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Dúvida sobre variável
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Dúvida sobre variável
Olá pessoal, tenho outra dúvida que não sei como formular para uma pesquisa, parece bem simples mas não estou sabendo como fazer, bom, vou direto pra pergunta:
O caso é o seguinte, eu tô usando a variável "depth", igualando ela ao "y" do meu player, e na colisão do "player" com a "galinha", eu tô fazendo com que, caso nós apertamos espaço, e a depth do player e da galinha forem iguais, o player pegar a galinha, porém é quase impossível pegar ela pois pra pegar ela tem que estar y=y da galinha (depth=depth da galinha), eu queria fazer com que fosse mais fácil, algo tipo que pra pegar a galinha o depth tenha que estar igual o da galinha ou 100 pra mais, e 100 pra menos (só um exemplo), não sei se ficou muito fácil de me entender, mas espero que alguém possa me ajudar.
Obrigado pela atenção.
O caso é o seguinte, eu tô usando a variável "depth", igualando ela ao "y" do meu player, e na colisão do "player" com a "galinha", eu tô fazendo com que, caso nós apertamos espaço, e a depth do player e da galinha forem iguais, o player pegar a galinha, porém é quase impossível pegar ela pois pra pegar ela tem que estar y=y da galinha (depth=depth da galinha), eu queria fazer com que fosse mais fácil, algo tipo que pra pegar a galinha o depth tenha que estar igual o da galinha ou 100 pra mais, e 100 pra menos (só um exemplo), não sei se ficou muito fácil de me entender, mas espero que alguém possa me ajudar.
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Re: Dúvida sobre variável
Pelo que eu entendi você quer que quando o depth do player esteja pelo menos a um numero proximo ao da galinha ele pegue ela sendo assim tente isso ai vai um script de exemplo tente ajustar ele no seu game
If objPlayer.depth > 0 && objPlayer.depth < 10
{
//seu script
}
/*no caso onde está 5 basta você colocar valor minimo
E onde está 10 valor maximo de depth assim quando o depth estiver proximo do depth da galinha
Ele vai testar se está dentro do valor maximo aue ali no caso é 10
Supondo que o depth da galinha seja 5 ele vai aceitar os depths de 1 ao 9 espero ter ajudado
E desculpe se não ajudei realmente não ficou bem claro o que você pretende
If objPlayer.depth > 0 && objPlayer.depth < 10
{
//seu script
}
/*no caso onde está 5 basta você colocar valor minimo
E onde está 10 valor maximo de depth assim quando o depth estiver proximo do depth da galinha
Ele vai testar se está dentro do valor maximo aue ali no caso é 10
Supondo que o depth da galinha seja 5 ele vai aceitar os depths de 1 ao 9 espero ter ajudado
E desculpe se não ajudei realmente não ficou bem claro o que você pretende
Cristopher Weasel- Data de inscrição : 10/04/2018
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Re: Dúvida sobre variável
A resposta acima funciona, mas você não deveria usar o depth para isso, sua lógica possui um problema imenso! Desta forma há a possibilidade do player pegar a galinha mesmo se ele estiver longe dela mas na mesma "linha" que ela.
Você deveria usar distance para isso. Crie uma variável temporária e cheque se point_distance() < valor
Ai ele pode pegar a galinha, desta forma ele consegue pegar a galinha de qualquer posição.
Também pode ser interessante checar o player xscale (se você estiver usando isto para definir a direção que ele olha) e o x da galinha, para evitar que o player pegue a galinha de costas.
Você deveria usar distance para isso. Crie uma variável temporária e cheque se point_distance() < valor
Ai ele pode pegar a galinha, desta forma ele consegue pegar a galinha de qualquer posição.
Também pode ser interessante checar o player xscale (se você estiver usando isto para definir a direção que ele olha) e o x da galinha, para evitar que o player pegue a galinha de costas.
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Re: Dúvida sobre variável
Acredito que o ideal seria usar `distance_to_point` no código:
Documentação:
https://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/movement%20and%20collisions/movement/distance_to_point.html
Se no caso, você precisar apenas verificar o ponto y/depth, pode substituir `galinha.x` por `x`. Considerando que o objeto com o código seja o jogador.
Outra alternativa seria usar o `point_distance` como mencionado no comentário acima.
Mantendo a mesma lógica.
Documentação:
https://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/maths/vector%20functions/point_distance.html
- Código:
var range = 20; // distancia máxima
if (distance_to_point(galinha.x, galinha.y) < range) {
can_interact = true;
}
Documentação:
https://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/movement%20and%20collisions/movement/distance_to_point.html
Se no caso, você precisar apenas verificar o ponto y/depth, pode substituir `galinha.x` por `x`. Considerando que o objeto com o código seja o jogador.
Outra alternativa seria usar o `point_distance` como mencionado no comentário acima.
- Código:
var range = 20; // distancia máxima
if (point_distance(0, player.x, 0, galinha.y) < range) {
can_interact = true;
}
Mantendo a mesma lógica.
Documentação:
https://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/maths/vector%20functions/point_distance.html
Última edição por William Lima em Ter 17 Jul 2018, 17:48, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar link e pequenas correções)
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