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[Curso de GML] Aula 4 - A declaração WITH
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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[Curso de GML] Aula 4 - A declaração WITH
Aula 4 - A declaração WITH
Objetivo: Saiba como usar o With
Dificuldade: Depende da sua leitura e atenção.
Ferramenta: Seu cérebro, vontade de aprender e Game Maker.
Bom, não vou entrar muito em detalhes porque With não é coisa de outro mundo, é bem fácil para falar a verdade. With pode ser usado para usar funções que apenas podem ser usadas no próprio objeto, como instance_destroy(), mas também pode ser usado para outras coisas. Caso quiser especificar uma instância, será necessário usar a ID dela, que ensinaremos adiante.
Um exemplo do uso do With, como eu já disse, é destruir a instância. Isso pode ser facilmente feito no DnD apenas colocando algum objeto no campo "object" da janela. Não sei se você sabe, mas DnD são formas simplificadas do GML :surpreso:Abaixo, exemplo de uso:
Mas tio Markituh, por que todas as instâncias?
Porque nós não definimos qual ia ser o objeto bola, então vai ser destruído todos os objetos que tiverem o nome bola na room. Como eu disse anteriormente, na próxima aula estaremos estudamos as IDs, basicamente identificadores. Para poder especificar uma certa instância, seria necessário usar uma ID, em conjunto com uma variável.
Mas tio Markituh, por que em conjunto com uma variável?
Porque se você tem uma bola que é criada na room, no tempo de execução, não se tem ao certo como saber a ID dela na hora de programar! Então, é necessário armazenar sua ID no momento de sua criação numa variável. Por exemplo:
Create da bola
Um detalhe adicional: Como eu já disse, o With também serve pra outras coisas, seria nada legal se limitar apenas a destruição de instâncias. A tradução de "with" significa "com", sendo assim, With seria basicamente:
Revisando a Aula 4.rar - Como faz tempo que escrevi isso, se o link estiver quebrado me avisem, vou fazer outro exemplo de revisão.
Abraços e bons estudos,
~Markituh.
° - Aula 1 (Parte 1) - Entendendo o Funcionamento do GML (O Básico)
° - Aula 1 (Parte 2) - Entendendo o Funcionamento do GML (As Estruturas do GML)
° - Aula 2 - Variáveis Locais, Globais, Arrays e Built-in Variables
° - Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
° - Aula 4 - A Declaração WITH
° - Aula 5 - A Declaração FOR
Aulas Complementares e Extras (Descontinuadas, pois já existe a Documentação Traduzida do Game Maker no fórum):
° - Extra 1 - Lista Completa e Explicada de Built-in Variables e Visão Geral sobre Constants
° - Extra 2 - Lista Detalhada e Explicada das Built-in Functions mais usadas em GML
Objetivo: Saiba como usar o With
Dificuldade: Depende da sua leitura e atenção.
Ferramenta: Seu cérebro, vontade de aprender e Game Maker.
Bom, não vou entrar muito em detalhes porque With não é coisa de outro mundo, é bem fácil para falar a verdade. With pode ser usado para usar funções que apenas podem ser usadas no próprio objeto, como instance_destroy(), mas também pode ser usado para outras coisas. Caso quiser especificar uma instância, será necessário usar a ID dela, que ensinaremos adiante.
Um exemplo do uso do With, como eu já disse, é destruir a instância. Isso pode ser facilmente feito no DnD apenas colocando algum objeto no campo "object" da janela. Não sei se você sabe, mas DnD são formas simplificadas do GML :surpreso:Abaixo, exemplo de uso:
- Código:
with (ball)
{
instance_destroy()
}
Mas tio Markituh, por que todas as instâncias?
Porque nós não definimos qual ia ser o objeto bola, então vai ser destruído todos os objetos que tiverem o nome bola na room. Como eu disse anteriormente, na próxima aula estaremos estudamos as IDs, basicamente identificadores. Para poder especificar uma certa instância, seria necessário usar uma ID, em conjunto com uma variável.
Mas tio Markituh, por que em conjunto com uma variável?
Porque se você tem uma bola que é criada na room, no tempo de execução, não se tem ao certo como saber a ID dela na hora de programar! Então, é necessário armazenar sua ID no momento de sua criação numa variável. Por exemplo:
Create da bola
- Código:
global.bola_atual = id
- Código:
with (global.bola_atual)
{
instance_destroy()
}
Um detalhe adicional: Como eu já disse, o With também serve pra outras coisas, seria nada legal se limitar apenas a destruição de instâncias. A tradução de "with" significa "com", sendo assim, With seria basicamente:
- Código:
com(o objeto tal)
{
realizar as ações que eu quero
}
- Código:
com(todos os objetos)
{
realizar tais ações
}
- Código:
with(obj_tal)
{
variavel_tal = other.variavel_tal
}
Revisando a Aula 4.rar - Como faz tempo que escrevi isso, se o link estiver quebrado me avisem, vou fazer outro exemplo de revisão.
Abraços e bons estudos,
~Markituh.
------------------------------------------
O Curso:° - Aula 1 (Parte 1) - Entendendo o Funcionamento do GML (O Básico)
° - Aula 1 (Parte 2) - Entendendo o Funcionamento do GML (As Estruturas do GML)
° - Aula 2 - Variáveis Locais, Globais, Arrays e Built-in Variables
° - Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
° - Aula 4 - A Declaração WITH
° - Aula 5 - A Declaração FOR
Aulas Complementares e Extras (Descontinuadas, pois já existe a Documentação Traduzida do Game Maker no fórum):
° - Extra 1 - Lista Completa e Explicada de Built-in Variables e Visão Geral sobre Constants
° - Extra 2 - Lista Detalhada e Explicada das Built-in Functions mais usadas em GML
Última edição por dharrison em Seg 05 maio 2014, 11:44, editado 7 vez(es) (Motivo da edição : Detalhes adicionais que eu deveria ter adicionado a muito tempo)
Markituh- Games Ranking :
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Re: [Curso de GML] Aula 4 - A declaração WITH
Bem bom,aprendi valew,nao lia a aula 2 e 3 ainda irei ler...
Nicolas- Data de inscrição : 23/02/2010
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Número de Mensagens : 492
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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