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[ SIGI-TUTO ] DESENHANDO EFEITOS!!

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Mensagem por SIGILOSO Sex 03 Set 2010, 00:31



Pipolho: ARGH!! Chega dessas sprites sem graça! Vo criar um tópico na GMBR e pedir pra alguem fazer um efeito especial pra mim!!
SIGI: Não, agora vc vai é aprender a fazer sozinho!!


Olá, criaturas! =D
Já faz um bom tempo que não crio tutorias... não, eu nao me entreguei as drogas e nao desisti de criar tutos... Como estava mto ocupado com o concurso #003 e com problemas pessoais
mulheres tem o poder de nos complicar...., hoje vou ensinar a desenhar seus efeitos especias! =D

Nome: DESENHANDO EFEITOS!!
Descrição: Introdução a criação dos gráficos usados em efeitos especiais!
Nível de dificuldade: Iniciante/mediano
Requerimentos: GM 8 PRO


Mto bem, para começarmos, abra o editor de imagens do seu querido Game Maker 8.
Em seguida, vc vai criar uma nova sprite, de aproximadamente 128x128 pixels, assim:
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Feito isso, vamos começar a criar a base da imagem!
Selecione o editor de linhas, lá no canto esquerdo da tela. Escolha uma cor bem forte (aconselho o vermelho), e começe a desenhar linhas do centro da imagem para os cantos.
Mais ou menos assim....
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Isso pode ser um pouco complicado, mas não é impossível. O problema é localizar o centro da sprite... ¬¬
E se perceberam, existem linhas mais grossas que as outras. Utilize isso para detalhar mais o efeito. =D


Pipolho: Isso é mto chato! Cadê o efeito?? Ò_ó
SIGI: Crianças, ignorem esse paspalho...


Mto bem, se vc conseguiu fazer direitinho, poderemos passar pra próxima etapa!
Lá em cima, na aba image, vc verá várias opções de efeitos (usar efeitos de imagem pra criar efeitos especias.... lol ).
Pois bem, clique na opção Gradient Fill. Aqui, vc vai colorir seu efeito especial! Você verá uma janela assim:
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Nas caixas onde estam escrito Color1 e Color2, será onde vc vai escolher as cores q irá usar no efeito. Lembre-se, Color1 será a cor das estremidades, e Color2, a cor que ficará no centro. Mas como vc não é cego, poderá conferir como a sprite ficará antes de fazer a coloração (ou a cagada...)
Para colorir o efeito corretamente, vc vai clicar no quadradinho do canto inferior esquerdo, esse ali, encima do Replace! É, esse mesmo! XD
Quando colorir do seu jeito, clique em Ok!


Pipolho: "Ok"... pq sempre Ok? Não poderia ser "Confirmar", ou "Tá certo"??
SIGI: Acho que seria melhor "Dattebayo"... '-'
Pipolho: O que isso significa?
SIGI: Eerr.......


Nessa próxima etapa, vamos deixar nosso efeito mais robusto!
Clique novamente na aba Image e desta vez clique em Glow.
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Vamos criar um contorno na sprite, uma camada pra torná-la mais grossa.
Escolha a cor que ficará melhor pro seu efeito e configure a contorno mechendo nas barrinhas Opacity (alpha) e Thickness, onde Opacity será a transparência do contorno e Thickness, a grossura dele. Tente deixar de uma forma parecida com a da imagem. =D


Pipolho: Estranho.... Seu Windows XP é laranja.....
SIGI: Hehehe......


Agora volte pra aba Image e clique em Blur. Vamos tirar essa cara "pixelada" do seu efeito!
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Não há mto o que fazer aqui, simplismente selecione small, para não embraçar demais a sprite, e deixe as duas caixas da direita marcadas. Happy
Mais ainda podemos incrementar um pouco mais o efeito. Agora, você fará igual fez no começo do tuto. Desenhe linhas vermelhas no centro do efeito, assim:
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Então, volte em Gradient Fill. Como as últimas configurações estão salvas, apenas clique em Ok. Faça isso em Blur também, mas não em Glow! Se não, a sprite ficará "gorda" demais...
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Ooohh!!!! Que legal! Claro, este é um efeito bem básico, para algo mais avançado, utilize outras ferramentas, programas especializados, ok?


SIGI: O que achou disso, Pipolho?
Pipolho: Horrível, esperava mto mais!! Você já devia estar dormindo, sao 00:30!!
SIGI: ¬¬ ...
Pipolho: Ei SIGI, reparou que tem tutoriais aqui iguaizinhos ao seus? xD
SIGI: Infeliz, já mandei deixá-los em paz!!


É isso aeew gente, encerro mais um tuto. Paz, amor, dinheiro e mulheres pra todos! =D
afro


Última edição por SIGILOSO em Sex 03 Set 2010, 08:50, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Super Games Sex 03 Set 2010, 08:47

KKKKKKK.
Esse tutorial tá show SIGILOSO!
Gostei muito do efeito.


Off: off-topic

Pipolho: Ei SIGI, reparou que tem tutoriais aqui iguaizinhos ao seus? xD
SIGI: Infeliz, já mandei deixá-los em paz!!

Nem sei o que dizer de tanto engraçado.
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Mensagem por Salathiel Sex 03 Set 2010, 09:37

Nunca imaginei que o GM tinha tantos recursos,sera que o GM e melhor que o paint?
Mais o tutorial ta 10,muito bem explicado e com imagens fica bem mais facil.
Parabéns,vejo que você não para de criar bons tutoriais, aprendi muita coisa com você e se continuar assim vou continuar aprendendo.

Estranho.... Seu Windows XP é laranja².
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Mensagem por peixoto Sex 03 Set 2010, 09:39

Me ajudou realmente utilizarei isto em meu proximo projeto
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Mensagem por †Ceifador Sex 03 Set 2010, 09:44

Muito bom o tutorial SIGILOSO, e usando apenas os recursos do próprio programa!
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Mensagem por SIGILOSO Sex 03 Set 2010, 09:59

Obrigado pelos coments gente! =D
Sem dúvida o editor de imagens foi a maior inovação do Game Maker 8.
O uso de sprites transparentes nos proporcionam uma infinidade de opções e efeitos!
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Mensagem por GuiEdu Sex 03 Set 2010, 11:27

\o/ show de bola bola o_O
Eu sabia umas coisas; descobri outras Very Happy
Mto bom o seu tuto ah vá, eh memo?
Aguardando o próximo tuto..........

Spoiler:
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