Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
[Curso de GML] Aula 4 - A declaração WITH
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Curso de GML] Aula 4 - A declaração WITH
Aula 4 - A declaração WITH
Objetivo: Saiba como usar o With
Dificuldade: Depende da sua leitura e atenção.
Ferramenta: Seu cérebro, vontade de aprender e Game Maker.
Bom, não vou entrar muito em detalhes porque With não é coisa de outro mundo, é bem fácil para falar a verdade. With pode ser usado para usar funções que apenas podem ser usadas no próprio objeto, como instance_destroy(), mas também pode ser usado para outras coisas. Caso quiser especificar uma instância, será necessário usar a ID dela, que ensinaremos adiante.
Um exemplo do uso do With, como eu já disse, é destruir a instância. Isso pode ser facilmente feito no DnD apenas colocando algum objeto no campo "object" da janela. Não sei se você sabe, mas DnD são formas simplificadas do GML :surpreso:Abaixo, exemplo de uso:
Mas tio Markituh, por que todas as instâncias?
Porque nós não definimos qual ia ser o objeto bola, então vai ser destruído todos os objetos que tiverem o nome bola na room. Como eu disse anteriormente, na próxima aula estaremos estudamos as IDs, basicamente identificadores. Para poder especificar uma certa instância, seria necessário usar uma ID, em conjunto com uma variável.
Mas tio Markituh, por que em conjunto com uma variável?
Porque se você tem uma bola que é criada na room, no tempo de execução, não se tem ao certo como saber a ID dela na hora de programar! Então, é necessário armazenar sua ID no momento de sua criação numa variável. Por exemplo:
Create da bola
Um detalhe adicional: Como eu já disse, o With também serve pra outras coisas, seria nada legal se limitar apenas a destruição de instâncias. A tradução de "with" significa "com", sendo assim, With seria basicamente:
Revisando a Aula 4.rar - Como faz tempo que escrevi isso, se o link estiver quebrado me avisem, vou fazer outro exemplo de revisão.
Abraços e bons estudos,
~Markituh.
° - Aula 1 (Parte 1) - Entendendo o Funcionamento do GML (O Básico)
° - Aula 1 (Parte 2) - Entendendo o Funcionamento do GML (As Estruturas do GML)
° - Aula 2 - Variáveis Locais, Globais, Arrays e Built-in Variables
° - Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
° - Aula 4 - A Declaração WITH
° - Aula 5 - A Declaração FOR
Aulas Complementares e Extras (Descontinuadas, pois já existe a Documentação Traduzida do Game Maker no fórum):
° - Extra 1 - Lista Completa e Explicada de Built-in Variables e Visão Geral sobre Constants
° - Extra 2 - Lista Detalhada e Explicada das Built-in Functions mais usadas em GML
Objetivo: Saiba como usar o With
Dificuldade: Depende da sua leitura e atenção.
Ferramenta: Seu cérebro, vontade de aprender e Game Maker.
Bom, não vou entrar muito em detalhes porque With não é coisa de outro mundo, é bem fácil para falar a verdade. With pode ser usado para usar funções que apenas podem ser usadas no próprio objeto, como instance_destroy(), mas também pode ser usado para outras coisas. Caso quiser especificar uma instância, será necessário usar a ID dela, que ensinaremos adiante.
Um exemplo do uso do With, como eu já disse, é destruir a instância. Isso pode ser facilmente feito no DnD apenas colocando algum objeto no campo "object" da janela. Não sei se você sabe, mas DnD são formas simplificadas do GML :surpreso:Abaixo, exemplo de uso:
- Código:
with (ball)
{
instance_destroy()
}
Mas tio Markituh, por que todas as instâncias?
Porque nós não definimos qual ia ser o objeto bola, então vai ser destruído todos os objetos que tiverem o nome bola na room. Como eu disse anteriormente, na próxima aula estaremos estudamos as IDs, basicamente identificadores. Para poder especificar uma certa instância, seria necessário usar uma ID, em conjunto com uma variável.
Mas tio Markituh, por que em conjunto com uma variável?
Porque se você tem uma bola que é criada na room, no tempo de execução, não se tem ao certo como saber a ID dela na hora de programar! Então, é necessário armazenar sua ID no momento de sua criação numa variável. Por exemplo:
Create da bola
- Código:
global.bola_atual = id
- Código:
with (global.bola_atual)
{
instance_destroy()
}
Um detalhe adicional: Como eu já disse, o With também serve pra outras coisas, seria nada legal se limitar apenas a destruição de instâncias. A tradução de "with" significa "com", sendo assim, With seria basicamente:
- Código:
com(o objeto tal)
{
realizar as ações que eu quero
}
- Código:
com(todos os objetos)
{
realizar tais ações
}
- Código:
with(obj_tal)
{
variavel_tal = other.variavel_tal
}
Revisando a Aula 4.rar - Como faz tempo que escrevi isso, se o link estiver quebrado me avisem, vou fazer outro exemplo de revisão.
Abraços e bons estudos,
~Markituh.
------------------------------------------
O Curso:° - Aula 1 (Parte 1) - Entendendo o Funcionamento do GML (O Básico)
° - Aula 1 (Parte 2) - Entendendo o Funcionamento do GML (As Estruturas do GML)
° - Aula 2 - Variáveis Locais, Globais, Arrays e Built-in Variables
° - Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
° - Aula 4 - A Declaração WITH
° - Aula 5 - A Declaração FOR
Aulas Complementares e Extras (Descontinuadas, pois já existe a Documentação Traduzida do Game Maker no fórum):
° - Extra 1 - Lista Completa e Explicada de Built-in Variables e Visão Geral sobre Constants
° - Extra 2 - Lista Detalhada e Explicada das Built-in Functions mais usadas em GML
Última edição por dharrison em Seg 05 maio 2014, 11:44, editado 7 vez(es) (Motivo da edição : Detalhes adicionais que eu deveria ter adicionado a muito tempo)
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Curso de GML] Aula 4 - A declaração WITH
Bem bom,aprendi valew,nao lia a aula 2 e 3 ainda irei ler...
Nicolas- Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 492
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR
» Curso UDK - Aula 0: Noções sobre 3D, UDK e o Curso
» [Curso Gm 3D] Aula 4: MODELOS
» [Curso Gm 3D] Aula 5: TRANSFORMAÇÕES
» [Curso de GML] Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
» Curso UDK - Aula 0: Noções sobre 3D, UDK e o Curso
» [Curso Gm 3D] Aula 4: MODELOS
» [Curso Gm 3D] Aula 5: TRANSFORMAÇÕES
» [Curso de GML] Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|