GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR

4 participantes

Ir para baixo

[Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR

Mensagem por Markituh Qui 20 Jan 2011, 18:27

Curso de GML
A declaração FOR
Requerimentos: Noção básica de GML, que você tenha acompanhado todas as aulas, é claro.

Olá a todos os usuários deste fórum! Bem-vindo a quase-que-não-saia 5ª aula do Curso de GML, promovido por Dharrison. Como foi avisado no tópico, devido a problemas pessoais ele não vai poder continuar conosco e terminar estas aulas, mas eu o farei. Enfim, sem mais delongas, vamos logo ao que interessa.

Explicação - O que é o FOR?
O FOR é nada mais e nada menos que um loop do GM, cuja função é fazer uma certa escala de valores. A estrutura do FOR é esta:

Código:
for (i=0;i<10;i+=1)
{
ações
}

Um loop, na língua portuguesa, é o seguinte:

Wikipédia escreveu:Loop é uma palavra inglesa, que originalmente significa “aro”, “anel” ou “sequência”, e que no contexto da língua portuguesa é usada com este último significado.

Na programação é a mesma coisa, um loop é uma sequência; e é exatamente o que o FOR é, uma sequência. A tradução de FOR é "para", sendo assim, traduzindo nosso FOR, ele ficaria desta forma:

para i, que é igual a 0, que se ela for menor que 10 vou adicionar +1 a ela.
{
e a cada mais 1, executar tais ações
}

Viu? O FOR é bastante simples! Ele é muito usado para fazer textos aparecerem em multi-linhas, para fazer chats por exemplo. Só é fazer operações matemáticas. Um exemplo de for, é usar para separar as letras de uma palavra, desta forma:

Código:
var i,str;
str = "Paralelepípedo"
for (i=0;i<string_lenght(str);i+=1
{
draw_text(0,0+10*i,string_char_at(str,i)
}

Teste esse código no seu Game Maker, ele vai cumprir o que promete. O FOR vai desenhar todas as letras, uma abaixo da outra, da variável str. Viu como é simples? Explicando claramente:

A primeira declaração do parênteses, é o valor inicial; i é igual a 0. A segunda, a condição; se i for maior que a quantidade de caracteres da variável str,que é o que a função string_lenght faz. A terceira, o que será feito com a variável; adicionar +1. Você pode adiconar, remover ou igualar, não há limitações Very Happy

Você não pode fazer isso apenas para desenhar textos, vai da sua imaginação, só é saber usar o FOR.

Finalização
Poxa, já acabou? É, já acabou. Mas não fique triste, ainda teremos muitas aulas pela frente... Será? Ah, não posso deixar de me esquecer, o download da aula:


Código:
http://www.4shared.com/file/EVsqziu_/engine_aula_5.html

A engine está demasiada complexa :shock:Mas não bote a culpa em mim, bote a culpa no David :PNa engine é usado o FOR(de um método bem complexo, que acho que poderia ser simplificado) para atirar de acordo com o valor da variável.

Até a próxima, alunos! flw



------------------------------------------
O Curso:
° - Aula 1 (Parte 1) - Entendendo o Funcionamento do GML (O Básico)
° - Aula 1 (Parte 2) - Entendendo o Funcionamento do GML (As Estruturas do GML)
° - Aula 2 - Variáveis Locais, Globais, Arrays e Built-in Variables
° - Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
° - Aula 4 - A Declaração WITH
° - Aula 5 - A Declaração FOR

Aulas Complementares e Extras (Descontinuadas, pois já existe a Documentação Traduzida do Game Maker no fórum):

° - Extra 1 - Lista Completa e Explicada de Built-in Variables e Visão Geral sobre Constants
° - Extra 2 - Lista Detalhada e Explicada das Built-in Functions mais usadas em GML
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

1x1 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty Re: [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR

Mensagem por Grotle Qui 20 Jan 2011, 19:29

Achei bem legal o tutorial, simples, rápido e claro.
Eu já sabia usar esse loop, mas é bom para quem não sabe e quer aprender.
Parabéns cara, bom tutorial!
Grotle
Grotle

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-B
Data de inscrição : 28/02/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 559
Prêmios : [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://gsogaming.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty Re: [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR

Mensagem por Markituh Qui 20 Jan 2011, 19:31

Opa, um comentário cheers Obrigado, o objetivo é esse, ficam simples, rápido e claro para quem estiver lendo. Próxima aula vai ser sobre While,Do e Until.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty Re: [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR

Mensagem por Super Games Qui 20 Jan 2011, 20:08

É Uma pena que Dharrision não poderá continuar com as aulas, eu gostaria de ajudar você com as aulas Markituh, sem muita coisa de GML.
Tópico:
Boa aula Markituh, eu mesmo não sabia muito bem sobre o FOR.


Até!
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty Re: [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR

Mensagem por Markituh Qui 20 Jan 2011, 20:36

Opa, obrigado Super Games. Mas, sem muita coisa de GML? Se é um Curso de GML? Razz
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty Re: [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR

Mensagem por VectorthecrocodileBR Dom 04 Abr 2021, 23:52

Finalmente, finalizei o básico do GML, agradeço a esses tópicos e criadores dos tópicos por ajudarem pessoas como eu, que não sabem nada de programação! Feliz Feliz
VectorthecrocodileBR
VectorthecrocodileBR

Data de inscrição : 02/04/2021
Reputação : 3
Número de Mensagens : 5
Prêmios : [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • RPG Maker


Ir para o topo Ir para baixo

[Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR Empty Re: [Curso de GML] Aula 5 - A declaração FOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos