[Duvida] jogo de corrida

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Resolvido [Duvida] jogo de corrida

Mensagem por 9155gabrielgap em Sex 20 Dez 2013, 17:59

bom, eu queria saber como fazer o carro correr cada vez mais em quanto eu pressiono a seta para cima, e quando eu solto o carro vai parando cada vez mais, tipo need for speed, não quero nada muito complexo como medidor de velocidade ou marcha, mas eu queria um código, tutorial ou uma engine q mostre isso, e q assim faça com o carro rival, só q automáticamente. se eu tiver cometido algum erro na pergunta me avisem pf, é meu primeiro tópico   Happy


Última edição por 9155gabrielgap em Seg 23 Dez 2013, 12:20, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: [Duvida] jogo de corrida

Mensagem por Matheusj.st em Sex 20 Dez 2013, 18:28

Você pode fazer algo parecido com isso no player:
create:
Código:
v=0 //v vai virar a velocidade
controle=0 //controla se vc está apertando a seta de andar ou não
velocidade=0 //velocidade
step:
Código:
if keyboard_check(vk_up) {controle = 1} else {controle = 0} //checando se está apertando a seta
if v<0 {v=0} //se v menor que 0, v = 0
if controle = 1 // se controle = 1
{v+=1} //acelerando
else // se não
{v-=1} //diminuindo
velocidade = (v/10) // velocidade final

if controle = 1 {y -= velocidade} //andando =)

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Resolvido Re: [Duvida] jogo de corrida

Mensagem por PedroSilva em Sex 20 Dez 2013, 18:28

É só aumentar a velocidade quando aperta a seta para cima e quando soltar a velocidade começa a descer. O_o

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Resolvido Re: [Duvida] jogo de corrida

Mensagem por AlexBosquin em Sex 20 Dez 2013, 18:34

bom isso vai depender do seu jogo de corrida se for akeles que so anda pra cima e só fazer assim:

supondo que pra ir pra cima seja W

STEP
Código:

//Aqui ele define o máximo de velocidade vertical (pra cima)
if vspeed>=10 then vspeed=10 //traduzindo: se velocidade vertical for maior ou igual a 10 ela será sempre 10
if vspeed<=0 then vspeed=0 //traduzindo: se velocidade vertical for menor ou igual a 0 ela será sempre 0

if keyboard_check(ord'W') //se segurar W
{
  hspeed+=0.2 // velocidade vertical aumenta em 0.2 a cada step
}

if keyboard_check_released(ord'W') //se soltar tecla W
{
  hspeed-=0.2 // velocidade vertical aumenta 0.2 a cada step
}

Bom se for aqueles de topdown que pode mover 360 a teoria é a mesma e vc pode mudar os valores conforme seu gosto.

Ah e antes de fazer perguntas pesquisa aki no fórum ver se ja não tem uma dúvida igual ok? e se não achar aqui procura no google, aqui é só último recurso

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Resolvido Re: [Duvida] jogo de corrida

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 20 Dez 2013, 19:15

você pode optar por uma técnica mais simples de aceleração também

no evento create:
Código:

friction=0.2 //quanto mais alto mais rápido o carro para

para acelerar teclando para cima faz assim

no evento step
Código:

if (keyboard_check(vk_up))
{
if vspeed > -10 vspeed -=1
}
//aqui retorna o friction caso freiar

if (vspeed =0 && friction <> 0.2)
{
friction=0.2
}

//se quizer frear pode faça assim

if (keyboard_check(vk_down)){friction=1}

}

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Resolvido Re: [Duvida] jogo de corrida

Mensagem por 9155gabrielgap em Sab 21 Dez 2013, 11:38

vlw muito, me ajudou muito, eu não entendo muito de códigos do game maker, mas eu entendi um pouco a solução de cada um, eu faço mais jogos como os comandos tipo: action jump position (esse é o comando q eu uso para movimentar o personagem) e etc...

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Resolvido Re: [Duvida] jogo de corrida

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