Conectar-se
Quem está conectado
13 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 13 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 20/11/2009
Número de Mensagens : 82
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuáriohttp://mascotegames.blogspot.com

Como fazer um inimigo mudar de sprite seguindo a direção de um Path

em Seg 15 Fev 2010, 13:17
Olá pessoal, tudo bem?

Problema:
No meu jogo de plataforma há um inimigo com o seguinte nome: obj_caveira
Eu criei uma rota simples para ele, feita por path, no qual ele anda somente para a esquera e para a direita. Para a direita ele anda normalmente, mas quando ele anda para a esquerda, continua com o sprite dele virado para a direita.

O que eu fiz:
No obj_caveira eu coloquei em Drag'n Drop: Create/ Set Path (Applies to self: Path>Path_ caveira; Speed>1; At end> Reverse; Relative> Relative).
Utilizando o sistema de busca do site eu achei apenas um tópico que tenha uma dúvida parecida com a minha: http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/inimigo-patrulhar-com-path-t3135.htm?highlight=path+dire%E7%E3o

E neste tópico, eu achei uma explicação do usuário M.A.S. que orienta a colocar o seguinte código:

no step:
if (xprevious > x) {
sprite_index = nome da sprite do bixo pra esquerda;
}
else if (xprevious < x){
sprite_index = nome da sprite do bixo pra direita;
}


Eu coloquei o código acima e nada adiantou, pois a caveira anda normalmente para a direita, mas ao voltar pela mesma rota, anda de costas para a esquerda.

O que eu preciso:
Que o inimigo mude a direção de acordo com a rota. Por exemplo: Seguindo a rota para a direita ele está virado para a direita e seguindo a rota para a esquerda ele está virado para a esquerda.

Um grande abraço a todos!
avatar
Data de inscrição : 26/09/2008
Número de Mensagens : 890
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 11

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer um inimigo mudar de sprite seguindo a direção de um Path

em Seg 15 Fev 2010, 15:21
O xprevious e yprevious do GM são meio mal feitos. Pela lógica, esse código no step devia funcionar, mas testei aqui e, pra funcionar, tem que colocar no end step.

[EDIT]

Você ao menos leu o que o M.A.S. escreveu ou só viu o código, copiou e colou?

Ele, ali mesmo naquele post, deu a resposta para a sua pergunta, disse para tentar colocar no End Step, além de ainda dizer outro jeito de fazer isso!
avatar
Data de inscrição : 20/11/2009
Número de Mensagens : 82
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuáriohttp://mascotegames.blogspot.com

Re: Como fazer um inimigo mudar de sprite seguindo a direção de um Path

em Seg 15 Fev 2010, 15:44
Obrigado amigo! Funcionou perfeitamente!!!
Um grande abraço e muito obrigado pela ajuda!
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum