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Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.
2 participantes
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Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.
Gostaria de saber que código eu uso para fazer o Game Maker reconhecer em um jogo de corrida quem está em primeiro, segundo, terceiro..., etc, e também como eu faço pro jogo demonstrar a posição do jogador na tela durante a corrida ? Como exemplo, o número da posição que aparece no jogo Super Mario Kart.
Qualquer ajuda é bem-vinda.
Outro exemplo: Se eu estou na posição oito, como na imagem acima, mostrar o número oito na tela onde estou vendo o personagem.
Qualquer ajuda é bem-vinda.
Outro exemplo: Se eu estou na posição oito, como na imagem acima, mostrar o número oito na tela onde estou vendo o personagem.
Última edição por Machow8 em Dom 23 maio 2010, 11:59, editado 2 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.
cara... você não parece novato... mais isso é uma coisa para quem é bem experiente ''Em progamação'' pois... isto vai levar a [códigos]... você pode pedir ajuda aos administradores... . eu tambem não sei fazer isto, mais não procurei pois pode ser Difícil até para min! ... MAIS NÃO BAIXE A CABEÇA .... levantia!.. .não dessanime!
uriel.56- Data de inscrição : 13/02/2010
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Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.
Como eu faço para falar com um administrador? É que eu sou novato nesse site, apesar de mexer com programação a um certo tempo, e com Game Maker tbm.
Convidado- Convidado
Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.
entra neste link e conta a tua dúvida a ele... se ele não souber ele manda para outro administrador e etc....
http://www.gamemakerbrasil.com/msg.forum?mode=post&u=64
atenção... você tem que botar o assunto... só quem vai ver esta menssgem é ele... e isto se chama ''Menssagem Privada''
http://www.gamemakerbrasil.com/msg.forum?mode=post&u=64
atenção... você tem que botar o assunto... só quem vai ver esta menssgem é ele... e isto se chama ''Menssagem Privada''
uriel.56- Data de inscrição : 13/02/2010
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Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.
Ok, obrigado pela sua ajuda, uriel.56.
Mas, se alguém quiser contribuir mais, fique livre para postar aqui.
Mas, se alguém quiser contribuir mais, fique livre para postar aqui.
Convidado- Convidado
Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.
eu quando quero fazer algo desse jeito.
1º: Crie um objeto e faça um sprite fino, e largo q tome toda a pista.
2º: No CREATE coloque:
aí vc muda o tamanho da letra e tudo, bem eu acho q é assim.
obs. (o sprite deve ter o min. possivel de largura!)
1º: Crie um objeto e faça um sprite fino, e largo q tome toda a pista.
2º: No CREATE coloque:
- Código:
visible=false global.posicao=(aki coloca a posisão em q o carro vai começar a corrida)
- Código:
if distance_to_object(obj_car_ini)<1 {global.posicao-=1}
- Código:
draw_text(x,y,global.posisao)
aí vc muda o tamanho da letra e tudo, bem eu acho q é assim.
obs. (o sprite deve ter o min. possivel de largura!)
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
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Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.
Amigão, este estilo de jogo aí é mais fácil de se fazer do que se pensa. É até muito mais fácil de fazer do que um jogo de plataforma desde que você entenda o conceito de como ele funciona.
Há uns tempos atrás eu fiz um jogo estilo Top Gear (do SNES) só usando draw e um esquema de vetor (arrays) que um amigo me ensinou. O segredo é saber separar o que é mostrado na tela do que é "real", ou seja, o jogo funciona de uma forma, mas o que é passado na tela, pro jogador, é outra.
Você poderia por exemplo, fazer como eu fiz: usar um path e a medida em que o player "acelera", você controla a posição dele relativamente à esse mesmo path. Daí fica fácil saber a posição de todos os carros e qual está mais "à frente" ou "atrás"... Usando path, também fica super fácil saber se o player está "indo" ou "voltando". Pra isso basta checar a posição atual no step e a posição no step anterior.
A única coisa que eu tive muita dificuldade pra fazer, mas acabei conseguindo com ajuda foi aquelas rampas do Top Gear em que o carro sobe pra "outro plano" e depois volta ou desce. Isso foi f*da, o resto é moleza.
Aliás, lá na Yoyo tem vários engines de jogos estilo Mario Kart, que é ainda mais fácil pois, você vai usar só o motor de 3D do GM (com path também!). Assim que eu terminar uns projetos aqui, quero postar um tutorial pra galera de como se faz isso.
Há uns tempos atrás eu fiz um jogo estilo Top Gear (do SNES) só usando draw e um esquema de vetor (arrays) que um amigo me ensinou. O segredo é saber separar o que é mostrado na tela do que é "real", ou seja, o jogo funciona de uma forma, mas o que é passado na tela, pro jogador, é outra.
Você poderia por exemplo, fazer como eu fiz: usar um path e a medida em que o player "acelera", você controla a posição dele relativamente à esse mesmo path. Daí fica fácil saber a posição de todos os carros e qual está mais "à frente" ou "atrás"... Usando path, também fica super fácil saber se o player está "indo" ou "voltando". Pra isso basta checar a posição atual no step e a posição no step anterior.
A única coisa que eu tive muita dificuldade pra fazer, mas acabei conseguindo com ajuda foi aquelas rampas do Top Gear em que o carro sobe pra "outro plano" e depois volta ou desce. Isso foi f*da, o resto é moleza.
Aliás, lá na Yoyo tem vários engines de jogos estilo Mario Kart, que é ainda mais fácil pois, você vai usar só o motor de 3D do GM (com path também!). Assim que eu terminar uns projetos aqui, quero postar um tutorial pra galera de como se faz isso.
Convidad- Convidado
Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.
Capitão Commando, vc poderia colocar um código sobre o que vc tá sugerindo? Assim como o Thiago_o_programador fez com o dele.
Assim vou entender melhor o que queres falar.
Assim vou entender melhor o que queres falar.
Convidado- Convidado
Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.
Machow8 escreveu:Capitão Commando, vc poderia colocar um código sobre o que vc tá sugerindo? Assim como o Thiago_o_programador fez com o dele.
Assim vou entender melhor o que queres falar.
Tudo bem. Assim que for possível eu posto um engine aqui no fórum.
Convidad- Convidado
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