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como se faz uma IA que siga o player principal?

em Seg 30 Dez 2013, 15:44
Preciso de ajuda pra criar uma IA que ajude o player principal do meu jogo e ande atras do jogador principal por todos os lugares que vá. Um exemplo do que preciso é uma cpu com programacao identica a do Tails (sonic the hedgehod 2 e 3) que segue o sonic.
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Re: como se faz uma IA que siga o player principal?

em Seg 30 Dez 2013, 20:33
Para seguir basta colocar

Código:
if distance_to_object(obj_sonic) >2 // se distancia para o objeto obj_sonic for maior que 2
{
mp_potential_step(obj_sonic.x,obj_sonic.y,3,checkall) // seguir obj_sonic "3" é a velocidade e "checkall" desvia de objetos solidos
};
else{} // senão nada acontece

 flw flw flw flw flw flw flw

edit: isso é no step do objeto que vai seguir ele
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Re: como se faz uma IA que siga o player principal?

em Ter 31 Dez 2013, 10:54
vlw cara, obg pela rsposta. O codigo deu certo, mas o bicho ficou doido andando atras do outro. ele nao anda nomal... ele fica vooando pela room. o que pode ser?
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Re: como se faz uma IA que siga o player principal?

em Ter 31 Dez 2013, 12:50
envia ai o jogo para eu ver se consigo colocar o ia
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Re: como se faz uma IA que siga o player principal?

em Ter 31 Dez 2013, 14:50
voce colocou gravidade no objeto que esta seguindo?
se não é só colocar o seguinte codigo no step do objeto que segue
código:
if place_free(x,y + 4){ //se estiver vazio 4 pixels abaixo
   gravity = 0.8 // a gravidade é de 0.8 (pode modificar o valor)
}else{ //se não
   gravity = 0 //não ha gravidade
}
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