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[DÚVIDA] Colisões

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[DÚVIDA] Colisões

Mensagem por macedoboka em Qui 21 Maio 2015, 03:13

olá galera

É o seguinte , eu uso o seguinte code para meu personagens se movimentar

Código:
switch keyboard_key
{
case not vk_right and not vk_left and not vk_up and not vk_down:
if place_snapped(32,32)
    
    {
        speed = 0
        image_speed = 0
        image_index = 0
        parado = true
    }
    break;

case vk_right:

    if place_snapped(32,32)
    {
        direction = 0
        hspeed = 1
        sprite_index = spr_jogador_direita
        image_speed =0.2
        direcao = 1
        parado = false
    }    
    
break;

case vk_left:

    if place_snapped(32,32)
    {
        direction = 180
        hspeed = -1
        sprite_index = spr_jogador_esquerda
        image_speed =0.2
        direcao = 2
        parado = false
    }     
break;

case vk_down:

    if place_snapped(32,32)
    {
        direction = 90
        vspeed = 1
        sprite_index = spr_jogador_frente
        image_speed =0.2
        direcao = 3
        parado = false
    }  

break;

case vk_up:

    if place_snapped(32,32)
    {
        direction = 270
        vspeed = -1
        sprite_index = spr_jogador_atras
        image_speed =0.2
        direcao = 4
        parado = false
    }
      
break;

}

com esse tipo de movimentação estilo tibia, não consigo fazer uma colisão com uma simples parede dar certo.

quando aperto somente uma vez uma das direções ele completa o movimento e não trava , mas se eu segurar o botão ele meio que entra na parede e trava.

gostaria de saber que tipo de variável posso usar num caso desses?

obrigado
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Re: [DÚVIDA] Colisões

Mensagem por Isaque Onix em Qui 21 Maio 2015, 05:28

coloca um keyboard_key_release(keyboard_key) acho que pode ser...
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Re: [DÚVIDA] Colisões

Mensagem por macedoboka em Qui 21 Maio 2015, 16:49

diz que não pode ser usado com essa função , testei com outros keyboard e dar erro, o único que fuciona é o keyboard_key.
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Re: [DÚVIDA] Colisões

Mensagem por Rodrigo Santiago em Qui 21 Maio 2015, 17:04

Você está analisando a coisa errada!!! Não tem nada haver com controles.

Você faz ele ficar snapped(alinhado) a grid. Assim fica muito mais facil. Simplesmente impeça de se mover caso aja um objeto tapando o proximo ponto.

Use :

Código:

place_free(x,y)

Essa função retorna caso na posição x e y esteja livre de colisao com solidos(Você pode usar instance_position para um objeto especifico).

Então é só colocar (por exemplo) :

Código:

//Codigo etc[...]
case vk_left:

    if place_snapped(32,32) && place_free(x-32,y)
    {
        direction = 180
        hspeed = -1
        sprite_index = spr_jogador_esquerda
        image_speed =0.2
        direcao = 2
        parado = false
    }    
break;
//Resto etc[..]

Perceba que a colisão não vai acontecer , porque ele não se move pra dentro do objeto. Você faz o mesmo para os seguintes x+32 ou y-32, e so você pensar. Lembre-se de deixar o objeto em 100% da area(32,32) porque vai que o ponto da em um lugar sem colisao! yes
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Re: [DÚVIDA] Colisões

Mensagem por macedoboka em Qui 21 Maio 2015, 18:06

o place_free não deu certo , eu pensei em outras formas mas também não consigo executar , tem alguma função que retorne a ultima posição
que quando ele colidir ele volte pra posição da ultima grid que ele passou , ou se criar uma variável para cada movimento que ele fizer , e so ele estando parado e pode fazer o próximo movimento, como se eu estiver segurando o botão ele reconhecer como apertando, e também o Sprite tem 32x48 mas eu editei a mascara para 32x32 isso da algum problema?

o code ficou assim e ele continua entrando dentro da parede.

Código:
switch keyboard_key
{
case not vk_right and not vk_left and not vk_up and not vk_down:
if place_snapped(32,32) && place_free(x,y)
    
    {
        speed = 0
        image_speed = 0
        image_index = 0
        parado = true
    }
    break;

case vk_right:

    if place_snapped(32,32) && place_free(x+32,y)
    {
        direction = 0
        hspeed = 1
        sprite_index = spr_jogador_direita
        image_speed =0.2
        direcao = 1
        parado = false
    }  
    
    
break;

case vk_left:

    if place_snapped(32,32) && place_free(x-32,y)
    {
        direction = 180
        hspeed = -1
        sprite_index = spr_jogador_esquerda
        image_speed =0.2
        direcao = 2
        parado = false
    }
    
    
    
break;

case vk_down:

    if place_snapped(32,32) && place_free(x,y+32)
    {
        direction = 90
        vspeed = 1
        sprite_index = spr_jogador_frente
        image_speed =0.2
        direcao = 3
        parado = false
    }
    
  

break;

case vk_up:

    if place_snapped(32,32) && place_free(x,y-32)
    {
        direction = 270
        vspeed = -1
        sprite_index = spr_jogador_atras
        image_speed =0.2
        direcao = 4
        parado = false
    }
      
break;

}
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