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[Curso de GML] Aula 4 - A declaração WITH

em Qui 09 Dez 2010, 21:26
Aula 4 - A declaração WITH

Objetivo: Saiba como usar o With
Dificuldade: Depende da sua leitura e atenção.
Ferramenta: Seu cérebro, vontade de aprender e Game Maker.

Bom, não vou entrar muito em detalhes porque With não é coisa de outro mundo, é bem fácil para falar a verdade. With pode ser usado para usar funções que apenas podem ser usadas no próprio objeto, como instance_destroy(), mas também pode ser usado para outras coisas. Caso quiser especificar uma instância, será necessário usar a ID dela, que ensinaremos adiante.
Um exemplo do uso do With, como eu já disse, é destruir a instância. Isso pode ser facilmente feito no DnD apenas colocando algum objeto no campo "object" da janela. Não sei se você sabe, mas DnD são formas simplificadas do GML :surpreso:Abaixo, exemplo de uso:
Código:
with (ball)
{
instance_destroy()
}
O código acima vai destruir todas as instâncias da bola na room.

Mas tio Markituh, por que todas as instâncias?

Porque nós não definimos qual ia ser o objeto bola, então vai ser destruído todos os objetos que tiverem o nome bola na room. Como eu disse anteriormente, na próxima aula estaremos estudamos as IDs, basicamente identificadores. Para poder especificar uma certa instância, seria necessário usar uma ID, em conjunto com uma variável.

Mas tio Markituh, por que em conjunto com uma variável?

Porque se você tem uma bola que é criada na room, no tempo de execução, não se tem ao certo como saber a ID dela na hora de programar! Então, é necessário armazenar sua ID no momento de sua criação numa variável. Por exemplo:
Create da bola
Código:
global.bola_atual = id
O código acima irá armazenar a ID da bola na variável global "bola_atual", para poder fazer um futuro uso. Agora que pegamos a ID desta bendita bola, vamos destruí-la! Buahahahaha!
Código:
with (global.bola_atual)
{
instance_destroy()
}
Viu? Bem fácil, não é mesmo? A aula mesmo com explicações extras, ficou pequena. With é bem simples, mas mesmo assim detalhei bastante para o melhor entendimento dos usuários iniciantes em GML.

Um detalhe adicional: Como eu já disse, o With também serve pra outras coisas, seria nada legal se limitar apenas a destruição de instâncias. A tradução de "with" significa "com", sendo assim, With seria basicamente:
Código:
com(o objeto tal)
{
realizar as ações que eu quero
}
Podemos usar o With para por exemplo mudar variáveis de um objeto, vai aonde sua mente quiser, porém podemos fazer isso usando "nome_do_objeto.variável"(sem aspas), por isso em muitos casos o With é mais usado na destruição de outro objeto por meio de GML. Mas tem uma outra função, que seria definir o parâmetro do objeto como "all"(sem aspas). "All" significa "todos", ou seja:
Código:
com(todos os objetos)
{
realizar tais ações
}
Uma curiosidade: Numa declaração With, podemos usar "other"(sem aspas) para indicar a instância que chamou o With. Sendo assim, caso queiramos por exemplo definir uma variável de um objeto igual a do objeto que chamou o with, podemos fazer:
Código:
with(obj_tal)
{
variavel_tal = other.variavel_tal
}
Simples, não? E como eu disse, a instância, ou seja, other vai equivaler à ID da instância que chamou o With, não a todas as instâncias, como ocorreria no exemplo do começo da aula. Então é isso pessoal! Desculpem-me não ter adicionado isso antes, isso realmente quebra a credibilidade da aula - mas uma coisa que eu realmente não sabia era o caso do other, no tempo que eu escrevi o tutorial. Bom, de qualquer modo, eis o aplicativo:
Revisando a Aula 4.rar - Como faz tempo que escrevi isso, se o link estiver quebrado me avisem, vou fazer outro exemplo de revisão.

Abraços e bons estudos,
~Markituh.


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O Curso:
° - Aula 1 (Parte 1) - Entendendo o Funcionamento do GML (O Básico)
° - Aula 1 (Parte 2) - Entendendo o Funcionamento do GML (As Estruturas do GML)
° - Aula 2 - Variáveis Locais, Globais, Arrays e Built-in Variables
° - Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
° - Aula 4 - A Declaração WITH
° - Aula 5 - A Declaração FOR

Aulas Complementares e Extras (Descontinuadas, pois já existe a Documentação Traduzida do Game Maker no fórum):

° - Extra 1 - Lista Completa e Explicada de Built-in Variables e Visão Geral sobre Constants
° - Extra 2 - Lista Detalhada e Explicada das Built-in Functions mais usadas em GML


Última edição por dharrison em Seg 05 Maio 2014, 11:44, editado 7 vez(es) (Razão : Detalhes adicionais que eu deveria ter adicionado a muito tempo)
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Re: [Curso de GML] Aula 4 - A declaração WITH

em Qui 09 Dez 2010, 22:25
Bem bom,aprendi valew,nao lia a aula 2 e 3 ainda irei ler...
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