oq e mask,parent e depth?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

oq e mask,parent e depth?

Mensagem por jpaulo em Qua 05 Maio 2010, 17:40

oq e mask,parent e depth?

jpaulo

Número de Mensagens : 345
Data de inscrição : 21/03/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por victor_aco em Qua 05 Maio 2010, 17:51

Parent eu sei. É um recurso do gm muito interessante para quem tem no seu jogo muitos objetos diferentes mas que realizam algumas funções iguais.
Exemplo: Eu tenho 3 objetos (maça, uva e banana). Os 3 objetos são diferentes mas todos eles aumentam 50 de hp.
Então eu crio um objeto que no caso é obj_paifruta e nele eu coloco que toda colisão com o player aumenta 50 de hp.
Agora eu vou nos objetos das frutas e coloco como parent o obj_paifruta.

victor_aco

Número de Mensagens : 666
Idade : 21
Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por fonetico em Qua 05 Maio 2010, 17:54

mask é uma sprite que vai servir de colisão para o objeto atual ou seja, se por exemplo você fazer um quadrado todo preto, e aplicá-lo como máscara, mesmo se o objeto for uma bola, essa mesma vai colidir com outros objetos como se fosse um quadrado.

Parent é uma característica importante do Game Maker que lhe permite aplicar propriedades de um objeto em outro, sendo assim, os eventos do objeto PAI (ao qual se seleciona o parent) serão executados no objeto posterior. Muito útil na hora de criar vários objetos idênticos.

Depth é um número que determina se um objeto será mostrado na frente de outro ou não. Números menores que os outros objetos permitem que esse objeto fique na frente.

fonetico

Número de Mensagens : 1830
Idade : 21
Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por Henrique_GJ em Qua 05 Maio 2010, 18:38

droga cheguei atrasado!

bem, o souzalucasjose já disse tudo

eu nunk usei o parent e nem sei se um dia eu vou precisar mas mask e depth é muito importante

a mask por exemplo vc tem que saber configurá-la prq isso é uma coisa danada pra dar bug no jogo

pra vc entender melhor o que é mask, sabe quando vc tá jogando mário e o mário não encosta no inimigo mas morre mesmo assim e a gente fica put* da vida?

provavelmente é a mask que é maior que o sprite dele quando ele pula, porque quando ele pula, quando chega lá no alto ele abre as pernas e a sprite fica menor.... acho que por isso se encostar logo embaixo dele ele acaba morrendo porque de acordo com a mask ele tá colidindo ali

e depth vc pode configurar por código, basta usar o código depth assim:

depth = (aqui vc põe um número, quando menor ele fica na frente de um objeto com o depth menor)

eu tava pensando e sabe, quando vc vai fazer um jogo qualquer quanto mais no alto o objeto estiver menor é o Y?

pois é, se você for fazer um jogo RPG vc pode colocar em todos os objetos:

no step:

depth_negativo = 1000 - Y
depth = depth_negativo


eu não sei se funciona pois ainda tenho que testar, mas... é o seguinte:

depth_negativo é uma variável que criar vc pode colocar qualquer outra coisa (menos depth claro) e 1000 é só um exemplo tbm vc pode colocar o tamanho d room eu um número grande, assim o objeto que tá embaixo sempre estará na frente e talz


término de discurso (ufa)

Henrique_GJ

Número de Mensagens : 1344
Idade : 19
Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://sitedosjogos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por Licht em Qua 05 Maio 2010, 19:33

lembre-se que antes de perguntar, é preciso buscar no fórum. eu fiz um tutorial sobre propriedades de objeto: http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f11/tuto-propriedades-de-objeto-t7564.htm

Licht

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 1217
Idade : 18
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

http://lightsoftworks.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por jpaulo em Sab 08 Maio 2010, 08:27

ok eu entendi o depht(e bem util),e um pouco do parent.exemplo,estou colocando as propriedades de um obj.ai eu marco parent em tal obj.isso quer dizer que a partir dali,todo evento e açao que eu colocar vai ser colocado no outro obj.mas e quando eu nao quiser mais que eles sejam parents?

jpaulo

Número de Mensagens : 345
Data de inscrição : 21/03/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por jpaulo em Sab 08 Maio 2010, 08:28

e eu continuo sem entender mask

jpaulo

Número de Mensagens : 345
Data de inscrição : 21/03/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por Cainã em Sab 08 Maio 2010, 10:36

Por favor tome cuidado com o post duplo.

A mask serve para usar um sprite com uma colisão diferente. Por exemplo o seu personagem é um quadrado mas você quer que as colisões sejam na forma de um círculo. Para isso você cria um sprite de um círculo e coloca como mask.

Cainã

Número de Mensagens : 1335
Idade : 22
Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://cai.na.tl/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oq e mask,parent e depth?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:44


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum