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[RESOLVIDO]Sombra a partir de um ponto de luz!

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Mensagem por Limalokão Ter 07 Set 2010, 14:37

estou fazendo um game de carro visto de cima, digamos que meu carro esteja no meio inferior da tela, e a luz no meio superior da tela, se o carro for para a esquerda a sombra dele apareça mais para a esquerda do carro. Se o carro for para a direita a sombra dele apareça mais para a direita do carro. Se o carro estiver no meio a sombra dele apareça mais para trás do carro. alguem sabe?? Vlw galera!


Última edição por Limaloko em Qua 08 Set 2010, 20:10, editado 1 vez(es)
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Mensagem por GuiEdu Qua 08 Set 2010, 16:34

aí LIMA, não sei como faz p programar, mas tipo, não dá p vc criar um obj_sombra e por ele p seguir o carro a certa distância? Daí essa "perseguição" seria bem devagar, sabe...
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Mensagem por Limalokão Qua 08 Set 2010, 16:35

é uma boa idéia mas... se o carro para a sombra vai ficar em baixo dele parecendo que a luz esta sempre em cima do carro! Mas vlw a ideia =D
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Mensagem por rafasgb Qua 08 Set 2010, 17:07

Procure saber sobre"2D dynamic shadows". É um algoritimo um pouco chatinho...
O mais simples basicamente é você pegar a distância do ponto de luz e depois converter isso num sprite "sombra" do mesmo tamanho da distância só que com o ângulo oposto, logo, você deve usar trigonometria.
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Mensagem por Limalokão Qua 08 Set 2010, 17:09

Unvixxxiiiii Complicado hein kkk mas não impossivel =D vlw cara, mas se alguem puder me ajudar, talvez com um tuto ou uma engine! Vlw
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Mensagem por rafasgb Qua 08 Set 2010, 17:15

Criei um code bem simples para ser colocado no draw.
Código:

draw_sprite(sprite_index,0,x,y);
dir=point_direction(x+16,y+16,mouse_x,mouse_y)-45;
dist=point_distance(x,y,mouse_x,mouse_y);
draw_primitive_begin(pr_trianglelist);


if(mouse_x>x+32)
{
draw_vertex_color(x,y,c_black,1);
draw_vertex_color(x,y+32,c_black,1);
}
else if(mouse_x<x-32)
{
draw_vertex_color(x+32,y,c_black,1);
draw_vertex_color(x+32,y+32,c_black,1);
}
else if(mouse_y<y-32)
{
draw_vertex_color(x,y+32,c_black,1);
draw_vertex_color(x+32,y+32,c_black,1);
}
else if(mouse_y>y+32)
{
draw_vertex_color(x,y,c_black,1);
draw_vertex_color(x+32,y,c_black,1);
}
draw_vertex_color(x+lengthdir_x(-dist,dir),y+lengthdir_y(-dist,dir),c_black,1);
draw_vertex_color(x+lengthdir_x(-dist+32,dir),y+lengthdir_y(-dist+32,dir),c_black,1);

draw_primitive_end();
Se precisar de mais explicações, pergunte
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Mensagem por Kabeção Qua 08 Set 2010, 17:54

A um tempo atras estavam discutindo sobre isso no GMC veja esse tópico: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=350554&st=0

Um dos exemplos que aparecem nele que o mais interessante para se aprender o conceito foi esse: http://www.box.net/shared/snhsm0xcsg

Basta ler o tópico e estudar o exemplo.
O calculo da posição da luz sobre a distancia entre os objetos resulta na sombra.
Me lembro de ter visto um exemplo ótima também que considerava o formato dos objetos mas não lembro onde o peguei, talvez esteja nesse tópico também.
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Mensagem por Limalokão Qua 08 Set 2010, 18:28

Consigui galera, eu peguei e baixei uma engine e editei algumas coisas! =D ta aki ó pra que quiser! Vlw a ajuda galera!
http://dl.dropbox.com/u/8556803/Engine_sombra.gmk


EDIT: AEE AGORA QUE EU VI >>>>> REGULAR APOSKAPOKSPOAKSOPAKSPPAOKS feliz3
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