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[Engine] 3D Falso 2.0
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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[Engine] 3D Falso 2.0
O que é 3D Falso?
3D Falso é um efeito criado de algum modo que faça com que o jogo pareça 3D mas na verdade é 2D. Um exemplo de 3D Falso é o Mode 7 utilizado em alguns jogos de SNES. Exemplos de jogos que utilizam algum modo de 3D Falso são: Mario Kart (SNES), GTA (PS1), e alguns jogos da série Final Fantasy.
Quais são as vantagens do 3D Falso?
1) Não necessita conhecimento das funções 'd3d_...' do GM
2) Pode utilizar no jogo particles, tiles e surfaces, coisa que não se pode usar em um jogo 3D no GM.
3) Pode se usar o mouse (No modo 3D o mouse não funciona devido a 3ª dimensão).
Quais foram as melhoras da versão anterior para esta?
1) Agora as texturas são bem desenhadas (Antes era um "esboço" das mesmas).
2) Criada uma "modelação" através de sprites, sendo possível criar qualquer coisa (Explicação mais abaixo)
3) Melhoras no código, evitando lag
4) Sombreamento nas texturas, podendo escolher a cor do sombreamento
5) Escolha de valor de profundidade (z)
Como funciona esse 3D Falso?
Ele vai utilizar um modo de programação diferente(Recomendo que novatos e até alguns intermediários não tentem estudar esses códigos). Haverá um script gigantesco que carrega texturas e cria o efeito. O sprite que você for usar seja como chão ou parede ou qualquer coisa terá que ter dimensões iguais (16x16,32x32) e a imagem desse sprite terá que estar centralizada. Ex: Um sprite de 16x16 a imagem estará centralizada no 08x08.
Em que tipos de jogos da para usar isso?
Todo tipo de jogo 2D, com exceção aos isométricos que usam uma perspectiva diferente.
Como faço para carregar uma textura para servir de chão/parede?
1) Carregue no jogo como "background" as texturas que quer usar.
2) Vá na aba "Backgrounds" da "Room" que você quer usar esse 3D falso e carregue no "Bakcground[6]" a imagem que quer para a textura do chão (Horizontal). E carregue no "Background[7]" a imagem que quer para a textura da parede (Vertical). Deixe ambos "Backgrounds" invisíveis.
PS: O tamanho do background tem que ser uma potência de 2 (04,08,16,32,64,128,256,512,..) caso contrário a textura não irá aparecer.
Como faço para mudar o sombreamento?
Vá na "Room" que quer mudar o sombreamento e vá na aba "Backgrounds". Mude a coloração de fundo para a cor que quiser como sombreamento. Caso não entenda o que estou dizendo, é no quadrado cinza no começo da aba. Caso não queira nem uma cor de sombreamento, deixe com a cor branca.
Como faço para mudar a profundidade (z)?
Novamente vá na aba "Backgrounds" da "Room". Clique no "Background[6]". Mude o valor da velocidade horizontal (Estará escrito "Hor. Speed") para o nº que desejar como profundidade.
PS: Não fiz muitos testes quanto a isso, mas creio que um nº alto na profundidade pode causar alguns bugs dando a impressão de que os objetos ficam em cima da parede.
O legal desses três sistemas (Texturas, sombreamento e profundidade) é a flexibilidade dele sem o usuário ter conhecimento de uma linha do código (Mesmo que o código esteja bem comentado).
Como que crio um modelo através de sprites?
No sprite que você quer que sirva de modelo terá que ter várias sub-imagens. Cada uma representando uma altura. Por exemplo uma árvore:
Você desenha um tronco por camadas e depois desenha a folhagem do jeito que quiser e tendo a altura que quiser. Sub-imagem 0 estará no chão enquanto a sub-imagem mais alta estará no ponto mais alto do seu modelo. Meio difícil de fazer, mas os resultados podem ser ótimos. Os códigos para o modelo funcionar estão no "object2" e "object3" (Tanto faz qual deles, os códigos são iguais).
Se eu quiser fazer algumas modificações muito complicadas como que eu faço?
Bom, eu tentei deixar o mais simples e flexível possível. Tanto que como já citei você nem tem que tocar em códigos para mudar texturas, sombreamento e profundidade e sim a aba "Backgrounds" da "Room". Caso queira mudar algo muito drasticamente avise-me de algum modo para eu ver se é possível fazer essa alteração. E se você considerar que essa alteração seja uma melhora para a engine, me mande a sugestão.
Posso usar no meu jogo?
Depende, eu vou ter créditos?
E se for usar no seu jogo me mande uma mensagem para eu saber para onde está indo o meu trabalho.
Imagem: https://2img.net/r/ihimizer/img84/7857/falso3d.png
Link para a Engine: http://www.4shared.com/file/qCWZ-VS6/_2__d3dfalso.html
3D Falso é um efeito criado de algum modo que faça com que o jogo pareça 3D mas na verdade é 2D. Um exemplo de 3D Falso é o Mode 7 utilizado em alguns jogos de SNES. Exemplos de jogos que utilizam algum modo de 3D Falso são: Mario Kart (SNES), GTA (PS1), e alguns jogos da série Final Fantasy.
Quais são as vantagens do 3D Falso?
1) Não necessita conhecimento das funções 'd3d_...' do GM
2) Pode utilizar no jogo particles, tiles e surfaces, coisa que não se pode usar em um jogo 3D no GM.
3) Pode se usar o mouse (No modo 3D o mouse não funciona devido a 3ª dimensão).
Quais foram as melhoras da versão anterior para esta?
1) Agora as texturas são bem desenhadas (Antes era um "esboço" das mesmas).
2) Criada uma "modelação" através de sprites, sendo possível criar qualquer coisa (Explicação mais abaixo)
3) Melhoras no código, evitando lag
4) Sombreamento nas texturas, podendo escolher a cor do sombreamento
5) Escolha de valor de profundidade (z)
Como funciona esse 3D Falso?
Ele vai utilizar um modo de programação diferente(Recomendo que novatos e até alguns intermediários não tentem estudar esses códigos). Haverá um script gigantesco que carrega texturas e cria o efeito. O sprite que você for usar seja como chão ou parede ou qualquer coisa terá que ter dimensões iguais (16x16,32x32) e a imagem desse sprite terá que estar centralizada. Ex: Um sprite de 16x16 a imagem estará centralizada no 08x08.
Em que tipos de jogos da para usar isso?
Todo tipo de jogo 2D, com exceção aos isométricos que usam uma perspectiva diferente.
Como faço para carregar uma textura para servir de chão/parede?
1) Carregue no jogo como "background" as texturas que quer usar.
2) Vá na aba "Backgrounds" da "Room" que você quer usar esse 3D falso e carregue no "Bakcground[6]" a imagem que quer para a textura do chão (Horizontal). E carregue no "Background[7]" a imagem que quer para a textura da parede (Vertical). Deixe ambos "Backgrounds" invisíveis.
PS: O tamanho do background tem que ser uma potência de 2 (04,08,16,32,64,128,256,512,..) caso contrário a textura não irá aparecer.
Como faço para mudar o sombreamento?
Vá na "Room" que quer mudar o sombreamento e vá na aba "Backgrounds". Mude a coloração de fundo para a cor que quiser como sombreamento. Caso não entenda o que estou dizendo, é no quadrado cinza no começo da aba. Caso não queira nem uma cor de sombreamento, deixe com a cor branca.
Como faço para mudar a profundidade (z)?
Novamente vá na aba "Backgrounds" da "Room". Clique no "Background[6]". Mude o valor da velocidade horizontal (Estará escrito "Hor. Speed") para o nº que desejar como profundidade.
PS: Não fiz muitos testes quanto a isso, mas creio que um nº alto na profundidade pode causar alguns bugs dando a impressão de que os objetos ficam em cima da parede.
O legal desses três sistemas (Texturas, sombreamento e profundidade) é a flexibilidade dele sem o usuário ter conhecimento de uma linha do código (Mesmo que o código esteja bem comentado).
Como que crio um modelo através de sprites?
No sprite que você quer que sirva de modelo terá que ter várias sub-imagens. Cada uma representando uma altura. Por exemplo uma árvore:
Você desenha um tronco por camadas e depois desenha a folhagem do jeito que quiser e tendo a altura que quiser. Sub-imagem 0 estará no chão enquanto a sub-imagem mais alta estará no ponto mais alto do seu modelo. Meio difícil de fazer, mas os resultados podem ser ótimos. Os códigos para o modelo funcionar estão no "object2" e "object3" (Tanto faz qual deles, os códigos são iguais).
Se eu quiser fazer algumas modificações muito complicadas como que eu faço?
Bom, eu tentei deixar o mais simples e flexível possível. Tanto que como já citei você nem tem que tocar em códigos para mudar texturas, sombreamento e profundidade e sim a aba "Backgrounds" da "Room". Caso queira mudar algo muito drasticamente avise-me de algum modo para eu ver se é possível fazer essa alteração. E se você considerar que essa alteração seja uma melhora para a engine, me mande a sugestão.
Posso usar no meu jogo?
Depende, eu vou ter créditos?
E se for usar no seu jogo me mande uma mensagem para eu saber para onde está indo o meu trabalho.
Imagem: https://2img.net/r/ihimizer/img84/7857/falso3d.png
Link para a Engine: http://www.4shared.com/file/qCWZ-VS6/_2__d3dfalso.html
"Drawing texture primitives is a bit of work but can lead to great results. You can even use it to make fake 3D games." - Game Maker Help
Re: [Engine] 3D Falso 2.0
Rincewind aqui é o novo membro Andrei Christopher eu irei usá-la a sua engine no meu trabalho espero que não se importe
Andrei Christopher- Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 23
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Engine] 3D Falso 2.0
HE! ME LEMBROU O "CURVEY FAKE 3D", UMA ENGINE DA GMC! XD!
SÓ QUE ESSA TÁ MELHOR!
SE QUER TAMBÉM VER UM EXEMPLO DE 3D FALSO EM TERCEIRA PESSOA, VEJA ESSA MINHA ENGINE QUE FOI O MAIOR TRABALAHO PRA FAZER! (e ninguém respondeu... =( )
LINK
SÓ QUE ESSA TÁ MELHOR!
SE QUER TAMBÉM VER UM EXEMPLO DE 3D FALSO EM TERCEIRA PESSOA, VEJA ESSA MINHA ENGINE QUE FOI O MAIOR TRABALAHO PRA FAZER! (e ninguém respondeu... =( )
LINK
Licht- Games Ranking :
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Engine] 3D Falso 2.0
opa vou olhar tbm
a engine do lucas lunar tbm é boa =D
e pra mim (pra mim que tento descobrir as coisas na base do chute pq não entendo nada) o conceito de 3d é muito relativo
na minha opnião, não existe um 3d original e um 3d falso, não sei se esta certo isso mas tipo não existe uma caixinha dentro de seu pc onde seja desenhados objetos em 3d, são conjuntos de variaveis que por meio de varios calculos se descobre em que lugar da tela devem ser desenhadas um ponto uma sprite e em que tamanho
não sei se o que eu disse é verdade mas pra mim é o que eu acredito que seja
pra mim ou todos os 3ds são falsos ou todos são originais, o 3d do gm pelo que eu sei vc usa aquela função e por meio de scripts imensos que forma utilizados pra se fazer as funções, por meio de varios calculo é possivel se descobrir em que lugar da tela deve ser desenhado um ponto, linha etc
não se estou certo mas acho que é isso
a engine do lucas lunar tbm é boa =D
e pra mim (pra mim que tento descobrir as coisas na base do chute pq não entendo nada) o conceito de 3d é muito relativo
na minha opnião, não existe um 3d original e um 3d falso, não sei se esta certo isso mas tipo não existe uma caixinha dentro de seu pc onde seja desenhados objetos em 3d, são conjuntos de variaveis que por meio de varios calculos se descobre em que lugar da tela devem ser desenhadas um ponto uma sprite e em que tamanho
não sei se o que eu disse é verdade mas pra mim é o que eu acredito que seja
pra mim ou todos os 3ds são falsos ou todos são originais, o 3d do gm pelo que eu sei vc usa aquela função e por meio de scripts imensos que forma utilizados pra se fazer as funções, por meio de varios calculo é possivel se descobrir em que lugar da tela deve ser desenhado um ponto, linha etc
não se estou certo mas acho que é isso
Re: [Engine] 3D Falso 2.0
@Andrei Christopher: Pode usar, só dê créditos no jogo como eu havia dito e boa sorte.
@Lucas Lunar: Sua engine parece legal, não posso garantir e avaliar porque minha versão é a 7.
@Henrique_GJ: Concordo de certo modo com a sua hipótese. Todos os 3D'S que existem são falsos na minha opinião. É realmente um conjunto de variáveis que são programadas de modo muito bom. Em um verdadeiro 3D a tela não poderia ser plana, teria também que ter profundidade (Resumindo a tela do seu computador teria que ser uma caixa). Mas eu chamo de 3D falso porque, assim como todas as outras engines do gênero, não usa nenhuma função "d3d_..." do Game Maker.
@Lucas Lunar: Sua engine parece legal, não posso garantir e avaliar porque minha versão é a 7.
@Henrique_GJ: Concordo de certo modo com a sua hipótese. Todos os 3D'S que existem são falsos na minha opinião. É realmente um conjunto de variáveis que são programadas de modo muito bom. Em um verdadeiro 3D a tela não poderia ser plana, teria também que ter profundidade (Resumindo a tela do seu computador teria que ser uma caixa). Mas eu chamo de 3D falso porque, assim como todas as outras engines do gênero, não usa nenhuma função "d3d_..." do Game Maker.
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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