Entrar
Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Introdução ao Draw - draw_rectangle
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Introdução ao Draw - draw_rectangle
Opa! Olha eu aqui novamente! Mais uma vez (espero ser a última) peço desculpas para as pessoas que estavam esperando novas aulas. Mas sabem como é que é, você cresce, ganha novos deveres e oportunidades, o que fazem seu tempo encurtar. Já faz um tempo que não posto novos tutoriais (4 meses) mas vou tentar continuar até o fim, porque ainda tem muitas funções para ensinar.
Nesta, ensinarei a usar o draw_rectangle.
Para quem quiser ver os tutoriais anteriores, seguem os links:
Introdução ao Draw - Básico
Introdução ao Draw - draw_point
Introdução ao Draw - draw_line
Nome: Introdução ao Draw - draw_rectangle
Descrição: Mostrarei como usar esta função.
Nível de dificuldade: Intermediário
Requerimentos: 7, 8, PRO e LITE
Desenvolvimento: Below...
Introdução ao Draw - Draw Rectangle
Para que serve o draw_rectangle?
Basicamente, essa função desenha um retângulo ou um quadrado na tela. útil para desenhar uma HUD e seus ítens.
Argumentos e sua utilização
A estrutura dessa função é:
draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,outline);
Assim como a maior parte das funções do draw, nesta definiremos pontos, pra ser exato 2. Esses pontos correspondem às duas extremidades do retângulo.
Os argumentos x1 e y1 servem para colocarmos as coordenadas da extremidade superior esquerda.
Os argumentos x2 e y2 servem para colocarmos as coordenadas da extremidade inferior direita do retângulo.
Dentre os dois pontos (extremidades) que colocamos no código, o GM desenhará, interligando-as, um quadrado ou retângulo.
Já o argumento outline é um pouco diferente, comparado às funções que estudamos até aqui. Ele define se o quadrado/retângulo será pintado, ou somente desenhado em volta.
Lembre-se: OUTLINE = OUT LINE (LINHA FORA). Então, se colocar true ou 1, só será desenhado a linha em volta. Se colocar false ou 0, o quadrado/retângulo será pintado.
Como fiz na aula passada, mostrarei um esquema para entender melhor o que foi falado acima:
Desenhando um quadrado perfeito!
Não um retângulo, um quadrado, creio que você saiba o que é.
Bem, agora que você já sabe o que é um quadrado, podemos prosseguir. Não é difícil, só basta ter lógica. Ao desenhar a primeira extremidade do quadrado, quando desenhar a segunda, some ou subtraia os mesmos valores comparados à primeira extremidade.
Vamos à dois exemplos:
draw_rectangle(10,10,110,110,1);
draw_rectangle(24,48,84,108,1);
Modificando a cor do retângulo...
Fazemos do mesmo modo que ensinei na primeira aula desta coletânea, colocando-se o draw_set_color(cor) antes do código para desenhar o retângulo. No entanto, o draw_rectangle possui outra função bem semelhante que permite customizá-lo mais, colocando dentro dele até no máximo 4 cores juntas.
Só pode usar esta função na versão PRO
Sua estrutura é:
draw_rectangle_color(x1,y1,x2,y2,col1,col2,col3,col4,outline)
Bom, nada difícil de compreender correto? Os 4 primeiros argumentos e o último vocês já conhecem. Já os restantes (col1, col2, col3, col4) servem para definirmos em cada um uma cor específica, para deixar o retângulo "mais estiloso". Porque ele dá um efeito de luminosidade.
Cada argumento col representa uma ponta do retângulo:
col1: Ponta superior esquerda
col2: Ponta superior direita
col3: Ponta inferior direita
col4: Ponta inferior esquerda
Usando a função, eu consegui:
Agora, por curiosidade, se você definir o código só para desenhar as linhas em volta, a cor das linhas mudam também, conforme as cores definidas.
Bom pessoal, falei tudo que tinha que falar sobre essa função. Espero que este tutorial sirva de ajuda para vocês. E quando eu puder, o mais breve possível, postarei a próxima aula onde ensinarei a usar o draw_circle.
Qualquer dúvida, podem perguntar. E se puderem um comentário é sempre bem vindo!
Até lá!
Nesta, ensinarei a usar o draw_rectangle.
Para quem quiser ver os tutoriais anteriores, seguem os links:
Introdução ao Draw - Básico
Introdução ao Draw - draw_point
Introdução ao Draw - draw_line
Nome: Introdução ao Draw - draw_rectangle
Descrição: Mostrarei como usar esta função.
Nível de dificuldade: Intermediário
Requerimentos: 7, 8, PRO e LITE
Desenvolvimento: Below...
Introdução ao Draw - Draw Rectangle
Para que serve o draw_rectangle?
Basicamente, essa função desenha um retângulo ou um quadrado na tela. útil para desenhar uma HUD e seus ítens.
Argumentos e sua utilização
A estrutura dessa função é:
draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,outline);
Assim como a maior parte das funções do draw, nesta definiremos pontos, pra ser exato 2. Esses pontos correspondem às duas extremidades do retângulo.
Os argumentos x1 e y1 servem para colocarmos as coordenadas da extremidade superior esquerda.
Os argumentos x2 e y2 servem para colocarmos as coordenadas da extremidade inferior direita do retângulo.
Dentre os dois pontos (extremidades) que colocamos no código, o GM desenhará, interligando-as, um quadrado ou retângulo.
Já o argumento outline é um pouco diferente, comparado às funções que estudamos até aqui. Ele define se o quadrado/retângulo será pintado, ou somente desenhado em volta.
Lembre-se: OUTLINE = OUT LINE (LINHA FORA). Então, se colocar true ou 1, só será desenhado a linha em volta. Se colocar false ou 0, o quadrado/retângulo será pintado.
Como fiz na aula passada, mostrarei um esquema para entender melhor o que foi falado acima:
Desenhando um quadrado perfeito!
Não um retângulo, um quadrado, creio que você saiba o que é.
Um quadrado é uma figura geométrica de 4 lados iguais
Bem, agora que você já sabe o que é um quadrado, podemos prosseguir. Não é difícil, só basta ter lógica. Ao desenhar a primeira extremidade do quadrado, quando desenhar a segunda, some ou subtraia os mesmos valores comparados à primeira extremidade.
Vamos à dois exemplos:
draw_rectangle(10,10,110,110,1);
draw_rectangle(24,48,84,108,1);
Modificando a cor do retângulo...
Fazemos do mesmo modo que ensinei na primeira aula desta coletânea, colocando-se o draw_set_color(cor) antes do código para desenhar o retângulo. No entanto, o draw_rectangle possui outra função bem semelhante que permite customizá-lo mais, colocando dentro dele até no máximo 4 cores juntas.
Só pode usar esta função na versão PRO
Sua estrutura é:
draw_rectangle_color(x1,y1,x2,y2,col1,col2,col3,col4,outline)
Bom, nada difícil de compreender correto? Os 4 primeiros argumentos e o último vocês já conhecem. Já os restantes (col1, col2, col3, col4) servem para definirmos em cada um uma cor específica, para deixar o retângulo "mais estiloso". Porque ele dá um efeito de luminosidade.
Cada argumento col representa uma ponta do retângulo:
col1: Ponta superior esquerda
col2: Ponta superior direita
col3: Ponta inferior direita
col4: Ponta inferior esquerda
Usando a função, eu consegui:
Agora, por curiosidade, se você definir o código só para desenhar as linhas em volta, a cor das linhas mudam também, conforme as cores definidas.
Bom pessoal, falei tudo que tinha que falar sobre essa função. Espero que este tutorial sirva de ajuda para vocês. E quando eu puder, o mais breve possível, postarei a próxima aula onde ensinarei a usar o draw_circle.
Qualquer dúvida, podem perguntar. E se puderem um comentário é sempre bem vindo!
Até lá!
Última edição por fonetico em Sex 03 Set 2010, 19:28, editado 1 vez(es)
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Introdução ao Draw - draw_rectangle
Otimo tutorial fonetico!
Vai ajudar bastante gente, concerteza!
Nota 9,8.
Vai ajudar bastante gente, concerteza!
Nota 9,8.
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- C ou C++
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|