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Tutorial - Variável e IF
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Tutorial - Variável e IF
Nome: Tutorial - Variável e IF
Descrição: Ensinarei sobre variável e sobre condições (IF e ELSE).
Nível de dificuldade: iniciante.
Requerimentos: Acho que em todas as versões do Game Maker dão certo.
O que são variáveis?
Como o próprio nome já diz, variável é um valor que pode variar, e no Game Maker você a usa como uma letra, por exemplo:
Para adicionar um algum valor real a variável usamos "+=" e para subtrair "-=", por exemplo:
[quote]
x += 5;
x -= 5;
Observação:
Lembre-se que para criar uma variável é preciso colocá-la no evento "CREATE", assim por exemplo:
Variável Global
Esse tipo de variável pode ser usado em todos os objetos do projeto, para criar uma você deve adicionar "global." no início da definição da mesma, por exemplo:
Outra coisa interessante dela, que ele é permanece com seu valor o tempo todo até o jogo ser finalizado, coisa que a local não é capaz sozinha.
Variável Local
Esse tipo, ao contrário da global, não pode ser usada em todos os objetos sem o uso de um "suplemento", esse "suplemento" seria o uso do nome do objeto + "." + nome da variável, por exemplo:
Ela NÃO é capaz de permanecer após a mudança de "room" do jogo sozinha, uma solução seria aderir seu valor a uma variável global. E para criá-la é só você apenas coloca-la sem nenhum "suplemento", por exemplo:
IF
IF é "se" em português.
Usado para verificar algo usando uma condição. Se por exemplo você quiser verificar se a variável x é igual a variável y, seria assim:
Ou seja, o uso do if seria assim:
Traduzindo:
Os sinais de verificação são:
== - igual;
> - Maior que;
< - Menor que;
>= - Maior ou igual;
<= - Menor ou igual;
!= - Diferente.
ELSE
ELSE significa "senão" em português.
Usamos ele quando a condição de IF não for verdadeira, por exemplo:
Então é isso pessoal, caso ache algum erro me avise, e caso ache algo melhor para colocar eu atualizo. Qualquer dúvida pergunte. E sei que existe muitos tutoriais sobre isso, é que eu acho que quanto mais tutoriais melhor é, porque se alguém não entender um ou não entender por inteiro, pode ler o outro e entender.
Descrição: Ensinarei sobre variável e sobre condições (IF e ELSE).
Nível de dificuldade: iniciante.
Requerimentos: Acho que em todas as versões do Game Maker dão certo.
Tutorial sobre variáveis
O que são variáveis?
Como o próprio nome já diz, variável é um valor que pode variar, e no Game Maker você a usa como uma letra, por exemplo:
Nesse caso, a variável "x" é igual a 1. Mas nós podemos também fazer uma conta com as variáveis, como por exemplo:
x = 1;
Nesse caso a variável "resultado" é igual a variável "x" menos a variável "y" com o resultado 2. Variável é muito usada para adicionar valores nos jogos, como a vida, energia e etc. No Game Maker existe dois tipos de variáveis, as globais e locais.
x = 1;
y = 1;
resultado = x+y;
resultado = 2;
Para adicionar um algum valor real a variável usamos "+=" e para subtrair "-=", por exemplo:
[quote]
x += 5;
x -= 5;
Observação:
Lembre-se que para criar uma variável é preciso colocá-la no evento "CREATE", assim por exemplo:
x = 0;
Variável Global
Esse tipo de variável pode ser usado em todos os objetos do projeto, para criar uma você deve adicionar "global." no início da definição da mesma, por exemplo:
global.vida = 100;
Outra coisa interessante dela, que ele é permanece com seu valor o tempo todo até o jogo ser finalizado, coisa que a local não é capaz sozinha.
Variável Local
Esse tipo, ao contrário da global, não pode ser usada em todos os objetos sem o uso de um "suplemento", esse "suplemento" seria o uso do nome do objeto + "." + nome da variável, por exemplo:
obj_player.vida = 100;
Ela NÃO é capaz de permanecer após a mudança de "room" do jogo sozinha, uma solução seria aderir seu valor a uma variável global. E para criá-la é só você apenas coloca-la sem nenhum "suplemento", por exemplo:
vida = 100;
Tutorial sobre IF e ELSE
IF
IF é "se" em português.
Usado para verificar algo usando uma condição. Se por exemplo você quiser verificar se a variável x é igual a variável y, seria assim:
if (x == y) { //Se x for igual a y...
//O que acontecerá...
}
Ou seja, o uso do if seria assim:
if (condição) {
Consequência
}
Traduzindo:
Se (condição) {
Consequência
}
Os sinais de verificação são:
== - igual;
> - Maior que;
< - Menor que;
>= - Maior ou igual;
<= - Menor ou igual;
!= - Diferente.
ELSE
ELSE significa "senão" em português.
Usamos ele quando a condição de IF não for verdadeira, por exemplo:
if (x > y) { //Se x for maior que y
//Consequência
}
else //Senão
{
//Consequência
}
Então é isso pessoal, caso ache algum erro me avise, e caso ache algo melhor para colocar eu atualizo. Qualquer dúvida pergunte. E sei que existe muitos tutoriais sobre isso, é que eu acho que quanto mais tutoriais melhor é, porque se alguém não entender um ou não entender por inteiro, pode ler o outro e entender.
Luan Maia- Games Ranking :
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