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Introdução ao Draw

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Introdução ao Draw

Mensagem por fonetico em Dom 21 Fev 2010, 17:48

Hoje comecei uma pequena lista de tutoriais que vão falar sobre o evento draw e seus códigos. Aqui, aprenderemos a fazer grandes feitos com o draw, inclusive a fazer desenhos.

Introdução ao Draw - O básico

O que você precisa saber para entender o que é falado nestas aulas:
- Saber o básico da interface do Game Maker, como por exemplo como criar um objeto.
- Saber adicionar códigos a eventos.

Sobre o evento draw...

Sempre que formos escrever algum código de draw, é necessário que ele esteja dentro do evento chamado draw, caso esse código seja colocado em outro evento, simplesmente não funcionará. É simples, é igual quando criamos variáveis, antes de uma variável ser modificada, é necessário que ela seja criada no evento create para depois ser alterada, a mesma coisa acontece com o draw, ele só pode ser criado no evento draw de um objeto. E mais uma coisinha, se um objeto tem um sprite, e nele for colocado um código draw, seu sprite será apagado. Como resolver isso veremos mais adiante.

Começando um código draw...

Como lido acima, primeiro é necessário criar um evento draw para depois começá-lo.
Todo código draw é começado assim:

draw_

E depois de colocarmos o draw_, colocamos o que queremos desenhar, por exemplo alguns códigos abaixo:

draw_set_color()
draw_point()
draw_rectangle()
draw_triangle()
...


E muito mais! No próprio GM, na aba draw há várias libs da maior parte dos comandos draw, ajudando um pouco mais ao usuário.

Modificando cores...

No draw é possível modificar a cor de qualquer coisa que tenhamos desenhado na tela, seja ele um texto, triângulo ou retangulo, qualquer coisa! E é fácil, para isso, usamos o código abaixo antes de escrever qualquer código de draw:

draw_set_color(cor)

Por padrão, se não for colocado esse comando, a cor dos elementos desenhados na tela será preta.

Na cor do comando acima você pode colocar por exemplo uma constant ou um valor hexadecimal de cores. Escreva c_ e o GM mostra todas as constants de cores disponíveis. Algumas delas:

c_red
c_yellow
c_white
c_green
c_black

E várias outras! Aqui um exemplo do comando acima modificando o draw para a cor vermelha:

draw_set_color(c_red)

E por hoje é só, no próximo tutorial vou ensinar o primeiro comando de draw, o mais básico, draw_point que desenha um ponto na tela.

Aguardem !!!


Última edição por souzalucasjose em Seg 22 Fev 2010, 18:22, editado 1 vez(es)
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Re: Introdução ao Draw

Mensagem por Henrique_GJ em Dom 21 Fev 2010, 18:16

que bom! minha maior dificuldade é no DRAW, num sabia nem pra que servia esse evento tosco agora entendi que é pra por códigos... DRAW! espero que ensine logo a escrever variáveis na tela e customizar detelhes de char...
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Re: Introdução ao Draw

Mensagem por fonetico em Dom 21 Fev 2010, 19:02

Isso vai ter com certeza nos meus próximo tutoriais do draw, pode esperar...

Vou postar um tutorial a cada dia xD
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Re: Introdução ao Draw

Mensagem por Mystery_boy_maker em Dom 21 Fev 2010, 19:43

Bom tutorial, eu por exemplo nao entendo nada de programar o Draw com GML
só vo no drag drop mesmo espero que isso me ajude
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Re: Introdução ao Draw

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