Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[RESOLVIDO]Sombra a partir de um ponto de luz!
4 participantes
Página 1 de 1
[RESOLVIDO]Sombra a partir de um ponto de luz!
estou fazendo um game de carro visto de cima, digamos que meu carro esteja no meio inferior da tela, e a luz no meio superior da tela, se o carro for para a esquerda a sombra dele apareça mais para a esquerda do carro. Se o carro for para a direita a sombra dele apareça mais para a direita do carro. Se o carro estiver no meio a sombra dele apareça mais para trás do carro. alguem sabe?? Vlw galera!
Última edição por Limaloko em Qua 08 Set 2010, 20:10, editado 1 vez(es)
Re: [RESOLVIDO]Sombra a partir de um ponto de luz!
aí LIMA, não sei como faz p programar, mas tipo, não dá p vc criar um obj_sombra e por ele p seguir o carro a certa distância? Daí essa "perseguição" seria bem devagar, sabe...
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 505
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]Sombra a partir de um ponto de luz!
é uma boa idéia mas... se o carro para a sombra vai ficar em baixo dele parecendo que a luz esta sempre em cima do carro! Mas vlw a ideia =D
Re: [RESOLVIDO]Sombra a partir de um ponto de luz!
Procure saber sobre"2D dynamic shadows". É um algoritimo um pouco chatinho...
O mais simples basicamente é você pegar a distância do ponto de luz e depois converter isso num sprite "sombra" do mesmo tamanho da distância só que com o ângulo oposto, logo, você deve usar trigonometria.
O mais simples basicamente é você pegar a distância do ponto de luz e depois converter isso num sprite "sombra" do mesmo tamanho da distância só que com o ângulo oposto, logo, você deve usar trigonometria.
rafasgb- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 19/05/2008
Reputação : -32
Número de Mensagens : 581
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]Sombra a partir de um ponto de luz!
Unvixxxiiiii Complicado hein kkk mas não impossivel =D vlw cara, mas se alguem puder me ajudar, talvez com um tuto ou uma engine! Vlw
Re: [RESOLVIDO]Sombra a partir de um ponto de luz!
Criei um code bem simples para ser colocado no draw.
- Código:
draw_sprite(sprite_index,0,x,y);
dir=point_direction(x+16,y+16,mouse_x,mouse_y)-45;
dist=point_distance(x,y,mouse_x,mouse_y);
draw_primitive_begin(pr_trianglelist);
if(mouse_x>x+32)
{
draw_vertex_color(x,y,c_black,1);
draw_vertex_color(x,y+32,c_black,1);
}
else if(mouse_x<x-32)
{
draw_vertex_color(x+32,y,c_black,1);
draw_vertex_color(x+32,y+32,c_black,1);
}
else if(mouse_y<y-32)
{
draw_vertex_color(x,y+32,c_black,1);
draw_vertex_color(x+32,y+32,c_black,1);
}
else if(mouse_y>y+32)
{
draw_vertex_color(x,y,c_black,1);
draw_vertex_color(x+32,y,c_black,1);
}
draw_vertex_color(x+lengthdir_x(-dist,dir),y+lengthdir_y(-dist,dir),c_black,1);
draw_vertex_color(x+lengthdir_x(-dist+32,dir),y+lengthdir_y(-dist+32,dir),c_black,1);
draw_primitive_end();
rafasgb- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 19/05/2008
Reputação : -32
Número de Mensagens : 581
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]Sombra a partir de um ponto de luz!
A um tempo atras estavam discutindo sobre isso no GMC veja esse tópico: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=350554&st=0
Um dos exemplos que aparecem nele que o mais interessante para se aprender o conceito foi esse: http://www.box.net/shared/snhsm0xcsg
Basta ler o tópico e estudar o exemplo.
O calculo da posição da luz sobre a distancia entre os objetos resulta na sombra.
Me lembro de ter visto um exemplo ótima também que considerava o formato dos objetos mas não lembro onde o peguei, talvez esteja nesse tópico também.
Um dos exemplos que aparecem nele que o mais interessante para se aprender o conceito foi esse: http://www.box.net/shared/snhsm0xcsg
Basta ler o tópico e estudar o exemplo.
O calculo da posição da luz sobre a distancia entre os objetos resulta na sombra.
Me lembro de ter visto um exemplo ótima também que considerava o formato dos objetos mas não lembro onde o peguei, talvez esteja nesse tópico também.
Re: [RESOLVIDO]Sombra a partir de um ponto de luz!
Consigui galera, eu peguei e baixei uma engine e editei algumas coisas! =D ta aki ó pra que quiser! Vlw a ajuda galera!
http://dl.dropbox.com/u/8556803/Engine_sombra.gmk
EDIT: AEE AGORA QUE EU VI >>>>> REGULAR APOSKAPOKSPOAKSOPAKSPPAOKS
http://dl.dropbox.com/u/8556803/Engine_sombra.gmk
EDIT: AEE AGORA QUE EU VI >>>>> REGULAR APOSKAPOKSPOAKSOPAKSPPAOKS
Tópicos semelhantes
» Criando à partir do ponto de colisão.
» [Resolvido]Sombra automatica tem como?
» [Resolvido] Ponto de colisão em uma collision_line()
» [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??
» Como faz sombra?
» [Resolvido]Sombra automatica tem como?
» [Resolvido] Ponto de colisão em uma collision_line()
» [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??
» Como faz sombra?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos