GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS

4 participantes

Ir para baixo

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 15 Jan 2015, 11:43

Relatórios de Bugs do GMS

Olá galera, eu venho ouvindo muita gente me perguntando, por que que muitos jogos meus acabam ficando não finalizados ou demoram para ser completados tanto que o ultimo jogo que eu fiz foi bem simples , se comparados com outros projetos que eu havia feito no passado, então eu resolvi criar esse tópico com uma sugestão de bugs reais do Gms que me muitas vezes me fizeram(e fizeram outros também) desistir de usar o Gms, o grande problema é que muitos saudosistas do querido programa dizem que não veem problemas nele e que o culpado é o programador que não sabe lidar com ele, a maioria das vezes é verdade mesmo, mas eu vou mostrar alguns bugs que o gms tem comparando com testes que fiz no gm8 também com as mesmíssimas funções, tanto para um quanto para o outro, e vejam os resultados dos jogos que adiei por culpa desses detalhes.


Uma Estranha noite 2D

A versão em 3d está sendo desenvolvida para unity e será exclusiva dos pcs por enquanto, mas o jogo teria uma versão em 2D para mobiles por ser mais leve para os portáteis, a construção do jogo foi adiada por que rolou um bug no espelho, onde o reflexo da personagem saia para fora do espelho e dava quebras de polígonos bizarras que nem quiz mostrar aqui, foi de doer o defeito aconteceu com o draw_sprite part, do gms , confiram a comparação feita entre as duas plataformas :

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS 1ze9zpk

Devil's Treasure

Esse seria um remake do jogo "Nave Vamp" que participou do concurso de brick games e tirou o segundo lugar, o jogo seria reconstruído para o sistema andróid , o jogo contaria com um efeito de neblina muito bacana de fumaça no ceu , para evitar que os celulares ficassem travando não quiz usar particulas e sim sprites com efeitos personalizados dentro do próprio script com "sprite_set_alpha_from_sprite", no gm8 depois de um certo trabalho até deu certo, porem no gms aconteceu esse defeito bizarro

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Vg0ap4


Problemas com os Randomicos

Eu tava esboçando um jogo que usaria um dado e para isso resolvi adaptar os famosos randoms para sortear os números, mais uma vez o gm8 cumpriu o que prometia, ja o gms na primeira vez parecia fazer tudo certo, porem, toda vez que eu recomeçava, ele repetia a mesma sequencia, ou seja ele não sorteava os numeros, ele gerava os mesmos numeros toda vez que o jogo era fechado e aberto denovo, vejam esse exemplo abaixo:

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Wvpn9t


tipo, se você apenas reiniciar o jogo sem fechar os numeros se alteram, mas se fechar e abrir o jogo eles voltam a sequencia inicial, também tenho a suspeita que os numeros seguintes também são repetidos em uma ordem predefinida.

como vocês veem, os bugs que eu citei são reais, mas vale resaltar que esses bugs são da versão GMS 1.2 as mais recentes eu não sei se foram arrumadas pois não quiz arriscar elas ainda, o que me desmotiva a terminar jogos, pois ideias e astral para criar games eu tenho de sobra,modestia a parte, o que desanima são essas pequenas falhas que rolam dentro do game.


minha sugestão então era criar uma secção para relatórios reais de bugs, e uma pessoa que manja disso ser encarregada de informar esses bugs a yoyo games para ver se eles arrumam em atualizações, e se possivel sempre com comparações como fiz, se alguem souber como posso fazer outras maneiras para fugir desses bugs sou muito grato , mas até o momento é isso, galera, o que acham da ideia?
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty Re: [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS

Mensagem por vitorfernandes13 Qui 15 Jan 2015, 12:36

João, este último aí não é um defeito no GMS, é que agora essa versão utiliza uma função para fazer com que cada random tenha uma semente diferente ao abrir o jogo, o nome da função é randozime(). Mas, de fato o GMS tem alguns bugs bizarros, toda vez que vou atualizar ele acontece um bug, aparecendo algo escrito "out of memory" na tela inicial, ai tenho que reinstalar ele de novo Evil or Very Mad http://help.yoyogames.com/entries/37903916-How-to-perform-a-fresh-install
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty Re: [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 15 Jan 2015, 12:58

João, este último aí não é um defeito no GMS, é que agora essa versão utiliza uma função para fazer com que cada random tenha uma semente diferente ao abrir o jogo, o nome da função é randozime().

testei e agora deu certo, mas por que o gms precisaria inventar essa coisa? já não basta os bugs eles ainda tem que criar funçoes que complicam ainda mais tendo em vista isso, acredito que os outros dois bugs que eu citei podem estar precisando de uma função tipo essa que você me citou, vou pesquizar isso mais a fundo.

quanto ao out of memory, acontece muito quando você tem mania de criar mais de um jogo diferente ao mesmo tempo, o que é muito normal ja que a galera cria muitas copias do jogo para back up, então cedo ou tarde esse problema venha a rolar de um jeito ou de outro

JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty Re: [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS

Mensagem por Gonçalves Qui 15 Jan 2015, 13:13

É útil no meu jogo. Na partida você pode pegar essa "seed do mapa" e definir como seed no início de outra partida, assim o mapa sai idêntico porque os números todos se repetirão.

Espere até acontecer com você de o GM:S apagar todos os sons do nada, e eles continuam lá na lista de assets. Isso aconteceu comigo uma vez, sorte que tinha um backup.
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty Re: [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 15 Jan 2015, 13:57

É útil no meu jogo. Na partida você pode pegar essa "seed do mapa" e definir como seed no início de outra partida, assim o mapa sai idêntico porque os números todos se repetirão.

interessante, mas se isso fosse util por isso, seria mais em conta eles criarem a função para fazer isso que você quer e não para fazer os random funcionarem corretamente, isso só serve para confundir quem usa o sistema antigo.

contudo eu andei pesquizando para entender por que isso acontece, é que no gms 1.1 tinha funções que davam esse problema em outros modulos (android por exemplo) então eles criam essas funções e padronizam a versão para windons para nao ter problemas nas conversões, um exemplo foi o fog da funçao 3d, antes você precisava desativa-lo para as huds nao ficarem pretas em adroids, agora deve-se fazer isso em todas as funções, eu acho que foi mais um critério para padronizar e não para agradar alguem.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty Re: [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS

Mensagem por Kabeção Qui 15 Jan 2015, 15:15

Só lembrando que você deve dar um exemplo em código e/ou os exatos passos para se reproduzir.
Só descrever não ajuda a achar e corrigir o problema além de a chance de você esta fazendo algo errado no modo de usar as funções é grande.
Relatórios de bug sem passos para reprodução ficam na espera do autor para para adiciona-los ou são ignorados.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty Re: [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 15 Jan 2015, 15:22

mas eu coloquei o nome dos códigos que eu usei acima de cada jogo que fiz que teve o defeito, não usei outros códigos adicionais sem ser aqueles, alem do mais, se funciona no gm8 deveria funcionar no gms é isso.

se caso você souber outra maneira de fazer aquilo que citei sou grato, mas daquele jeito ali ta dando esses bugs no gms.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty Re: [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS

Mensagem por Kabeção Qui 15 Jan 2015, 15:34

mas eu coloquei o nome dos códigos que eu usei acima de cada jogo que fiz que teve o defeito, não usei outros códigos adicionais sem ser aqueles, alem do mais, se funciona no gm8 deveria funcionar no gms é isso.
GMS e GM8 usam sistemas diferentes de desenho, VM diferentes, GM8 não tinha compilação nativa.
É impossível fazer os dois funcionarem da mesma forma.

Apenas falar o nome da função não ajuda.
Descreva exatamente os argumentos e tudo necessário para gerar o problema.
Um exemplo dos bugs que já relatei:

Título
Functions: json_decode() doesn't convert null values to undefined and data is lost

Descrição
You can set a ds_map key with the undefined keyword.
The result using json_encode(ds_map) is "key": null.
But json_decode doesn't convert back null values to undefined and the key is lost.

Set a ds_map key as undefined works for Windows and Android but not for HTML5.

Passos para reproduzir

Código:
map = ds_map_create();

map[? 'a'] = 0;
map[? 'b'] = "text";
map[? 'c'] = undefined;
map[? 'd'] = 1589;
map[? 'e'] = undefined;

encode = json_encode(map); // encode result - it's ok
decode = json_encode(json_decode(encode)); // decode result (convert back) - keys set to null are lost

show_message(encode + "##" + decode);

100% reproduzível apenas copiando e colando o código.
O bug foi resolvido em uma semana.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty Re: [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 15 Jan 2015, 16:48

olha, o problema do uma estranha noite realmente é um bug do gms, é o draw_sprite_part que ta bugando, não uso outro código alem desse esse é o fato. não usei surface nem nada, apenas ele, o bug é que ele está desrespeitando as dependecias da area que ele deveria estar, coisa que o gm8 não faz.

quanto ao devil treasure, eu usei um codigo inspirado nesse tutorial.

https://gmbr.forumeiros.com/t8088-criando-neblina-realista-sem-uso-de-particulas

funciona perfeitamente no gm8, mas no gms fica aquela maluquice que você viu, se souber que outro codigo pode ser usado me diga que eu testo aqui. mas que ele não está funcionando isso é fato.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS Empty Re: [Sugestão] Seção para relatórios de bugs do GMS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos