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Desafio - Sem objetos
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Henrique-HB
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Re: Desafio - Sem objetos
Não vai dar para eu mandar...
Mesmo assim, vou esperar a solução.
Até mais!
Mesmo assim, vou esperar a solução.
Até mais!
Última edição por PedroX em Qua 10 Abr 2013, 20:51, editado 1 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Desafio - Sem objetos
Eu achei uma solução!
Pra quem quer saber ta ai!
Bote no 'Creation Code'!
Té!
Pra quem quer saber ta ai!
- Solução:
- screen_refresh()
- Aqui!:
- step = 0
while(step<5000)
{
draw_set_color(c_red)
draw_circle(mouse_x,mouse_y,10,1)
screen_refresh()
step+=1
}
Bote no 'Creation Code'!
Warning : Se o while for infinito o jogo nunca vai acabar!
Té!
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
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Re: Desafio - Sem objetos
ricaun escreveu:Eu achei uma solução!
Pra quem quer saber ta ai!Como usar ahhh! tente isso!
- Solução:
screen_refresh()
- Aqui!:
step = 0
while(step<5000)
{
draw_set_color(c_red)
draw_circle(mouse_x,mouse_y,10,1)
screen_refresh()
step+=1
}
Bote no 'Creation Code'!Warning : Se o while for infinito o jogo nunca vai acabar!
Té!
Boa ricaun. Mas o desafio é para um movimento com o teclado, e não uma repetição como rastro com o mouse.
Mas essa sua ideia abriu algumas portas para mim, testando seu código acho que descobri uma brecha para brincar melhor com draw e talvez seja possível ir muito além da forma que eu fiz. Valeu.
-=-=-=-
Edit
Caraca!
Velho, vc realmente mostrou uma brecha que eu não havia notado na ordem de processamento do GM. Acho que agora da pra ir realmente longe sem objetos o,o
Vou aumentar o prazo pra galera tentar agora, fica até 23:59 de hoje. Com esse exemplo do ricaun da pra usar um caminho que eu desconhecia quando criei o desafio.
Henrique-HB- Data de inscrição : 23/06/2008
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Re: Desafio - Sem objetos
Agora fica bem mais facil, dá para usar sprites...
Eu não testei, mas se funciona com draw, dá para por sprites.
O problema é o loop.
Vou tentar aqui.
Até mais!
Eu não testei, mas se funciona com draw, dá para por sprites.
O problema é o loop.
Vou tentar aqui.
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Re: Desafio - Sem objetos
Hehe
Eu matei a xarada agora vou fazer um joguinho e postar pra vcs!
Eu matei a xarada agora vou fazer um joguinho e postar pra vcs!
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
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Re: Desafio - Sem objetos
Acho que agora está pronto:
Criar um sprite.
Criar um sprite.
- Código:
xx=50
yy=50
image=0
while(1)
{
if keyboard_check(vk_left)
{xx-=3}
if keyboard_check(vk_right)
{xx+=3}
if keyboard_check(vk_up)
{yy-=3}
if keyboard_check(vk_down)
{yy+=3}
image+=1
draw_sprite(sprite_criado, image, xx, yy)
screen_refresh()
if keyboard_check_pressed(vk_esc)
break;
}
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Re: Desafio - Sem objetos
Pedro Henrique escreveu:Acho que agora está pronto:
Criar um sprite.
- Código:
xx=50
yy=50
image=0
while(1)
{
if keyboard_check(vk_left)
{xx-=3}
if keyboard_check(vk_right)
{xx+=3}
if keyboard_check(vk_up)
{yy-=3}
if keyboard_check(vk_down)
{yy+=3}
image+=1
draw_sprite(sprite_criado, image, xx, yy)
screen_refresh()
if keyboard_check_pressed(vk_esc)
break;
}
Tu não testo isso né!
De lei vai trava tudo!
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
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Re: Desafio - Sem objetos
Não sei se vai travar.
Eu coloquei que se apertar esc para o loop.
Não testei. O seu travou?
Até mais!
Eu coloquei que se apertar esc para o loop.
Não testei. O seu travou?
Até mais!
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Re: Desafio - Sem objetos
ricaun escreveu:
Tu não testo isso né!
De lei vai trava tudo!
Exatamente, o GM não vai receber os comandos de teclado, essa foi uma das minhas primeiras tentativas de montar o loop.
Como vc está bem perto, Pedro, vou dar uma dica: vc precisar fazer o GM querer "ouvir" o comando. Já que um while infinito da pau, como fazer ele só agir quando vc mandar?
Com isso vc mata o loop.
-=-=-=-=-
Agora pra quem captou a brecha que o ricaun mostrou, mais uma dica: surfaces.
Infelizmente não vou ter tempo de fazer o segundo modo hoje, fica pra próxima, mas podendo usar draw temos uma gama muito maior de opções.
flw....
Henrique-HB- Data de inscrição : 23/06/2008
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Re: Desafio - Sem objetos
Ahh! Ninguem quer mais brincar!
Agora quero ver jogos sem objetos!
=D
- Xarada:
x = 250
y = 250
while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)
if keyboard_check(vk_escape) break;
screen_refresh()
io_handle()
}
game_end()
Agora quero ver jogos sem objetos!
=D
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
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Re: Desafio - Sem objetos
ricaun escreveu:Ahh! Ninguem quer mais brincar!
- Xarada:
x = 250
y = 250
while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)
if keyboard_check(vk_escape) break;
screen_refresh()
io_handle()
}
game_end()
Agora quero ver jogos sem objetos!
=D
ele conseguio ele conseguio!
comseguiu venceu o desafio que parecia impossivel, você devia ganhar um trofeu comseguiu descubrir um codego que funciona
Re: Desafio - Sem objetos
Esse codigo e so adicionar no script da room(eu fiz isso)((vai em settings e creat script))
Cabeçalho Onlin'E- Games Ranking :
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Re: Desafio - Sem objetos
ricaun escreveu:Ahh! Ninguem quer mais brincar!
- Xarada:
x = 250
y = 250
while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)
if keyboard_check(vk_escape) break;
screen_refresh()
io_handle()
}
game_end()
Agora quero ver jogos sem objetos!
=D
Esse ganhou o prêmio HB de coding ninja. Como eu disse já no tópico, o problema de fazer um sistema assim que é que ele possui muitos defeitos. Como o meu era super travado, o dele executa o loop muito rapidamente, então mesmo se vc mandar o movimento por 5 pixels ele vai mó rapidão.
De qualquer forma, missão cumprida. Parabéns, ricaun.
Vc programa em outras linguagens né? Foi boa a sacada do break e não é comum ver programadores GM com bom uso da lógica básica de programação.
Henrique-HB- Data de inscrição : 23/06/2008
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Re: Desafio - Sem objetos
ricaun escreveu:Ahh! Ninguem quer mais brincar!
- Xarada:
x = 250
y = 250
while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)
if keyboard_check(vk_escape) break;
screen_refresh()
io_handle()
}
game_end()
Agora quero ver jogos sem objetos!
=D
Esse estilo de código tem um problema que é o consumo de memória por ser um loop infinito, será que alguém consegue fazer sem precisar dar um loop no GM!
o.Oele conseguio ele conseguio!
comseguiu venceu o desafio que parecia impossivel, você devia ganhar um trofeu comseguiu descubrir um codego que funciona
Última edição por Carlos L. em Dom 29 maio 2011, 22:42, editado 1 vez(es)
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Re: Desafio - Sem objetos
Valeu galera!
Quase, programa eu não programo, apenas sei um pouco de cada linguagem. Acho que sou bom mesmo na lógica. Eu uso o GM faz tempo só pra brincar mesmo!
Hehe! O problema do loop é que não tem fps limitado então vamos fazer um!
Show né!
Hmm... Da pra fazer um pause com isso!
Henrique-HB escreveu:
Esse ganhou o prêmio HB de coding ninja. Como eu disse já no tópico, o problema de fazer um sistema assim que é que ele possui muitos defeitos. Como o meu era super travado, o dele executa o loop muito rapidamente, então mesmo se vc mandar o movimento por 5 pixels ele vai mó rapidão.
De qualquer forma, missão cumprida. Parabéns, ricaun.
Vc programa em outras linguagens né? Foi boa a sacada do break e não é comum ver programadores GM com bom uso da lógica básica de programação.
Quase, programa eu não programo, apenas sei um pouco de cada linguagem. Acho que sou bom mesmo na lógica. Eu uso o GM faz tempo só pra brincar mesmo!
Hehe! O problema do loop é que não tem fps limitado então vamos fazer um!
- XARADA2:
- x = 250
y = 250
while(1)
{
time = date_current_time()
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)
if keyboard_check(vk_escape) break;
screen_refresh()
io_handle()
sleep(1000*max(0,1/room_speed-date_second_span(time,date_current_time())))
}
game_end()
Show né!
Hmm... Da pra fazer um pause com isso!
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
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Re: Desafio - Sem objetos
Carlos L. escreveu:
Esse estilo de código tem um problema que é o consumo de memória por ser um loop infinito, será que alguém consegue fazer sem precisar dar um loop no GM!
Sim. Como já resolveram a brincadeira vou postar a minha ideia antes de 23:59.
Creation Code
- Código:
global.personagem = 10000009; // esse é o id do tile
screen_redraw();
controlePersonagem();
Script controlePersonagem
- Código:
//define a posicao para manipular
posicao_x = tile_get_x(global.personagem);
posicao_y = tile_get_y(global.personagem);
if(keyboard_check(vk_up)){
tile_set_position(global.personagem,posicao_x,posicao_y-5);
screen_redraw();
}
if(keyboard_check(vk_down)){
tile_set_position(global.personagem,posicao_x,posicao_y+5);
screen_redraw();
}
if(keyboard_check(vk_right)){
tile_set_position(global.personagem,posicao_x+5,posicao_y);
screen_redraw();
}
if(keyboard_check(vk_left)){
tile_set_position(global.personagem,posicao_x-5,posicao_y);
screen_redraw();
}
if(keyboard_check(vk_escape)){
game_end();
exit;
}
keyboard_wait();
controlePersonagem();
Basicamente apenas posiciono um tile na room e trabalho a posição dele com o GM. Ao invés de jogar um loop infinito, eu "paro" a execução para aguardar alguma ação, e apenas mostrar a resposta a ela, no caso o movimento do tile.
O problema do meu método é que ele serve apenas para isso, um movimento em resposta. Já o loop proposto pelo ricaun permite uma execução completa, com eventos em paralelo ao controle do jogador, vendo de um ponto de vista técnico a solução dele é melhor, mesmo que ambas não sejam "aplicáveis" em produção real.
-=-=-=-=-=-
Parabéns a todos que participaram. Acho que quem tentou deve ter aprendido algumas coisas novas e quem acompanhou pode ver usuários mais experientes descobrindo novas técnicas. Prontos para o próximo desafio?
flw...
------ EDIT ----------
Novamente mensagens junto com a minha
Ricaun, resolveu o problema. Ninja².
Henrique-HB- Data de inscrição : 23/06/2008
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x 0 x 0 x 0
Re: Desafio - Sem objetos
ya, o desafio é bom, porem foi um pouco facil fazer isso.
com base na lógica de programação em c++, é possivel fazer esse tipo de coisa em qualquer linguagem de programação que tenha suporte, basta ter conhecimento das funçoes.
aqui esta
um joguinho que eu fiz, sem usar nenhum objeto, na vdd n usei nenhum recurso do game maker, apenas o creation code da room, foi o bastante
espero desafios na criação de midia via gml, talves eu participe :3
com base na lógica de programação em c++, é possivel fazer esse tipo de coisa em qualquer linguagem de programação que tenha suporte, basta ter conhecimento das funçoes.
aqui esta
um joguinho que eu fiz, sem usar nenhum objeto, na vdd n usei nenhum recurso do game maker, apenas o creation code da room, foi o bastante
espero desafios na criação de midia via gml, talves eu participe :3
Re: Desafio - Sem objetos
A diferença é o io_handle?
O meu:
Edit:
Pelo jeito foi. Eu pesquisei e descobri que essa função atualiza o teclado, deve ter sido isso.
O meu:
- Spoiler:
- Código:
xx=50
yy=50
image=0
while(1)
{
if keyboard_check(vk_left)
{xx-=3}
if keyboard_check(vk_right)
{xx+=3}
if keyboard_check(vk_up)
{yy-=3}
if keyboard_check(vk_down)
{yy+=3}
image+=1
draw_sprite(sprite_criado, image, xx, yy)
screen_refresh()
if keyboard_check_pressed(vk_esc)
break;
}
- Spoiler:
- Código:
x = 250
y = 250
while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)
if keyboard_check(vk_escape) break;
screen_refresh()
io_handle()
}
game_end()
Edit:
Pelo jeito foi. Eu pesquisei e descobri que essa função atualiza o teclado, deve ter sido isso.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: Desafio - Sem objetos
Pedro Henrique escreveu:A diferença é o io_handle?
O meu:O seu:
- Spoiler:
- Código:
xx=50
yy=50
image=0
while(1)
{
if keyboard_check(vk_left)
{xx-=3}
if keyboard_check(vk_right)
{xx+=3}
if keyboard_check(vk_up)
{yy-=3}
if keyboard_check(vk_down)
{yy+=3}
image+=1
draw_sprite(sprite_criado, image, xx, yy)
screen_refresh()
if keyboard_check_pressed(vk_esc)
break;
}
- Spoiler:
- Código:
x = 250
y = 250
while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)
if keyboard_check(vk_escape) break;
screen_refresh()
io_handle()
}
game_end()
Edit:
Pelo jeito foi. Eu pesquisei e descobri que essa função atualiza o teclado, deve ter sido isso.
É sim pra falar a verdade eu já sabia que tinha que usar o 'io_handle()' só queria ver se alguem sacava a jogada!
Jiraya escreveu:ya, o desafio é bom, porem foi um pouco facil fazer isso.
com base na lógica de programação em c++, é possivel fazer esse tipo de coisa em qualquer linguagem de programação que tenha suporte, basta ter conhecimento das funçoes.
aqui esta
<input type="button" value="Download" />
um joguinho que eu fiz, sem usar nenhum objeto, na vdd n usei nenhum recurso do game maker, apenas o creation code da room, foi o bastante
espero desafios na criação de midia via gml, talves eu participe :3
Cara muito legal! Achei muito show o modo que vc usou pra guardar a imagem!
Edit: Só não sei como vc fez pra guardar neste tipo de arquivo...
...
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 169
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Desafio - Sem objetos
ricaun escreveu:Jiraya escreveu:ya, o desafio é bom, porem foi um pouco facil fazer isso.
com base na lógica de programação em c++, é possivel fazer esse tipo de coisa em qualquer linguagem de programação que tenha suporte, basta ter conhecimento das funçoes.
aqui esta
um joguinho que eu fiz, sem usar nenhum objeto, na vdd n usei nenhum recurso do game maker, apenas o creation code da room, foi o bastante
espero desafios na criação de midia via gml, talves eu participe :3
Cara muito legal! Achei muito show o modo que vc usou pra guardar a imagem!
Edit: Só não sei como vc fez pra guardar neste tipo de arquivo...
...
vlw , a forma de carregar os recursos, eu fiz baseado no gm, de acordo com a lista de recursos, criei uma array correspondente a cada tipo de recurso.
entao somei a quantidade de recursos e criei um ponteiro, após isso foi só criar a barra percentual na hora de carregar os recursos.
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