GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


oq e mask,parent e depth?

+2
victor_aco
jpaulo
6 participantes

Ir para baixo

oq e mask,parent e depth? Empty oq e mask,parent e depth?

Mensagem por jpaulo Qua 05 maio 2010, 17:40

oq e mask,parent e depth?
jpaulo
jpaulo

Data de inscrição : 21/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 345
Prêmios : oq e mask,parent e depth? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

oq e mask,parent e depth? Empty Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por victor_aco Qua 05 maio 2010, 17:51

Parent eu sei. É um recurso do gm muito interessante para quem tem no seu jogo muitos objetos diferentes mas que realizam algumas funções iguais.
Exemplo: Eu tenho 3 objetos (maça, uva e banana). Os 3 objetos são diferentes mas todos eles aumentam 50 de hp.
Então eu crio um objeto que no caso é obj_paifruta e nele eu coloco que toda colisão com o player aumenta 50 de hp.
Agora eu vou nos objetos das frutas e coloco como parent o obj_paifruta.
victor_aco
victor_aco

Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios : oq e mask,parent e depth? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

oq e mask,parent e depth? Empty Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por fonetico Qua 05 maio 2010, 17:54

mask é uma sprite que vai servir de colisão para o objeto atual ou seja, se por exemplo você fazer um quadrado todo preto, e aplicá-lo como máscara, mesmo se o objeto for uma bola, essa mesma vai colidir com outros objetos como se fosse um quadrado.

Parent é uma característica importante do Game Maker que lhe permite aplicar propriedades de um objeto em outro, sendo assim, os eventos do objeto PAI (ao qual se seleciona o parent) serão executados no objeto posterior. Muito útil na hora de criar vários objetos idênticos.

Depth é um número que determina se um objeto será mostrado na frente de outro ou não. Números menores que os outros objetos permitem que esse objeto fique na frente.
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : oq e mask,parent e depth? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

oq e mask,parent e depth? Empty Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por Henrique_GJ Qua 05 maio 2010, 18:38

droga cheguei atrasado!

bem, o souzalucasjose já disse tudo

eu nunk usei o parent e nem sei se um dia eu vou precisar mas mask e depth é muito importante

a mask por exemplo vc tem que saber configurá-la prq isso é uma coisa danada pra dar bug no jogo

pra vc entender melhor o que é mask, sabe quando vc tá jogando mário e o mário não encosta no inimigo mas morre mesmo assim e a gente fica put* da vida?

provavelmente é a mask que é maior que o sprite dele quando ele pula, porque quando ele pula, quando chega lá no alto ele abre as pernas e a sprite fica menor.... acho que por isso se encostar logo embaixo dele ele acaba morrendo porque de acordo com a mask ele tá colidindo ali

e depth vc pode configurar por código, basta usar o código depth assim:

depth = (aqui vc põe um número, quando menor ele fica na frente de um objeto com o depth menor)

eu tava pensando e sabe, quando vc vai fazer um jogo qualquer quanto mais no alto o objeto estiver menor é o Y?

pois é, se você for fazer um jogo RPG vc pode colocar em todos os objetos:

no step:

depth_negativo = 1000 - Y
depth = depth_negativo


eu não sei se funciona pois ainda tenho que testar, mas... é o seguinte:

depth_negativo é uma variável que criar vc pode colocar qualquer outra coisa (menos depth claro) e 1000 é só um exemplo tbm vc pode colocar o tamanho d room eu um número grande, assim o objeto que tá embaixo sempre estará na frente e talz


término de discurso (ufa)
Henrique_GJ
Henrique_GJ

Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1344
Prêmios : oq e mask,parent e depth? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Java
  • C ou C++


http://sitedosjogos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

oq e mask,parent e depth? Empty Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por Licht Qua 05 maio 2010, 19:33

lembre-se que antes de perguntar, é preciso buscar no fórum. eu fiz um tutorial sobre propriedades de objeto: http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f11/tuto-propriedades-de-objeto-t7564.htm
Licht
Licht

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios : oq e mask,parent e depth? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

oq e mask,parent e depth? Empty Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por jpaulo Sáb 08 maio 2010, 08:27

ok eu entendi o depht(e bem util),e um pouco do parent.exemplo,estou colocando as propriedades de um obj.ai eu marco parent em tal obj.isso quer dizer que a partir dali,todo evento e açao que eu colocar vai ser colocado no outro obj.mas e quando eu nao quiser mais que eles sejam parents?
jpaulo
jpaulo

Data de inscrição : 21/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 345
Prêmios : oq e mask,parent e depth? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

oq e mask,parent e depth? Empty Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por jpaulo Sáb 08 maio 2010, 08:28

e eu continuo sem entender mask
jpaulo
jpaulo

Data de inscrição : 21/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 345
Prêmios : oq e mask,parent e depth? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

oq e mask,parent e depth? Empty Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por Cainã Sáb 08 maio 2010, 10:36

Por favor tome cuidado com o post duplo.

A mask serve para usar um sprite com uma colisão diferente. Por exemplo o seu personagem é um quadrado mas você quer que as colisões sejam na forma de um círculo. Para isso você cria um sprite de um círculo e coloca como mask.
Cainã
Cainã

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 1335
Prêmios : oq e mask,parent e depth? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://cai.na.tl/

Ir para o topo Ir para baixo

oq e mask,parent e depth? Empty Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos