GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

+5
DNilo
Mr.Rafael
vitorfernandes13
AlexBosquin
Mateus O de Andrade
9 participantes

Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por Mateus O de Andrade Ter 13 Jan 2015, 08:08

Bom dia Pessoal,
Estava eu no fórum da Blender Brasil ontem e achei um post super interesante dando dicas para um melhor desenvolvimento de um jogo independente.
O que me chamou a atenção é que não se trata de O QUE FAZER mas sim o que NÃO FAZER. E que no final das contas ajuda e muito na concepção de um game.

De ante mão já aviso que não fui o autor mas somente estou compartilhando deste material valioso.

Espero que gostem!!



10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente



"Depois de ver tantos e tantos projetos de game que iniciaram mas que não terminaram, inclusive meus, decidi fazer um pequeno manual de como não finalizar o seu game¦ Se você deseja criar mais um game que nunca será finalizado então siga esses 10 passos!

10º Acredite que será fácil:

O desenvolvimento de nenhum game é fácil, por mais simples que seja, subestimar o trabalho em produzir um game é o primeiro passo em direção a mais um projeto não finalizado

9º Seja impulsivo:

Grande parte dos projetos de game que não dão certo começam da noite para o dia e quando o metido a desenvolvedor percebe que não vai dar conta do recado ou que vai dar muito trabalho, acaba da mesma forma que começou.

8º Seja Inexperiente:

Se você começou a estudar pascal ou a modelar a uma semana então você já está pronto para começar o seu game que nunca será finalizado!

7º Tente fazer tudo sozinho:

Se você acredita que pode fazer os gráficos 2D e 3D, programar, escrever roteiro, sonorização, level designer e ainda tirar um tempinho para fazer aquele beta teste esperto, então você está no caminho certo para criar seu game que não dará certo.

6º Conte com desconhecidos:

Se o amigo do primo do seu amigo disse que irá fazer todos os gráficos para o seu game em uma semana sem que você pague 1 centavo e com qualidade profissional, então conte com isso para que seu game nunca saia do papel.

5º Monte equipes online:

Nada melhor do que um bom fórum de pessoas inexperientes e totalmente descompromissadas para criar um game!

4º Escolha as ferramentas erradas e de preferencia pague por elas :

Se você tem dinheiro para gastar e deseja comprar aquela super engine que você não tem a minima ideia de como funciona, que não tem suporte nem comunidade estabelecida, com documentação toda em árabe, japonês e cantonês então vai fundo amigo!

3º Se superestime:

Acredite em seu potencial acima da média, você poderá criar um Crysis sozinho!

2º Seje Megalomaniaco:

Se você vai criar um game, não pense em criar um pequeno, faça um que revolucionará o mundo dos games!

1º Inicie criando um MMORPG

Para que criar um game de corrida, ou de aventura, ou de luta, ou de tiro, ou de navezinha, ou de plataforma, ou um puzze ou sei lá mais quantos estilos de game existem se você pode criar um MMORPG revolucionário?

Bom agora que você já sabe como iniciar um projeto de game que jamais irá dar certo, então tentar fazer exatamente o contrário.
E por favor sem mais MMORPGs revolucionários

Grande Abraço a todos!"
Mateus O de Andrade
Mateus O de Andrade

Games Ranking : Nota D

Data de inscrição : 25/03/2014
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por AlexBosquin Ter 13 Jan 2015, 08:35

HAHAHAHAAH muito legal parabéns cara, continue trazendo mais conteúdo assim xD
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por vitorfernandes13 Ter 13 Jan 2015, 09:54

Eu não concordo com os títulos dos tópicos 8 e 5.

Acho que, em geral, as pessoas inexperientes, como eu, amadurecem em um projeto de jogo porque elas tem a oportunidade de colocar o que aprendeu em prática, e sempre aprender mais, no meu curso, eu tinha a melhor lógica de programação da turma porque sempre criava jogos no GM.

E, montar uma equipe online não é significado de incompetência, ou falta de comprometimento, só é preciso saber liderar e encontrar as pessoas certas.
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por Mr.Rafael Ter 13 Jan 2015, 11:00

Conheço algumas pessoas por aí que seguem todas essas regras religiosamente... 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente 776770

O ponto que fala sobre pagar pelas ferramentas depende muito, mas uma coisa é certa: jamais gaste sem antes saber a possibilidade de retorno. Isso não conta se você desenvolve jogos por hobby (para entretenimento próprio).

Tirando isso, a maioria das coisas é verdade, principalmente... PRINCIPALMENTE essa aqui:
5º Monte equipes online:

Nada melhor do que um bom fórum de pessoas inexperientes e totalmente descompromissadas para criar um game!
Para quem não entendeu, aqui vão alguns links para que vocês compreendam um pouco sobre isso:
Isso já foi discutido aqui tantas vezes que apenas lendo os tópicos acima já respondem praticamente tudo. Rolling Eyes

o/
Mr.Rafael
Mr.Rafael

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por DNilo Ter 13 Jan 2015, 11:01

Ótimo Artigo ;D eu mesmo já segui e ainda sigo algum dos passos kkkk

#maistomudando
DNilo
DNilo

Data de inscrição : 22/02/2013
Reputação : 8
Número de Mensagens : 108
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.gamindie.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por theguitarmester Ter 13 Jan 2015, 13:38

Muito bom o artigo mesmo.


Outra coisa que leva a abandonar o projeto(embora pode significar algo bom em algumas vezes), é começar com uma ideia, e ao longo do projeto querer colocar um monte de coisas que não havia sido pensado.


Mr Rafael, é bem assim, o povo quer montar equipes para fazer jogos sem nem saber mecher nas engine que irão usar. Outros, dizem que serão os roteiristas ou diretores e que precisam do "resto" para a equipe.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por vitorfernandes13 Ter 13 Jan 2015, 14:09

Mr.Rafael escreveu:Conheço algumas pessoas por aí que seguem todas essas regras religiosamente... 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente 776770

O ponto que fala sobre pagar pelas ferramentas depende muito, mas uma coisa é certa: jamais gaste sem antes saber a possibilidade de retorno. Isso não conta se você desenvolve jogos por hobby (para entretenimento próprio).

Tirando isso, a maioria das coisas é verdade, principalmente... PRINCIPALMENTE essa aqui:
5º Monte equipes online:

Nada melhor do que um bom fórum de pessoas inexperientes e totalmente descompromissadas para criar um game!
Para quem não entendeu, aqui vão alguns links para que vocês compreendam um pouco sobre isso:
Isso já foi discutido aqui tantas vezes que apenas lendo os tópicos acima já respondem praticamente tudo. Rolling Eyes

o/

Ainda, sim, o título dá a entender que "Montar uma equipe online" é uma das 10 dicas para não finalizar um game, e discordo, o problema não é montar uma equipe online e sim, não possuir maturidade para participar em uma como você mesmo disse Rafael.
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por chicoweb Ter 13 Jan 2015, 16:42


7º Tente fazer tudo sozinho:
6º Conte com desconhecidos:
5º Monte equipes online:

É verdade, concordo que não posso criar tudo sozinho, vou montar uma equipe online então, O queee não pode?

Então vou arrumar uma equipe de pessoas ao vivo, mas não conheço ninguem do ramo, vou procurar algumas, o que? Não posso contar com desconhecidos também?

Fuuuuu, E agora José????
affraid Como finalizo meu game affraid
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por Mr.Rafael Ter 13 Jan 2015, 20:41

chicoweb escreveu:É verdade, concordo que não posso criar tudo sozinho, vou montar uma equipe online então, O queee não pode?
Alguém aí falou para você que não pode? Leu os 10 mandamentos e postou aqui por engano? Rolling Eyes

Quer ir em frente com uma equipe online? Ninguém está te obrigando, mas só uma coisa: você já foi avisado, o que vir depois daí é por sua conta e risco, sem garantia de sucesso.

chicoweb escreveu:Então vou arrumar uma equipe de pessoas ao vivo, mas não conheço ninguem do ramo, vou procurar algumas, o que? Não posso contar com desconhecidos também?
Como assim "do ramo"? Você está buscando pessoas para prestar um serviço, quem quer fazer o jogo é você. Quer que alguém faça os gráficos? Chame um artista, ele não precisa ser do ramo para desenhar um personagem correndo ou um cenário para uma fase. Quer que alguém faça músicas para você? Chame um compositor, ele também estará pouco se lixando se você vai usar a música num jogo, só vai entregar o que ele sabe fazer, o que você faz depois não interessa.

E os "desconhecidos", caso não tenha compreendido, são as pessoas sem nenhuma indicação ou recomendação para o serviço. Se vai arrumar uma equipe de pessoas para serem apresentadas pessoalmente, é claro que você vai atrás de boas referências, de indicações confiáveis. Os "desconhecidos" nos quais o tópico se trata não são sobre quem você não conhece.

chicoweb escreveu:Fuuuuu, E agora José????
affraid Como finalizo meu game affraid
Concluindo as ideias que você tinha para ele no início ao invés de sair querendo criar coisas novas no meio do desenvolvimento já é um bom progresso. 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente 71423

o/
Mr.Rafael
Mr.Rafael

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por Mateus O de Andrade Qua 14 Jan 2015, 09:03

Bom dia Pessoal,
surpreso2 Nossa, esse tópico repercutiu mais do que eu esperava!!!

Bom...para não dizerem que eu só postei o treco aqui e não me manifestei, aqui vai!!!

Pessoal, Essas "dicas" não passam disso, DICAS!! Não são nenhuma MÁXIMA ou VERDADE ABSOLUTA!!
São apenas pontos de vista observados por diversos desenvolvedores independentes.
A experiência, em que diz respeito tais dicas, irão variar de uma pessoa para outra.
Se eu tenho dificuldade em encontrar membros para uma equipe que sejam responsáveis, isso não significa que não existem tais por ai.

A minha intenção ao apresentar esse artigo era apenas trazer à luz tais ocorridos e não dizer ISSO VAI ACONTECER COM TODOS!!Ainda que todos nós vamos passar por um desses ou até mesmo mais de um.

Entendam que isso PODE ocorrer e que uma hora ou outra você vai passar por isso.
Basta agora você se preparar para evitar tais problemas!!!

Por fim, obrigado pessoal, espero que tenham gostado do artigo e tentarei trazer materiais semelhantes no futuro. Gostaria muito de trazer um sobre level design em breve mas só o tempo dirá.

Abraços galera!!
Mateus O de Andrade
Mateus O de Andrade

Games Ranking : Nota D

Data de inscrição : 25/03/2014
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por SirLeccus Qui 15 Jan 2015, 00:33

Não concordo com o 7o. Se você der uma olhada pela Internet, perceberá que existem muitos desenvolvedores que preferem trabalhar sozinhos... Às vezes se sacrifica um resultado um pouco melhor pela praticidade (?) de não depender de ninguém. Um bom exemplo é nosso amigo SIGILOSO. No entanto, essa regra se enquadra no mesmo perfil da oitava. É difícil ver alguém ser capaz de obter bons resultados em todas as áreas de desenvolvimento de um jogo. Se a pessoa é inexperiente em qualquer área, é claro que não conseguirá completar seu jogo sozinha. Que o meu comentário sirva também para enfatizar o que o Mateus falou acima, que essas dicas não são universais.
SirLeccus
SirLeccus

Data de inscrição : 05/01/2015
Reputação : 3
Número de Mensagens : 26
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 15 Jan 2015, 12:05

Não estou em nenhuma dessas dicas para não finalizar meu jogo, meu maior problema esta na propria engine mesmo, confira nesse tópico que criei.

https://gmbr.forumeiros.com/t31624-sugestao-secao-para-relatorios-de-bugs-do-gms#230264
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente Empty Re: 10 Dicas para NÃO finalizar seu game independente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos