posição que ela foi criada.
Seu funcionamento é igualmente semelhante ao fade, mas variando a posição x do objeto, no evento Create deve indicar qual era a posição inicial, guardando-a em uma variável para então mové-la para uma posição não visível na janela:
Para finalmente mover a janela, no evento Step usamos:
Baixe aqui a engine deste tutorial (zip - 89kb)
________________________________
Veja também:
- Parte 1 - Janelas com informações
- Parte 2 - Janelas com botões
- Parte 3 - Janelas com entrada de dados
Movendo Janelas e alguns efeitos
Finalmente a parte 4 desse tutorial. Consegui atingir um resultado muito bom, todos bem aplicáveis.
Obs: Para não estender muito essa parte do tutorial, eu vou pular uma parte da criação das janelas, pode ser visto no Tutorial 2 (Janelas com botões), o funcionamento é o mesmo.
Os resultado final foi esse:
Janela móvel
É um recurso muito legal, não só para janelas, mas para objetos em geral do jogo, dependendo do estilo, entretando mover um objeto não é apenas atribuir x=mouse_y e y=mouse_y no evento Left Button, isso faz com que o objeto "salte" para a posição do mouse, deve ser evitado.
Para mover de forma correta, é preciso criar um variável com a posição "relativa" do objeto ao mouse, onde a diferença das posições é que será adicionada ao objeto quando este for clicado, dessa forma, seja qual for a área do objeto que você clicar, ele move considerando-o como ponto de origem.
Só explicando, posição relativa é a diferença entre a posição do objeto e a posição a qual comparamos, no caso x - mouse_x e y - mouse_y:
- Código:
x_relativo=x-mouse_x
y_relativo=y-mouse_y
Agora em um evento do mouse, por exemplo Left Buttom:
- Código:
x=x_relativo+mouse_x
y=y_relativo+mouse_y
- Código:
with instance_nearest(x,y,botao1) {
x=other.x-80
y=other.y+75 }
Efeito Fade In/Out
É um efeito simples, mas bem usual, para aplicá-lo, basta controlarmos a variável image_alpha e atribuí-la a todos os objetos envolvidos ao objeto.
No evento Create indicamos:
- Código:
image_alpha=-0.5
apaga=0
Do mesmo modo que fizemos no exemplo anterior, controlando objetos com o with, mas desta vez com o image_alpha:
- Código:
if image_alpha<1.5 and !apaga{
image_alpha+=0.05
with instance_nearest(x,y,botao1) image_alpha=other.image_alpha}
if image_alpha>0 and apaga{
image_alpha-=0.05
with instance_nearest(x,y,botao1) image_alpha=other.image_alpha}
No evento Left Released do objeto botao1, adicionamos:
- Código:
jan_movel.apaga=1
Surgindo da esquerda
Faz a janela surgir da esquerda e pára na posição que ela foi criada.
Seu funcionamento é igualmente semelhante ao fade, mas variando a posição x do objeto, no evento Create deve indicar qual era a posição inicial, guardando-a em uma variável para então mové-la para uma posição não visível na janela:
- Código:
x_antigo=x
move=1
x=room_width+150
Para finalmente mover a janela, no evento Step usamos:
- Código:
if x>x_antigo and move=1
x-=10 else move=0
if x<=x_antigo and move=1
x=x_antigo
Baixe aqui a engine deste tutorial (zip - 89kb)
________________________________
Veja também:
- Parte 1 - Janelas com informações
- Parte 2 - Janelas com botões
- Parte 3 - Janelas com entrada de dados
Última edição por Fuzenrad em Qui 21 Out 2010, 20:55, editado 2 vez(es)
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Janelas Dinâmicas IV
Muito bom, adorei, adoro todos os seus tutoriais, são muito bem explicados!
Faz uma FanBar, que eu quero usar!
Faz uma FanBar, que eu quero usar!
Re: [Tutorial] Janelas Dinâmicas IV
Acabei esquecendo de anexar as engine:
- Movendo Janelas
- Fade in/out
- Surgindo da esquerda
jan_movel.zip (89kb) - Link direto
- Movendo Janelas
- Fade in/out
- Surgindo da esquerda
jan_movel.zip (89kb) - Link direto
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Janelas Dinâmicas IV
Muito bom Funzerad como sempre colaborando muito para com o forum, está muito bem explicado como todos os outros, vai ajudar muita gente inclusive eu que estou criando um rpg e esbarrei justamente nesta parte, vou colocar você nos créditos
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Tutorial] Janelas Dinâmicas I
» [Tutorial] Janelas Dinâmicas II
» [Tutorial] Janelas Dinâmicas III
» Tutorial de Janelas Dinâmicas por Fuzenrad
» Janelas Dinâmicas com perguntas e respostas
» [Tutorial] Janelas Dinâmicas II
» [Tutorial] Janelas Dinâmicas III
» Tutorial de Janelas Dinâmicas por Fuzenrad
» Janelas Dinâmicas com perguntas e respostas
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|