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Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.

em Dom 23 Maio 2010, 11:38
Gostaria de saber que código Question eu uso para fazer o Game Maker reconhecer em um jogo de corrida quem está em primeiro, segundo, terceiro..., etc, e também como eu faço pro jogo demonstrar a posição do jogador na tela durante a corrida ? Como exemplo, o número da posição que aparece no jogo Super Mario Kart.
Qualquer ajuda é bem-vinda. Very Happy


Outro exemplo: Se eu estou na posição oito, como na imagem acima, mostrar o número oito na tela onde estou vendo o personagem.


Última edição por Machow8 em Dom 23 Maio 2010, 11:59, editado 2 vez(es)
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Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.

em Dom 23 Maio 2010, 11:43
cara... você não parece novato... mais isso é uma coisa para quem é bem experiente ''Em progamação'' pois... isto vai levar a [códigos]... você pode pedir ajuda aos administradores... . eu tambem não sei fazer isto, mais não procurei pois pode ser Difícil até para min! ... MAIS NÃO BAIXE A CABEÇA .... levantia!.. .não dessanime!
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Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.

em Dom 23 Maio 2010, 11:48
Como eu faço para falar com um administrador? É que eu sou novato nesse site, apesar de mexer com programação a um certo tempo, e com Game Maker tbm.
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Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.

em Dom 23 Maio 2010, 11:55
entra neste link e conta a tua dúvida a ele... se ele não souber ele manda para outro administrador e etc....

http://www.gamemakerbrasil.com/msg.forum?mode=post&u=64

atenção... você tem que botar o assunto... só quem vai ver esta menssgem é ele... e isto se chama ''Menssagem Privada''
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Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.

em Dom 23 Maio 2010, 12:00
Ok, obrigado pela sua ajuda, uriel.56. Happy
Mas, se alguém quiser contribuir mais, fique livre para postar aqui. farao
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Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.

em Seg 24 Maio 2010, 15:16
eu quando quero fazer algo desse jeito.
1º: Crie um objeto e faça um sprite fino, e largo q tome toda a pista.
2º: No CREATE coloque:
Código:
visible=false global.posicao=(aki coloca a posisão em q o carro vai começar a corrida)
3º: No STEP coloque:
Código:
if distance_to_object(obj_car_ini)<1 {global.posicao-=1}
4º: Crie um obj nomeiu de placa e coloke no DRAW:
Código:
draw_text(x,y,global.posisao)

aí vc muda o tamanho da letra e tudo, bem eu acho q é assim.

obs. (o sprite deve ter o min. possivel de largura!)
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Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.

em Seg 24 Maio 2010, 21:13
Amigão, este estilo de jogo aí é mais fácil de se fazer do que se pensa. É até muito mais fácil de fazer do que um jogo de plataforma desde que você entenda o conceito de como ele funciona.

Há uns tempos atrás eu fiz um jogo estilo Top Gear (do SNES) só usando draw e um esquema de vetor (arrays) que um amigo me ensinou. O segredo é saber separar o que é mostrado na tela do que é "real", ou seja, o jogo funciona de uma forma, mas o que é passado na tela, pro jogador, é outra.

Você poderia por exemplo, fazer como eu fiz: usar um path e a medida em que o player "acelera", você controla a posição dele relativamente à esse mesmo path. Daí fica fácil saber a posição de todos os carros e qual está mais "à frente" ou "atrás"... Usando path, também fica super fácil saber se o player está "indo" ou "voltando". Pra isso basta checar a posição atual no step e a posição no step anterior.

A única coisa que eu tive muita dificuldade pra fazer, mas acabei conseguindo com ajuda foi aquelas rampas do Top Gear em que o carro sobe pra "outro plano" e depois volta ou desce. Isso foi f*da, o resto é moleza.

Aliás, lá na Yoyo tem vários engines de jogos estilo Mario Kart, que é ainda mais fácil pois, você vai usar só o motor de 3D do GM (com path também!). Assim que eu terminar uns projetos aqui, quero postar um tutorial pra galera de como se faz isso.
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Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.

em Sab 29 Maio 2010, 12:13
Capitão Commando, vc poderia colocar um código sobre o que vc tá sugerindo? Assim como o Thiago_o_programador fez com o dele. Laughing
Assim vou entender melhor o que queres falar. Happy
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Re: Reconhecimento de posição em um jogo de corrida.

em Dom 30 Maio 2010, 21:18
Machow8 escreveu:Capitão Commando, vc poderia colocar um código sobre o que vc tá sugerindo? Assim como o Thiago_o_programador fez com o dele. Laughing
Assim vou entender melhor o que queres falar. Happy

Tudo bem. Assim que for possível eu posto um engine aqui no fórum.
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