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Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida?

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Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida? Empty Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida?

Mensagem por CLS Seg 17 maio 2010, 21:16

Bom,estou criando um jogo de corrida e tô com uma dúvida:
Como faço um sistema de laps de jogo de corrida?
Ja tentei(tentei muito) mas não consegui.
Eu queo que se algum carro (máquina ou player) tocar na faixa conte uma volta,e na última,quem tocar primeiro ganha a corrida...
Não desisti de tentar mas quero a ajuda de vcs!!! Very Happy Very Happy
Esses projeto pretende se muito bom!
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Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida? Empty Re: Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida?

Mensagem por douglaslds Seg 17 maio 2010, 21:25

Tente assim:

CREATE:

Código:
laps=0

Na colisão com a faixa:

Código:
laps+=1

No Step:

Código:
if laps=3 {room_restart();}

//o 3 vc troca pelo numero de voltas

Acho que pode ocorrer um bug aí!

Eu vou tentar fazer uma engie pra ti e te envio!
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Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida? Empty Re: Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida?

Mensagem por fonetico Seg 17 maio 2010, 21:27

douglaslds escreveu:Tente assim:

CREATE:

Código:
laps=0

Na colisão com a faixa:

Código:
laps+=1

No Step:

Código:
if laps=3 {room_restart();}

//o 3 vc troca pelo numero de voltas

Acho que pode ocorrer um bug aí!

Eu vou tentar fazer uma engie pra ti e te envio!

Também tinha tentado algo do tipo, mas tem um problema ai, você concorda que sempre que o carro estiver colidindo com a faixa (enquanto ele estiver passando pro cima), será acrescentado mais um lap, agora a questão é, como fazer isso só uma vez...
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Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida? Empty Re: Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida?

Mensagem por douglaslds Seg 17 maio 2010, 21:29

Por isso que eu citei:

"Acho que pode ocorrer um bug aí!"
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Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida? Empty Re: Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida?

Mensagem por victor_aco Seg 17 maio 2010, 21:30

Coloque no evento CREATE do objeto controle:
Código:
volta=false
laps=1

Crie um objeto pode chamar de subfaixa e no evento colission coloque:
Código:
volta=true
OBS: Marque a opção Object: e selecione o objeto controle.

No objeto player coloque:
No evento COLLISION com a faixa:
Código:
if voltas=true
{
laps+=1
voltas=false
}
else
{}
OBS: Marque a opção Object: e selecione o objeto controle.

Explicação:
A subfaixa que deve ser posicionada alguns pixels antes da faixa vai indicar se o player deu a volta ou não. Eu pensei dessa forma se conseguir melhorar eu posto mais.

EDIT:
Acabei de perceber que vai dar na mesma então você pode usar um alarme para dar um minimo de tempo para o player dar a volta ou espalhar chexkpoints pela pista onde o player só completara uma volta se pegar todos.
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Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida? Empty Re: Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida?

Mensagem por douglaslds Seg 17 maio 2010, 21:35

victor_bh escreveu:Coloque no evento CREATE do objeto controle:
Código:
volta=false
laps=1

Crie um objeto pode chamar de subfaixa e no evento colission coloque:
Código:
volta=true
OBS: Marque a opção Object: e selecione o objeto controle.

No objeto player coloque:
No evento COLLISION com a faixa:
Código:
if voltas=true
{
laps+=1
voltas=false
}
else
{}
OBS: Marque a opção Object: e selecione o objeto controle.

Explicação:
A subfaixa que deve ser posicionada alguns pixels antes da faixa vai indicar se o player deu a volta ou não. Eu pensei dessa forma se conseguir melhorar eu posto mais.

EDIT:Acabei de perceber que vai dar na mesma então você pode usar um alarme para dar um minimo de tempo para o player dar a volta ou espalhar chexkpoints pela pista onde o player só completara uma volta se pegar todos.


eu tinha acabado de pensar quase isso Very Happy
mas isso deve funcionar!

EDIT:

Eu estava testando uns códigos aqui e deu certo...

Crie uma linha e coloque antes da faixa.

No obj_carro:

CREATE:

Código:
volta=true
laps=0

Alarm 0:

Código:
volta=true

STEP:

Código:
if laps=3
{
room_restart();
}

Na colisão com a linha:

Código:
if volta=true
{
laps+=1
}

volta=false
alarm[0]=30

Siga tudo isso na mesma ordem.
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Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida? Empty Re: Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida?

Mensagem por Licht Seg 17 maio 2010, 21:56

tente fazer desse jeito que o douglas disse, mas no evento de colisão do player com a faixa, faça assim:

arraste a ação: change instance
agir com self
se transformando num objeto que seja com o sprite do personagem normal, sendo que esse objeto dê uma acelerada.

no objeto do carro dando uma acelerada, no seu sprite, coloque umas 10 subimagens, e no evento "other-> animation end" põa para ele voltar a ser o player normal.
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Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida? Empty Re: Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida?

Mensagem por CLS Ter 18 maio 2010, 10:05

Vlw pessoal,mas acho que vcs num entenderam a pergunta,e assim,tem doi carros,o player e a máquina;eu quero que se algum desses terminar as voltas mais rápido,esse sujeito ganha!
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Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida? Empty Re: Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida?

Mensagem por douglaslds Ter 18 maio 2010, 11:46

é só fazer a mesma coisa com o outro carro! Very Happy
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Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida? Empty Re: Como que eu faço sistema de laps de jogo de corrida?

Mensagem por shatterhand2 Ter 18 maio 2010, 14:42

Imagino que seja um jogo de corrida com visao aerea.

Voce tem que colocar objetos invisiveis que funcionem como checkpoints, e se certificar que o jogador passe por cada um deles na ordem correta... ou seja, o checkpoint2 só pode ser "Ativado" se o checkpoint1 ja tiver sido ativado antes, e o checkpoint3 so pode ser ativado caso o checkpoint2 e o checkpoint1 tenham sido ativados.

Voce vai "ativar" o checkpoint quando o carro tocar nele. Como sao dois carros, cada checkpoint tem q ter uma variavel que determina se ele ja foi ativado pra um carro, e outra variavel pra ver se ele ja foi ativado pelo outro carro.

Quando um carro ativar todos os checkpoints dele, todos devem ser desativados novamente, e uma variavel desse carro (que conte o numero de voltas) deve subir em 1.

Quando um dos carros tiver o numero de voltas igual ao numero de voltas que ele deve dar pra vence a corrida (Isso deve ser verificado quando todos os checkpoints tiverem sido "ativados"), o jogo deve parar e mostrar o vencedor.


Pronto, te dei o algoritmo, agora é só implementar Smile
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Mensagem por correiajoao Qua 07 Jul 2010, 14:23

Eu tbm estou fazendo um jogo desse, e esse código, tá do melhor!

Happy
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Mensagem por primz Qua 07 Jul 2010, 15:59

esse post já é de dois meses!
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Mensagem por Mystery_boy_maker Qua 07 Jul 2010, 18:40

Eu vou trancar o Tópico para evitar que esse assunto antigo seja ressucitado de vez !


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