Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
[Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR
Curso de GML
A declaração FOR
Requerimentos: Noção básica de GML, que você tenha acompanhado todas as aulas, é claro.
A declaração FOR
Requerimentos: Noção básica de GML, que você tenha acompanhado todas as aulas, é claro.
Olá a todos os usuários deste fórum! Bem-vindo a quase-que-não-saia 5ª aula do Curso de GML, promovido por Dharrison. Como foi avisado no tópico, devido a problemas pessoais ele não vai poder continuar conosco e terminar estas aulas, mas eu o farei. Enfim, sem mais delongas, vamos logo ao que interessa.
Explicação - O que é o FOR?
O FOR é nada mais e nada menos que um loop do GM, cuja função é fazer uma certa escala de valores. A estrutura do FOR é esta:
- Código:
for (i=0;i<10;i+=1)
{
ações
}
Um loop, na língua portuguesa, é o seguinte:
Wikipédia escreveu:Loop é uma palavra inglesa, que originalmente significa “aro”, “anel” ou “sequência”, e que no contexto da língua portuguesa é usada com este último significado.
Na programação é a mesma coisa, um loop é uma sequência; e é exatamente o que o FOR é, uma sequência. A tradução de FOR é "para", sendo assim, traduzindo nosso FOR, ele ficaria desta forma:
para i, que é igual a 0, que se ela for menor que 10 vou adicionar +1 a ela.
{
e a cada mais 1, executar tais ações
}
Viu? O FOR é bastante simples! Ele é muito usado para fazer textos aparecerem em multi-linhas, para fazer chats por exemplo. Só é fazer operações matemáticas. Um exemplo de for, é usar para separar as letras de uma palavra, desta forma:
- Código:
var i,str;
str = "Paralelepípedo"
for (i=0;i<string_lenght(str);i+=1
{
draw_text(0,0+10*i,string_char_at(str,i)
}
Teste esse código no seu Game Maker, ele vai cumprir o que promete. O FOR vai desenhar todas as letras, uma abaixo da outra, da variável str. Viu como é simples? Explicando claramente:
A primeira declaração do parênteses, é o valor inicial; i é igual a 0. A segunda, a condição; se i for maior que a quantidade de caracteres da variável str,que é o que a função string_lenght faz. A terceira, o que será feito com a variável; adicionar +1. Você pode adiconar, remover ou igualar, não há limitações
Você não pode fazer isso apenas para desenhar textos, vai da sua imaginação, só é saber usar o FOR.
Finalização
Poxa, já acabou? É, já acabou. Mas não fique triste, ainda teremos muitas aulas pela frente... Será? Ah, não posso deixar de me esquecer, o download da aula:
- Código:
http://www.4shared.com/file/EVsqziu_/engine_aula_5.html
A engine está demasiada complexa :shock:Mas não bote a culpa em mim, bote a culpa no David :PNa engine é usado o FOR(de um método bem complexo, que acho que poderia ser simplificado) para atirar de acordo com o valor da variável.
Até a próxima, alunos!
------------------------------------------
O Curso:° - Aula 1 (Parte 1) - Entendendo o Funcionamento do GML (O Básico)
° - Aula 1 (Parte 2) - Entendendo o Funcionamento do GML (As Estruturas do GML)
° - Aula 2 - Variáveis Locais, Globais, Arrays e Built-in Variables
° - Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
° - Aula 4 - A Declaração WITH
° - Aula 5 - A Declaração FOR
Aulas Complementares e Extras (Descontinuadas, pois já existe a Documentação Traduzida do Game Maker no fórum):
° - Extra 1 - Lista Completa e Explicada de Built-in Variables e Visão Geral sobre Constants
° - Extra 2 - Lista Detalhada e Explicada das Built-in Functions mais usadas em GML
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
1x1 gosta desta mensagem
Re: [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR
Achei bem legal o tutorial, simples, rápido e claro.
Eu já sabia usar esse loop, mas é bom para quem não sabe e quer aprender.
Parabéns cara, bom tutorial!
Eu já sabia usar esse loop, mas é bom para quem não sabe e quer aprender.
Parabéns cara, bom tutorial!
Re: [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR
Opa, um comentário Obrigado, o objetivo é esse, ficam simples, rápido e claro para quem estiver lendo. Próxima aula vai ser sobre While,Do e Until.
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR
É Uma pena que Dharrision não poderá continuar com as aulas, eu gostaria de ajudar você com as aulas Markituh, sem muita coisa de GML.
Tópico:
Boa aula Markituh, eu mesmo não sabia muito bem sobre o FOR.
Até!
Tópico:
Boa aula Markituh, eu mesmo não sabia muito bem sobre o FOR.
Até!
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- C ou C++
Re: [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR
Opa, obrigado Super Games. Mas, sem muita coisa de GML? Se é um Curso de GML?
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR
Finalmente, finalizei o básico do GML, agradeço a esses tópicos e criadores dos tópicos por ajudarem pessoas como eu, que não sabem nada de programação!
VectorthecrocodileBR- Data de inscrição : 02/04/2021
Reputação : 3
Número de Mensagens : 5
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 1.4
- RPG Maker
Tópicos semelhantes
» [Curso de GML] Aula 4 - A declaração WITH
» Curso UDK - Aula 0: Noções sobre 3D, UDK e o Curso
» [Curso Gm 3D] Aula 4: MODELOS
» [Curso Gm 3D] Aula 5: TRANSFORMAÇÕES
» [Curso de GML] Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
» Curso UDK - Aula 0: Noções sobre 3D, UDK e o Curso
» [Curso Gm 3D] Aula 4: MODELOS
» [Curso Gm 3D] Aula 5: TRANSFORMAÇÕES
» [Curso de GML] Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|