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Introdução ao Draw - draw_line

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Introdução ao Draw - draw_line

Mensagem por fonetico em Ter 20 Abr 2010, 16:53

Nome: Introdução ao Draw - draw_line
Descrição: Terceira aula sobre o draw, você pode ver as duas anteriores nos links abaixo:
Introdução ao Draw - Básico
Introdução ao Draw - Draw_point
Nível de dificuldade: Médio (necessita saber como funciona as coordenadas X e Y)
Requerimentos: Qualquer versão, registrada ou não.
Desenvolvimento:

Introdução ao Draw - draw_line

Demorou mas chegou! Durante esses dias, eu andei sem tempo para continuar a fazer os tutoriais, mas não desisti! E como prova, aqui, a terceira aula de Draw!

O código draw_line
Como o próprio código diz, serve para desenhar linhas, com expessura equivalente a um píxel. A estrutura desse código é simples:

draw_line(x1,y1,x2,y2)

Para entendermos como desenhar a linha exatamente no lugar onde queremos, é necessário saber como os códigos no draw funcionam.

Beleza! Então como os códigos funcionam?
É simples! Em todos os códigos do draw, exceto o draw_point, é preciso especificar duas extremidades. O draw_line é o mais fácil de compreender, porque só precisamos "dizer" ao GM, as duas extremidades da linha e ele faz o resto.

Cara não entendi, explica melhor!
Por causa dessa pergunta que é necessário saber como as coordenadas X e Y funcionam. Para explicar melhor essa noção de extremidades da linha, eu fiz uma representação bem simples de como funciona:



Como mostrado na imagem, os dois primeiros argumentos do script x1 e y1 são a posição X da primeira extremidade da linha e a posição Y da primeira extremidade.
A mesma coisa acontece com os dois últimos argumentos x2 e y2 que são a posição do X da segunda extremidade da linha e a posição Y da segunda extremidade da linha. É como se fosse o draw_point, com a única diferença que é necessário identificar dois pontos na tela, e o espaço intermediário entre esses dois pontos é desenhado a linha.

Até agora entendi, mas a linha saiu muito fina, não tem como engrossar isso não?
Sim claro que tem! Essa forma eu aprendi com o nosso amigo Pedro_Henrique, e é simples, é só acrescentar mais um ponto a cada argumento, por exemplo:

draw_line(20,20,30,70) //desenhado a primeira linha
draw_line(21,21,31,71( //desenha outra linha ligeiramente ao lado desta


Com isto, dá a impressão que a linha ficou mais grossa.

Bom e é só isso, espero que tenham gostado do tutorial.
A próxima aula, vou falar sobre o draw_rectangle


Última edição por fonetico em Qua 01 Set 2010, 18:35, editado 1 vez(es)
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Re: Introdução ao Draw - draw_line

Mensagem por Isaias em Ter 20 Abr 2010, 17:07

bom tuto xD , vai me ajudar bastante em um futuro projeto Smile
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Re: Introdução ao Draw - draw_line

Mensagem por afonso_silva em Seg 28 Jun 2010, 09:54

optimo tuto! ajudou-me imenso, por k eu ñ conhecia essas funçoes
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Re: Introdução ao Draw - draw_line

Mensagem por Super Games em Seg 28 Jun 2010, 10:06

Otimo tutorial, vai ajudar a min e outras pessoas
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Re: Introdução ao Draw - draw_line

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