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[ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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[ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
SIGI: É... Pipolho... já to jogando seu jogo a horas... quantas moedas eu já peguei?
Pipolho: Aahn.... acho que já passo de mil....
SIGI: ¬¬.... leia esse tuto....
Woooow!! Hoje vou falar de algo bem fácil e que mtos iniciantes querem fazer! As HUDs!!
Nome: QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Descrição: Hoje vou ensinar a colocar as variáveis na tela do seu jogo....
Nível de dificuldade: Basicão
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro
O método que eu vou usar provavelmente não irá funfar no GM LITE!!
O QUE SÃO HUDs??
HUDs, meu caro... é tudo aquilo q aparece na tela do seu jogo, indicando alguma coisa.
Vidas, moedas.... o quanto falta pra ele morrer.... Tudo isso são HUDs.
Viu? As partes em vermelho são HUDs!
Pipolho: O badnick tbm é uma HUD? O_o
SIGI: Cale a boca, erro de bytes....
Mas como criamos uma HUD?
Antes de mais nada, precisamos das varíaveis que irão aparecer na tela. Não, nao adianta chorar de raiva.... precisamos delas, uai!
ATENCÃO!!
Vou ensinar o meu método para criar esse tipo de variável, que não resete quando vc muda de room, tipo vidas, pontuação... sem usar as variáveis internas do GM, como score,lifes...
Crie um objeto. Em seu CREATE, vc vai declarar as variáveis que vc quer, como essas...
- Código:
global.vidas=3
global.pontos=1
global.moedas=0
Crie as variáveis que vc usará em sua HUD. Logo depois disso, vc vai adicionar essa linha.
- Código:
room_goto_next()
Ou seja, criamos um objeto que declare as variáveis uma única vez no jogo!
Pipolho: E aonde estão as HUDs nessa história, seu palhaço??
SIGI: Calado, ou irei amarra-lo numa das pranchas do MEGA PONG!!
Ótimo, já temos as nossas variáveis... já podemos começar a criar nossas HUDs...
Crie uma fonte. Pra isso, procure no meio dakelas pastinhas do lado esquerdo da tela do GM, a pasta chamada fonts.
Feito isso, crie um objeto chamado obj_hud (ou qualquer outro nome q vc pensar).
Agora vc vai fazer o seguinte....
Vamos usar o evento draw. Ele serve pra desenhar imagens na tela do jogo.
No evento draw ( no mesmo lugar onde tá o CREATE, STEP... ), escolha a função execute code, na aba control, e digite o seguinte...
- Código:
draw_set_font(o nome da fonte que vc criou)
draw_text_color(view_xview+20,view_yview+20,global.moedas,c_white,c_white,c_white,c_white,1)
Provavelmente vc nao entendeu bulhufas. Vou explicar...
- Código:
draw_set_font(o nome da fonte que vc criou)
- Código:
draw_text_color(view_xview+20,view_yview+20,global.moedas,c_white,c_white,c_white,c_white,1)
Vou explicar ele parte por parte.
view_xview+20,view_yview+20
Isso aí sao as cordenadas X e Y. Traduzindo.... é o lugar onde a variável vai aparecer na tela, tipo... no canto da esquerda, no meio da tela...
E esse view_xview+, é importantíssimo, pois ele faz a HUD acompanhar a tela, caso ela se mova .
Use view_xview+ na cordenada X, e view_yview+ na Y. =D
Esse global.moedas, foi só como exemplo. É o nome da variável que vai aparecer na tela.
c_white,c_white,c_white,c_white, são as cores do texto. Nesse caso, a variável global.moedas iria aparecer na tea na cor branca!
E aquele 1 solitário, é a opacidade do texto. Quanto menor for esse número, mais tranparente ele vai ficar.
Pipolho: Mas eu quero que apareça o desenho da moeda na tela tbm!
SIGI: Sim... irei ensinar isso agora....
Pra fazer com que apareçam imagens na HUD tbm, basta usar esse código...
- Código:
draw_sprite(sprite,0,view_xview+20,view_yview+20)
Agora, vamos supor que vc tenha um objeto moeda. Quando o player colidir com a moeda, vc deveria colocar...
- Código:
global.moedas+=1
Se vc seguiu esse tutorial até aqui e conseguiu criar uma HUD, parabéns!! Você sabe pensar!! xD
SIGI: Então Pipolho... o que achou?
Pipolho: Um lixo!! Não entendi nada!!
SIGI: ¬¬... http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-para-iniciantes-por-reddragon-t3425.htm?highlight=reddragon
Pipolho: Ei SIGI... reparou que ultimamente tem aparecido um monte de diálogos que nem esse em outros tutoriais? O_o
SIGI: Quieto cara... deixe eles em paz!
Vlw gente, espero ter ajudado alguem por aee!! Wooooow!! XD
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Muito bom! nun li tudo pq to com uma preguiça...
mas até onde eu li (até o meio) ta mt baum
bem explicadinho, Pipolho noob e impassiente como sempre...
xD
vlwss
Até mais
mas até onde eu li (até o meio) ta mt baum
bem explicadinho, Pipolho noob e impassiente como sempre...
xD
vlwss
Até mais
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Ameiii o tuto *--*
me ajudo bastante *O*
emoçãoo *--------*
me ajudo bastante *O*
emoçãoo *--------*
Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Bem explicado! Cara, só tópicos assim deveriam fazer parte do acervo da GMBR. Bem formatado, bem explicado, screen...
"SIGI-TUTO" [X¬D] ahuahauah muito bom cara!
ahuahuahuhaua [X¬D]
"SIGI-TUTO" [X¬D] ahuahauah muito bom cara!
Pipolho: Ei SIGI... reparou que ultimamente tem aparecido um monte de diálogos que nem esse em outros tutoriais? O_o
SIGI: Quieto cara... deixe eles em paz!
ahuahuahuhaua [X¬D]
Convidad- Convidado
Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Cara muito da hora ajudo pra caranba XD
Daniel uzumaki- Data de inscrição : 20/05/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
\o/\o/\o/
De novo vc e seus tutos
Desse esquema eu num sabia ¬¬
Ficoiu show de bola
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GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Otimo tutorial amigo!
Continue assim SIGLISO
NOTA 10!
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Só como curiosidade não há "HUDs" no jogo mais sim "o" HUD - Head-Up Display, que representa todo o conjunto de elementos visuais informativos do jogo.SIGILOSO escreveu:O QUE SÃO HUDs??
HUDs, meu caro... é tudo aquilo q aparece na tela do seu jogo, indicando alguma coisa.
Vidas, moedas.... o quanto falta pra ele morrer.... Tudo isso são HUDs.
†Ceifador- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
†Ceifador says:
SIGILOSO escreveu:O QUE SÃO HUDs??
HUDs, meu caro... é tudo aquilo q aparece na tela do seu jogo, indicando alguma coisa.
Vidas, moedas.... o quanto falta pra ele morrer.... Tudo isso são HUDs.
Só como curiosidade não há "HUDs" no jogo mais sim "o" HUD - Head-Up Display, que representa todo o conjunto de elementos visuais informativos do jogo.
Ow, obrigado pela correção
Eu sempre dizia (digo ainda) huds... mto obrigado! =D
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
legal esse tuto um monte de gente tem duvidas sobre o assunto!!!
flws!!!!
flws!!!!
Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
tava precisandu vlw
Editado por Fuzenrad:
Evita flood, na próxima você será alertado.
Editado por Fuzenrad:
Evita flood, na próxima você será alertado.
Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
uma perguntinha meio que tosca
eu coloco
global.vidas=3
global.pontos=1
global.moedas=0
num novo objeto ou no objto do meu personagem?
eu coloco
global.vidas=3
global.pontos=1
global.moedas=0
num novo objeto ou no objto do meu personagem?
Natan Kawan Araujo Freire- Data de inscrição : 23/08/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
muito bom tuto mesmo vc esplica muito bem e sinceramente o pipolho é muito impaciente !!!!
mas parabéns mesmo gostei (sério) até o proximo topico
mas parabéns mesmo gostei (sério) até o proximo topico
Última edição por !GO┴E! em Qua 20 Out 2010, 12:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : pq eu quiz)
Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Eu tinha duvidas nesse negocio de x e y das hud's, ( ou hud como disse nosso amigo) e este tutorial concerteza me ajudou muito.
Cada vez que leio um de seus tutos me surpreendo mais ainda, você tem uma habilidade incrivel para passar seus conhecimentos a outros, e por isso merece o "cargo" de colaborador do forum.
Cada vez que leio um de seus tutos me surpreendo mais ainda, você tem uma habilidade incrivel para passar seus conhecimentos a outros, e por isso merece o "cargo" de colaborador do forum.
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Nao nescessariamente essas variáveis, mas as variaveis como pontuação, vidas... Você deve coloca-las em um objeto que seja executado apenas uma vez em todo jogo, para que os valores nao resetem novamente.Natan Kawan Araujo Freire says:
uma perguntinha meio que tosca
eu coloco
global.vidas=3
global.pontos=1
global.moedas=0
num novo objeto ou no objto do meu personagem?
Obrigado! Pipolho é realmente muito impaciente, mas garanto que ele vai tomar jeito. Se não...!GO┴E! says:
muito bom tuto mesmo vc esplica muito bem e sinceramente o pipolho é muito impaciente !!!!
mas parabéns mesmo gostei (sério) blz até o proximo topico
Obrigado cara, eu gosto de repassar as coisas que eu sei, pra mim, essa é a melhor forma de valorizar conhecimento: ensinando!mateus luz sais:
Eu tinha duvidas nesse negocio de x e y das hud's, ( ou hud como disse nosso amigo) e este tutorial concerteza me ajudou muito.
Cada vez que leio um de seus tutos me surpreendo mais ainda, você tem uma habilidade incrivel para passar seus conhecimentos a outros, e por isso merece o "cargo" de colaborador do forum.
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Natan Kawan Araujo Freire says:
uma perguntinha meio que tosca
eu coloco
global.vidas=3
global.pontos=1
global.moedas=0
num novo objeto ou no objto do meu personagem?
Nao nescessariamente essas variáveis, mas as variaveis como pontuação, vidas... Você deve coloca-las em um objeto que seja executado apenas uma vez em todo jogo, para que os valores nao resetem novamente.
quer dizer que não é no personagem e sim num objeto invisivel
Natan Kawan Araujo Freire- Data de inscrição : 23/08/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Não é um objeto invisivel, apenas não tem sprite.
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
tive que le duas vezes para entender sou quenem o pimpolho
natan:ei sigi seus tutu são irados quem ler intendi e aprende na hora você é 11 de 0 a 10
natan:ei sigi seus tutu são irados quem ler intendi e aprende na hora você é 11 de 0 a 10
Natan Kawan Araujo Freire- Data de inscrição : 23/08/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Estou com um problema: criei um objeto hud usando meus sprites, tudo OK, porém o objeto ao seguir a view ele fica meio atrasado, demora + ou - 1 segundo para atingir a posição do view. Me ajudem, por favor!
(usei o código x=view_xview, y= view_yview e o sprite do hud é 24 por 8
(usei o código x=view_xview, y= view_yview e o sprite do hud é 24 por 8
pauloscabeni- Data de inscrição : 14/11/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
criei um sprite para a barra de health e tudo que tentei agora foi inutil, tentei criar a barra pelo game maker e centralizar na sprite mais não fica, sem falar que quando me movimento pela view a barra varia d direção
alguem pode me ajudar??????
alguem pode me ajudar??????
ss_solid- Data de inscrição : 23/07/2010
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