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Como Criar Um Objeto Que Siga O Player

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Como Criar Um Objeto Que Siga O Player Empty Como Criar Um Objeto Que Siga O Player

Mensagem por Chingling152 Sáb 25 Out 2014, 20:27

O Player Tem Q Ter Um Escudo
Só Que Eu Quero Que O Escudo Esteja Separado
Para Ele Poder Se Destruir (E Tambem Para Caso De As Flechas Acertarem Ele Por Traz )
E Também Para Ele Seguir O Player A Uma Distancia De Uns 4 Pixels Para Poder Ficar Parecendo Que Está Segurando O Escudo

tentei Pesquisar no forum usei o move_towards_point
mas nada deu certo
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Como Criar Um Objeto Que Siga O Player Empty Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player

Mensagem por Gonçalves Sáb 25 Out 2014, 20:36

Cara, especifica direitinho o estilo do jogo (top-down, side-scroller, 3d), como funciona a movimentação (direção do mouse, 4 direções, etc), para assim podermos te ajudar. Smile

Você pode fazer com que o escudo fique numa posição relativo ao player botando no End Step:

Código:
x=obj_player.x-6
y=obj_player.y

Aí é claro, só você ajeitar como achar melhor. Tem outras formas de fazer mas você tem que especificar como é o jogo e se possível mostrar uma imagem (melhor ainda).
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Como Criar Um Objeto Que Siga O Player Empty Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player

Mensagem por Chingling152 Sáb 25 Out 2014, 20:53

Gonçalves escreveu:Cara, especifica direitinho o estilo do jogo (top-down, side-scroller, 3d), como funciona a movimentação (direção do mouse, 4 direções, etc), para assim podermos te ajudar. Smile

Você pode fazer com que o escudo fique numa posição relativo ao player botando no End Step:

Código:
x=obj_player.x-6
y=obj_player.y

Aí é claro, só você ajeitar como achar melhor. Tem outras formas de fazer mas você tem que especificar como é o jogo e se possível mostrar uma imagem (melhor ainda).

é um jogo estilo top-down,movimentação é automatica( image_angle=point_direction(x,y,Alvo.x,Alvo.y))

uma imagem da room com os 2 objetos

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Como Criar Um Objeto Que Siga O Player Empty Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player

Mensagem por Gonçalves Sáb 25 Out 2014, 21:01

Você quer que o escudo fique ali certinho da frente das duas mãos dele? Simples: usamos lengthdir_ nessas ocasiões.

O lenghtdir nos permite pegar uma posição A, e saber qual posição teremos se nos deslocarmos dali em uma certa direção. Basicamente:

Código:
x=obj_player.x+lengthdir_x(obj_player.image_angle,20)
y=obj_player.y+lengthdir_y(obj_player.image_angle,20)

Dessa forma o escudo vai ficar na 20 pixels a frente do player, não importando sua direção. Se quiser ajustar, bastaria mudar os dois 20 para uma valor menor (pra mais perto) ou maior (pra mais longe).
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Como Criar Um Objeto Que Siga O Player Empty Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player

Mensagem por Chingling152 Sáb 25 Out 2014, 21:17

Gonçalves escreveu:Você quer que o escudo fique ali certinho da frente das duas mãos dele? Simples: usamos lengthdir_ nessas ocasiões.

O lenghtdir nos permite pegar uma posição A, e saber qual posição teremos se nos deslocarmos dali em uma certa direção. Basicamente:

Código:
x=obj_player.x+lengthdir_x(obj_player.image_angle,20)
y=obj_player.y+lengthdir_y(obj_player.image_angle,20)

Dessa forma o escudo vai ficar na 20 pixels a frente do player, não importando sua direção. Se quiser ajustar, bastaria mudar os dois 20 para uma valor menor (pra mais perto) ou maior (pra mais longe).

eu coloquei assim no
step

if instance_exists(Player){
x=Player.x+lengthdir_x(Player.image_angle,10)
y=Player.y+lengthdir_y(Player.image_angle,10)
}

só que ele fica como se fosse uns 40 pixeis a frente
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Como Criar Um Objeto Que Siga O Player Empty Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player

Mensagem por Gonçalves Sáb 25 Out 2014, 21:20

Onde é o origin da sprite do player? Eu levei em consideração que estivesse na cabeça dele. Dependendo de onde for, aí os valores teriam de mudar.
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Como Criar Um Objeto Que Siga O Player Empty Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player

Mensagem por Chingling152 Sáb 25 Out 2014, 21:29

Gonçalves escreveu:Onde é o origin da sprite do player? Eu levei em consideração que estivesse na cabeça dele. Dependendo de onde for, aí os valores teriam de mudar.
o q é "origin"
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Como Criar Um Objeto Que Siga O Player Empty Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player

Mensagem por Gonçalves Sáb 25 Out 2014, 21:34

http://prntscr.com/4zrbci
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Mensagem por Chingling152 Sáb 25 Out 2014, 21:42

Gonçalves escreveu:http://prntscr.com/4zrbci

ah...
está a uns 3 pixeis na frente da cabeça dele
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Como Criar Um Objeto Que Siga O Player Empty Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player

Mensagem por Gonçalves Sáb 25 Out 2014, 21:43

Estranho, a não ser que o problema seja o origin do escudo, porque fora isso deveria funcionar normalmente.
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Mensagem por Chingling152 Sáb 25 Out 2014, 21:47

Gonçalves escreveu:Estranho, a não ser que o problema seja o origin do escudo, porque fora isso deveria funcionar normalmente.

a do player esta 18x16

e a do escudo 16x16

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Como Criar Um Objeto Que Siga O Player Empty Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player

Mensagem por Chingling152 Sáb 25 Out 2014, 22:12

Gonçalves escreveu:Estranho, a não ser que o problema seja o origin do escudo, porque fora isso deveria funcionar normalmente.

o problema tambem é que o escudo não fica virado na mesma direção do player
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Mensagem por Gonçalves Sáb 25 Out 2014, 22:35

Esse aí é só tu botar:

Código:
image_angle=obj_player.image_angle

Edit: AH, descobri. É que você (e eu tbm uahauhua) botou o angulo primeiro e depois a distancia, é ao contrário.

Código:
if instance_exists(Player){
x=Player.x+lengthdir_x(10,Player.image_angle)
y=Player.y+lengthdir_y(10,Player.image_angle)
}
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