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Algumas duvidas
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Algumas duvidas
Olá,
1- Qual comando eu posso fazer para limitar a velocidade da minha nave?
Atualmente eu deixei assim:
2- Quando eu apertar o botão esquerdo do mouse, o tiro vai em direção onde o mouse estava na hora que apertou, porém minha dúvida é a seguinte: se eu fizer esse jogo online, qualquer pessoa que apertar o botão esquerdo do mouse enquanto o obj_nave estiver na tela, ele vai atirar... Independente se a nave for desse jogador ou não.
Como eu faço para outras pessoas apenas poderem controlar sua nave e não a dos outros?
3- Existe alguma maneira de algumas naves terem um 'ângulo' para poderem atirar, o mouse precisa estar obrigatóriamente nessa área para poder atirar, por exemplo:
4- Já tentei elaborar algum algoritmo para fazer essa coisa, mas não consegui ainda usando a GML:
Quando a Nave encostar em 'tal' lugar (definido por mim), aparecerá um menu com algumas funcionalidades, se ele escolher alguma delas uma barra de carregar (loading) carregará por 10 segundos, durante esse tempo o jogador não poderá se mexer (mas os outros continuam se movendo) e o jogador pode cancelar esse 'loading' caso se sinta em perigo.
5- Não importa pra onde a nave atire, o sprite do tiro sempre está para a direita. Tem algum code pra fazer o ângulo da bala estar na mesma direção de onde ela foi atirada? (Se eu atirar para a esquerda, o ângulo dela deveria estar <--).
1- Qual comando eu posso fazer para limitar a velocidade da minha nave?
Atualmente eu deixei assim:
- Código:
if speed > 5 then
speed = 5;
2- Quando eu apertar o botão esquerdo do mouse, o tiro vai em direção onde o mouse estava na hora que apertou, porém minha dúvida é a seguinte: se eu fizer esse jogo online, qualquer pessoa que apertar o botão esquerdo do mouse enquanto o obj_nave estiver na tela, ele vai atirar... Independente se a nave for desse jogador ou não.
Como eu faço para outras pessoas apenas poderem controlar sua nave e não a dos outros?
3- Existe alguma maneira de algumas naves terem um 'ângulo' para poderem atirar, o mouse precisa estar obrigatóriamente nessa área para poder atirar, por exemplo:
4- Já tentei elaborar algum algoritmo para fazer essa coisa, mas não consegui ainda usando a GML:
Quando a Nave encostar em 'tal' lugar (definido por mim), aparecerá um menu com algumas funcionalidades, se ele escolher alguma delas uma barra de carregar (loading) carregará por 10 segundos, durante esse tempo o jogador não poderá se mexer (mas os outros continuam se movendo) e o jogador pode cancelar esse 'loading' caso se sinta em perigo.
5- Não importa pra onde a nave atire, o sprite do tiro sempre está para a direita. Tem algum code pra fazer o ângulo da bala estar na mesma direção de onde ela foi atirada? (Se eu atirar para a esquerda, o ângulo dela deveria estar <--).
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Re: Algumas duvidas
Porém desse jeito, a nave fica meio que dando umas travadinhas na tela.
Você tá usando a função move_towards_point()? Se estiver tente fazer como foi explicado nesse tópico:
http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f10/posicao-bomba-t661.htm?highlight=bomba
se eu fizer esse jogo online, qualquer pessoa que apertar o botão esquerdo do mouse enquanto o obj_nave estiver na tela, ele vai atirar... Independente se a nave for desse jogador ou não.
Como eu faço para outras pessoas apenas poderem controlar sua nave e não a dos outros?
Cada "entidade" na tela tem um número que a identifica de todas as outras e também a controla, que se chama id. Você pode apenas deixar que cada jogador controle um id diferente, daí não vai haver possibilidade de um interferir no comando do outro.
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/id-identificando-as-instancias-t316.htm?highlight=identificando
Supondo que o id da primeira nave seja 100001 e da segunda 100002, você poderia fazer com que o comando de clique do jogador "1" valesse apenas para a nave com id 100001 e o jogador 2, a outra.
Por exemplo (na nave do jogador 1):
- Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) then
begin
with (100001)
begin
// Somente a primeira nave executará o que estiver aqui
end;
end;
Alternativamente, você também poderia criar uma nave diferente para cada jogador.
3- Existe alguma maneira de algumas naves terem um 'ângulo' para poderem atirar, o mouse precisa estar obrigatóriamente nessa área para poder atirar, por exemplo:
Existe. Há uma variável chamada direction que controla o ângulo de direção do movimento das instâncias que usam a variável speed. speed define uma velocidade e direction uma direção (em graus).
De cabeça agora eu não lembro (foi mal), mas tem uma função que retorna o ângulo entre dois pontos (no caso, poderia ser entre a nave e o cursor do mouse), se não me engano se chama point_direction()
Seria algo assim:
- Código:
// Tolerância de ângulo para o disparo (para mais ou para menos)
tolerancia := 20;
angulo := point_direction(mouse_x, mouse_y, x, y);
if max(direction, angulo) - min(direction, angulo) <= tolerancia then
begin
// Está dentro do permitido, então faça isso!
end;
Quando a Nave encostar em 'tal' lugar (definido por mim), aparecerá um menu com algumas funcionalidades, se ele escolher alguma delas uma barra de carregar (loading) carregará por 10 segundos, durante esse tempo o jogador não poderá se mexer (mas os outros continuam se movendo) e o jogador pode cancelar esse 'loading' caso se sinta em perigo.
Bom, isso não é tão complicado, mas vai depender muito de como está feito o seu jogo. Tem uma função que se chama show_menu() que mostra um menu de opções do tipo contexto (do Windows), que talvez te ajude a montar. Se não, acredito que haja algum engine aqui no fórum.
5- Não importa pra onde a nave atire, o sprite do tiro sempre está para a direita. Tem algum code pra fazer o ângulo da bala estar na mesma direção de onde ela foi atirada? (Se eu atirar para a esquerda, o ângulo dela deveria estar <--).
Tem sim. A variável se chama image_angle. Ela "gira" o sprite para uma determinada direção. Você poderia fazer com que ela acompanhe a direção de direction (com mensionei antes):
- Código:
image_angle := direction
Convidad- Convidado
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