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» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Tutorial] Usando sprites de jogos emulados
4 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
[Tutorial] Usando sprites de jogos emulados
Como prometido, veja a seguir como obter as sprites de jogos pelo emulador do super nintendo.
Para quem não sabe usar o emulador ou nunca viu, mas, jogou muito no antigo console (video-game) bons tempos!. Infelizmente não dá para colocar aqui na gmbr, tutorial sobre assuntos que fogem ao objetivo do forum. A net tá recheada disso! Mas posso te dar, uma breve descrição:
Emulador-é um programa que imita as funções de outro dispositivo ou aparelho. No caso o video-game. E roms-são os jogos, ou seja, se o jogo era em cartuchos ou CD, era e sempre foi um arquivo contendo os dados do game, isto é, uma imagem! Seja iso, nrg,smc, smd, fig, cdz, e etc.
Para quem já usa qualquer um dos emuladores zsnes, zwsnes etc, sabe que esta é a tela inicial do emulador:7
Logo de cara, já pode esquecer o mouse e ir direto a escolha do game, e jogar.
Esse não é o ponto. Coloquei a seguir as abas em que vamos mexer para melhor entendimento:
Clicando ou movendo pelas setas, vá para a aba misc, vai aparecer uma tela +- = esta:
Aqui você define qual tecla vai salvar o jogo, carregar e... tirar as tão almejadas screens de onde você vai extrair as sprites.
bg disables - são as teclas se atalho que vc usará em jogo para ativar/desativar imagens, fundos, objetos, sprites, sons e etc. As teclas: bg1=1, bg2=2... podem ser mudadas, aconselho deixar assim.
------------------------------------------------------------------------
Sound keys - não é o que vamos mexer, mas pelo nome, dá para se ter uma idéia: (Para quem não sabe, sound=som em ingles)
Quick keys - (adoro essa parte)
Load- - Carrega o jogo salvo (Com o jogo, pow!)
Clock- - Mostra a hora, Prá vc vê a hora de parar, né?
Reset, Exit, Chat, Save spc,- Acho que não preciso dizer: sem comentários...
Snapshot - Esse! coloque a tecla que quiser e quando tiver jogando ou rodando o movie, diminua a velocidade do emulador, (em speed) e tire suas screens!
------------------------------------------------------------------------
Em speed options, vc pode modificar manualmente a velocidade ou usar atalhos de teclado como eu faço. Não precisas de detalhes aqui, a imagem ja mostra o que interessa!
No meu, está configurado assim:
+ emu speed = C7H Coloquei tecla a home
- emu speed = BFH Coloquei tecla a end
- reset peed = BKS Coloquei tecla a backspace para quando perco o controle da velocidade.
Veja como é possível:
Aqui, vc pode ver que fui desativando as camadas (bg disables: teclas 1, 2, 3, 4 e 5, se voçê não modificou), desde o load do game "stargate" até o ponto que fica apenas o que me interessa: o personagem, ou outros. Daí, é só tirar as screens.
Então para facilitar a captura dos screens, grave um movie(misc>movie opn) enquanto cria seus movimentos/poses. e depois rode o movie e tire os snapshoot/screens..
À essa altura vc já deve saber onde colocou as roms. Certamente as imagens tiradas estarão la também! Se vc não mudou as configurações de diretórios do emulador.
Tendo os screens à mão, abra-o no paint e selecione o sprite desejado... copie-o, para o seu editor de imagens favorito, modifique e salve.
No gm, crie uma novo sprite, e emload sprite vá até onde salvou. e pronto!
Mas atenção:podemos usar as imagens em nossos projetos, mas lembrem-se, a imagem posssui direitos autorais, se temos dificuldades em criar nossos próprios personagens aos nossos projetos. Mas, ao tornar esse projeto comercial, não podemos fazer uso desses sprites.
É issso pessoal! Até aqui eu não tenho mais novidades a respeito de sprites, mas fiquem ligados, pois tenho novidades que vou postar assim que possível e que concluidas.
Té nais!
Edit:
[Resolvido] Tranca esse trem!
Para quem não sabe usar o emulador ou nunca viu, mas, jogou muito no antigo console (video-game) bons tempos!. Infelizmente não dá para colocar aqui na gmbr, tutorial sobre assuntos que fogem ao objetivo do forum. A net tá recheada disso! Mas posso te dar, uma breve descrição:
Emulador-é um programa que imita as funções de outro dispositivo ou aparelho. No caso o video-game. E roms-são os jogos, ou seja, se o jogo era em cartuchos ou CD, era e sempre foi um arquivo contendo os dados do game, isto é, uma imagem! Seja iso, nrg,smc, smd, fig, cdz, e etc.
Para quem já usa qualquer um dos emuladores zsnes, zwsnes etc, sabe que esta é a tela inicial do emulador:7
Logo de cara, já pode esquecer o mouse e ir direto a escolha do game, e jogar.
Esse não é o ponto. Coloquei a seguir as abas em que vamos mexer para melhor entendimento:
Clicando ou movendo pelas setas, vá para a aba misc, vai aparecer uma tela +- = esta:
Aqui você define qual tecla vai salvar o jogo, carregar e... tirar as tão almejadas screens de onde você vai extrair as sprites.
bg disables - são as teclas se atalho que vc usará em jogo para ativar/desativar imagens, fundos, objetos, sprites, sons e etc. As teclas: bg1=1, bg2=2... podem ser mudadas, aconselho deixar assim.
------------------------------------------------------------------------
Sound keys - não é o que vamos mexer, mas pelo nome, dá para se ter uma idéia: (Para quem não sabe, sound=som em ingles)
Quick keys - (adoro essa parte)
Load- - Carrega o jogo salvo (Com o jogo, pow!)
Clock- - Mostra a hora, Prá vc vê a hora de parar, né?
Reset, Exit, Chat, Save spc,- Acho que não preciso dizer: sem comentários...
Snapshot - Esse! coloque a tecla que quiser e quando tiver jogando ou rodando o movie, diminua a velocidade do emulador, (em speed) e tire suas screens!
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Em speed options, vc pode modificar manualmente a velocidade ou usar atalhos de teclado como eu faço. Não precisas de detalhes aqui, a imagem ja mostra o que interessa!
No meu, está configurado assim:
+ emu speed = C7H Coloquei tecla a home
- emu speed = BFH Coloquei tecla a end
- reset peed = BKS Coloquei tecla a backspace para quando perco o controle da velocidade.
Veja como é possível:
Aqui, vc pode ver que fui desativando as camadas (bg disables: teclas 1, 2, 3, 4 e 5, se voçê não modificou), desde o load do game "stargate" até o ponto que fica apenas o que me interessa: o personagem, ou outros. Daí, é só tirar as screens.
Então para facilitar a captura dos screens, grave um movie(misc>movie opn) enquanto cria seus movimentos/poses. e depois rode o movie e tire os snapshoot/screens..
À essa altura vc já deve saber onde colocou as roms. Certamente as imagens tiradas estarão la também! Se vc não mudou as configurações de diretórios do emulador.
Tendo os screens à mão, abra-o no paint e selecione o sprite desejado... copie-o, para o seu editor de imagens favorito, modifique e salve.
No gm, crie uma novo sprite, e emload sprite vá até onde salvou. e pronto!
Mas atenção:podemos usar as imagens em nossos projetos, mas lembrem-se, a imagem posssui direitos autorais, se temos dificuldades em criar nossos próprios personagens aos nossos projetos. Mas, ao tornar esse projeto comercial, não podemos fazer uso desses sprites.
É issso pessoal! Até aqui eu não tenho mais novidades a respeito de sprites, mas fiquem ligados, pois tenho novidades que vou postar assim que possível e que concluidas.
Té nais!
Edit:
[Resolvido] Tranca esse trem!
Última edição por moisesBR em Sáb 04 Ago 2012, 17:44, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Conclusão!)
Re: [Tutorial] Usando sprites de jogos emulados
Valeww ! Era isso mesmo que eu gostaria de saber ! Muito bom e cheio de screens para não haver dúvidas !
Parabéns !
Parabéns !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: [Tutorial] Usando sprites de jogos emulados
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAh!!!!!
preparei o resto de como usar o mocie e usar o emu, mas perdi tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo!!!! AAAAAAAAAAAAAAAAh!
indabem que postei isso aí antes...
agora não dá mais... só numa proxima... "chiuf."
preparei o resto de como usar o mocie e usar o emu, mas perdi tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo!!!! AAAAAAAAAAAAAAAAh!
indabem que postei isso aí antes...
agora não dá mais... só numa proxima... "chiuf."
Re: [Tutorial] Usando sprites de jogos emulados
Muito bom!!! Quantas pessoas tem esse emulador e não tinha a noção que daria para fazer isto...;)
fernando435- Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 12
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Re: [Tutorial] Usando sprites de jogos emulados
muuuuuiiiiiitttttooooo legau cara, eu tinha uma noção dissso mas nao com tanta clareza!!! parabéns!!!!
diassis- Data de inscrição : 07/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 312
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