Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
2 participantes
Página 1 de 1
Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
O Player Tem Q Ter Um Escudo
Só Que Eu Quero Que O Escudo Esteja Separado
Para Ele Poder Se Destruir (E Tambem Para Caso De As Flechas Acertarem Ele Por Traz )
E Também Para Ele Seguir O Player A Uma Distancia De Uns 4 Pixels Para Poder Ficar Parecendo Que Está Segurando O Escudo
tentei Pesquisar no forum usei o move_towards_point
mas nada deu certo
Só Que Eu Quero Que O Escudo Esteja Separado
Para Ele Poder Se Destruir (E Tambem Para Caso De As Flechas Acertarem Ele Por Traz )
E Também Para Ele Seguir O Player A Uma Distancia De Uns 4 Pixels Para Poder Ficar Parecendo Que Está Segurando O Escudo
tentei Pesquisar no forum usei o move_towards_point
mas nada deu certo
Chingling152- Data de inscrição : 10/05/2014
Reputação : 6
Número de Mensagens : 73
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
Cara, especifica direitinho o estilo do jogo (top-down, side-scroller, 3d), como funciona a movimentação (direção do mouse, 4 direções, etc), para assim podermos te ajudar.
Você pode fazer com que o escudo fique numa posição relativo ao player botando no End Step:
Aí é claro, só você ajeitar como achar melhor. Tem outras formas de fazer mas você tem que especificar como é o jogo e se possível mostrar uma imagem (melhor ainda).
Você pode fazer com que o escudo fique numa posição relativo ao player botando no End Step:
- Código:
x=obj_player.x-6
y=obj_player.y
Aí é claro, só você ajeitar como achar melhor. Tem outras formas de fazer mas você tem que especificar como é o jogo e se possível mostrar uma imagem (melhor ainda).
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 2 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
Gonçalves escreveu:Cara, especifica direitinho o estilo do jogo (top-down, side-scroller, 3d), como funciona a movimentação (direção do mouse, 4 direções, etc), para assim podermos te ajudar.
Você pode fazer com que o escudo fique numa posição relativo ao player botando no End Step:
- Código:
x=obj_player.x-6
y=obj_player.y
Aí é claro, só você ajeitar como achar melhor. Tem outras formas de fazer mas você tem que especificar como é o jogo e se possível mostrar uma imagem (melhor ainda).
é um jogo estilo top-down,movimentação é automatica( image_angle=point_direction(x,y,Alvo.x,Alvo.y))
uma imagem da room com os 2 objetos
Chingling152- Data de inscrição : 10/05/2014
Reputação : 6
Número de Mensagens : 73
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
Você quer que o escudo fique ali certinho da frente das duas mãos dele? Simples: usamos lengthdir_ nessas ocasiões.
O lenghtdir nos permite pegar uma posição A, e saber qual posição teremos se nos deslocarmos dali em uma certa direção. Basicamente:
Dessa forma o escudo vai ficar na 20 pixels a frente do player, não importando sua direção. Se quiser ajustar, bastaria mudar os dois 20 para uma valor menor (pra mais perto) ou maior (pra mais longe).
O lenghtdir nos permite pegar uma posição A, e saber qual posição teremos se nos deslocarmos dali em uma certa direção. Basicamente:
- Código:
x=obj_player.x+lengthdir_x(obj_player.image_angle,20)
y=obj_player.y+lengthdir_y(obj_player.image_angle,20)
Dessa forma o escudo vai ficar na 20 pixels a frente do player, não importando sua direção. Se quiser ajustar, bastaria mudar os dois 20 para uma valor menor (pra mais perto) ou maior (pra mais longe).
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 2 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
Gonçalves escreveu:Você quer que o escudo fique ali certinho da frente das duas mãos dele? Simples: usamos lengthdir_ nessas ocasiões.
O lenghtdir nos permite pegar uma posição A, e saber qual posição teremos se nos deslocarmos dali em uma certa direção. Basicamente:
- Código:
x=obj_player.x+lengthdir_x(obj_player.image_angle,20)
y=obj_player.y+lengthdir_y(obj_player.image_angle,20)
Dessa forma o escudo vai ficar na 20 pixels a frente do player, não importando sua direção. Se quiser ajustar, bastaria mudar os dois 20 para uma valor menor (pra mais perto) ou maior (pra mais longe).
eu coloquei assim no
step
if instance_exists(Player){
x=Player.x+lengthdir_x(Player.image_angle,10)
y=Player.y+lengthdir_y(Player.image_angle,10)
}
só que ele fica como se fosse uns 40 pixeis a frente
Chingling152- Data de inscrição : 10/05/2014
Reputação : 6
Número de Mensagens : 73
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
Onde é o origin da sprite do player? Eu levei em consideração que estivesse na cabeça dele. Dependendo de onde for, aí os valores teriam de mudar.
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 2 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
o q é "origin"Gonçalves escreveu:Onde é o origin da sprite do player? Eu levei em consideração que estivesse na cabeça dele. Dependendo de onde for, aí os valores teriam de mudar.
Chingling152- Data de inscrição : 10/05/2014
Reputação : 6
Número de Mensagens : 73
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
http://prntscr.com/4zrbci
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 2 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
Gonçalves escreveu:http://prntscr.com/4zrbci
ah...
está a uns 3 pixeis na frente da cabeça dele
Chingling152- Data de inscrição : 10/05/2014
Reputação : 6
Número de Mensagens : 73
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
Estranho, a não ser que o problema seja o origin do escudo, porque fora isso deveria funcionar normalmente.
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 2 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
Gonçalves escreveu:Estranho, a não ser que o problema seja o origin do escudo, porque fora isso deveria funcionar normalmente.
a do player esta 18x16
e a do escudo 16x16
Chingling152- Data de inscrição : 10/05/2014
Reputação : 6
Número de Mensagens : 73
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
Gonçalves escreveu:Estranho, a não ser que o problema seja o origin do escudo, porque fora isso deveria funcionar normalmente.
o problema tambem é que o escudo não fica virado na mesma direção do player
Chingling152- Data de inscrição : 10/05/2014
Reputação : 6
Número de Mensagens : 73
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como Criar Um Objeto Que Siga O Player
Esse aí é só tu botar:
Edit: AH, descobri. É que você (e eu tbm uahauhua) botou o angulo primeiro e depois a distancia, é ao contrário.
- Código:
image_angle=obj_player.image_angle
Edit: AH, descobri. É que você (e eu tbm uahauhua) botou o angulo primeiro e depois a distancia, é ao contrário.
- Código:
if instance_exists(Player){
x=Player.x+lengthdir_x(10,Player.image_angle)
y=Player.y+lengthdir_y(10,Player.image_angle)
}
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 2 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» como criar um contador (com sprite)de pontos que siga o player pela room?
» como se faz uma IA que siga o player principal?
» Como eu faço com que o player siga a plataforma movel?
» Como faço para que o background siga o player?
» Como fazer com que o objeto siga o mouse?
» como se faz uma IA que siga o player principal?
» Como eu faço com que o player siga a plataforma movel?
» Como faço para que o background siga o player?
» Como fazer com que o objeto siga o mouse?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|