GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Sex 26 Abr 2024, 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


[Duvida] Colisoes com grid

3 participantes

Ir para baixo

[Duvida] Colisoes com grid Empty [Duvida] Colisoes com grid

Mensagem por macedoboka Ter 04 Ago 2015, 17:36

tenho a seguinte duvida

isei uma inteligencia artificial com o movimento em grid coloquei todas as sprites mascaradas com retangulo  32,32 completo, e utilizei esse code:

Código:
if place_snapped(32,32)
{
  if (hspeed == 0)
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x-4,y))
      { hspeed = - velocidade; vspeed = 0;}
    if (random(3)<1 && place_free(x+4,y))
      { hspeed =  velocidade ; vspeed = 0;}
  }
  else
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x,y-4))
      { hspeed = 0; vspeed = -velocidade;}
    if (random(3)<1 && place_free(x,y+4))
      { hspeed = 0; vspeed =  velocidade;}
  }
}if place_snapped(32,32)
{
  if (hspeed == 0)
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x-4,y))
      { hspeed = - velocidade; vspeed = 0;}
    if (random(3)<1 && place_free(x+4,y))
      { hspeed =  velocidade ; vspeed = 0;}
  }
  else
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x,y-4))
      { hspeed = 0; vspeed = -velocidade;}
    if (random(3)<1 && place_free(x,y+4))
      { hspeed = 0; vspeed =  velocidade;}
  }
}

sao 3 objetos com essa IA e um que é o jogador , mas quando batem de frente eles travam , ja tentei todas as formas que conheco pra resolver , mas nao conseguir sucesso , gostaria de uma luz de como fazer eles nao pararem e permanecer na grid que estao!

agradeco
macedoboka
macedoboka

Data de inscrição : 02/03/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 63
Prêmios : [Duvida] Colisoes com grid Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Colisoes com grid Empty Re: [Duvida] Colisoes com grid

Mensagem por Sewer Crawler Ter 04 Ago 2015, 22:23

Encontrei um código parecido com o seu, veja se te ajuda.
Código:
if place_snapped(16,16)
{
speed=0;
if keyboard_check(vk_up)
    {
    if !place_meeting(x,y-16,obj_Wall)
        {
        vspeed=-4;
        exit;
        }
    }
if keyboard_check(vk_down)
    {
    if !place_meeting(x,y+16,obj_Wall)
        {
        vspeed=4;
        exit;
        }
    }
if keyboard_check(vk_left)
    {
    if !place_meeting(x-16,y,obj_Wall)
        {
        hspeed=-4;
        exit;
        }
    }
if keyboard_check(vk_right)
    {
    if !place_meeting(x+16,y,obj_Wall)
        {
        hspeed=4;
        exit;
        }
    }
}
Sewer Crawler
Sewer Crawler

Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Número de Mensagens : 236
Prêmios : [Duvida] Colisoes com grid Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Colisoes com grid Empty Re: [Duvida] Colisoes com grid

Mensagem por Gonçalves Qua 05 Ago 2015, 00:18

Eu fiz uma engine dessas recentemente usando arrays. A instância, ao mover, já "fecha" a grid de destino assim eles nunca travam no mesmo lugar.

https://db.tt/3WwjdOag

Na array, 0 indica "livre" e 1 é "fechado". Só que eu comentei tudo em inglês porquê fiz para a GMC.
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : [Duvida] Colisoes com grid Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Colisoes com grid Empty Re: [Duvida] Colisoes com grid

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos