Conectar-se
Quem está conectado
15 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 15 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ir em baixo
Plumogumdr
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 19/01/2019
Número de Mensagens : 1
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

mudar a direção de um inimigo ao tocar na parede

em Sab 19 Jan 2019, 15:20
Estou programando um jogo plataforma, mas estou com problemas nos inimigos, quero fazer tipo um "gumba" do Mario, mas ele fica flicando na parede; fiz algumas buscas na internet, mas só encontrei tutoriais de inimigos que seguiam o Player.

lucaslima92
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 25/01/2019
Número de Mensagens : 3
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1
Ver perfil do usuário

Re: mudar a direção de um inimigo ao tocar na parede

em Sex 25 Jan 2019, 10:32
Primeiramente você deve setar uma máscara para a colisão do "gumba", essa mascara deve ter seu x e y centralizados. Veja a imagem abaixo:

A origem da sprite deve estar exatamente no meio, veja que se ela estiver para um dos lados(sem ser no meio), quando você usar o método para virar o "gumba", a mascara vai estar para um dos lados, fazendo com que ele entre na parede.

Exemplo:
Crie a sprite do "gumba" de 32x32;
Defina a origem para o meio da sprite 16x16;
Para virar ele para um lado, defina image_xscale como -1 ou 1;
Eu prefiro que todas as minhas sprites comecem viradas para  a direita, assim quando eu setar a hspeed por exemplo, eu viro a imagem com o image_xscale = -1 e faço o hspeed = 5*image_xscale; //Resultado é negativo, empurrando o objeto para a esquerda.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum