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por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
obj nao segue
4 participantes
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obj nao segue
Eu estou com um problema em jogo de plataforma, eu fiz um esquema que quando ele colidir com a arma, a arma irá acompanha-lo sempre, eu consegui fazer ela seguir ele da direita para a esquerda, esquerda para a direita, mas o problema está no pulo, quando ele pula sem ir para os lados a arma segue ele perfeitamente, mas quando eu pulo indo para os lados ela não segue ele, aqui está o código:
No evento colisão da pistola com o personagem
A para quem não entendeu aqui vídeo:
Outra coisa, percebi no video que meu boneco quando pula virado para a esquerda a segunda vez ele vira pra a direita (tem no video) mas não consegui resolver, alguém sabe?
No evento colisão da pistola com o personagem
- Código:
//////////////////////////
if global.direita = true{
if global.correndo = true{
sprite_index = spr_pistola_par_dir;
x = obj_personagem.x-2;
y = obj_personagem.y+6;
global.atirar = false;}}
else{
if global.direita = false{
if global.correndo = true{
sprite_index = spr_pistola_par_esq;
x = obj_personagem.x;
y = obj_personagem.y+6;
global.atirar = false;}}}
///////////////////////////
if global.no_chao = false{
if global.direita = true{
sprite_index = spr_pistola_par_dir;
x = obj_personagem.x;
y = obj_personagem.y;}}
else{
if global.no_chao = false{
if global.direita = false{
sprite_index = spr_pistola_par_esq;
x = obj_personagem.x;
y = obj_personagem.y;}}}
A para quem não entendeu aqui vídeo:
Outra coisa, percebi no video que meu boneco quando pula virado para a esquerda a segunda vez ele vira pra a direita (tem no video) mas não consegui resolver, alguém sabe?
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: obj nao segue
mano explica +. em qual objeto voce esta colocando esse codigo no personagem ou na arma?
jairo025- Data de inscrição : 29/04/2014
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Re: obj nao segue
tente colocar para ela ficar na direção do player, ja que você esta usando sprites para mudar os lados, enves de image_xscale ficara um pouco mais complicado, mais seria bom se você colocasse a imagem do player no "Center" nas sprites, e colocasse se ele virasse e tal
image_xscale=-1 fica virado para a esquerda <
image_xscale=1 fica virado para a direita >
faça na arma no step
image_xscale=objplayer.image_xscale
x=objplayer.x
y=objplayer.y ficara do lado q o player esta, e na direção tambem, sera um pouco complicado ai mais se você tentar você conseguira...
edit: obj_perssonagem*
image_xscale=-1 fica virado para a esquerda <
image_xscale=1 fica virado para a direita >
faça na arma no step
image_xscale=objplayer.image_xscale
x=objplayer.x
y=objplayer.y ficara do lado q o player esta, e na direção tambem, sera um pouco complicado ai mais se você tentar você conseguira...
edit: obj_perssonagem*
Re: obj nao segue
Susano escreveu:tente colocar para ela ficar na direção do player, ja que você esta usando sprites para mudar os lados, enves de image_xscale ficara um pouco mais complicado, mais seria bom se você colocasse a imagem do player no "Center" nas sprites, e colocasse se ele virasse e tal
image_xscale=-1 fica virado para a esquerda <
image_xscale=1 fica virado para a direita >
faça na arma no step
image_xscale=objplayer.image_xscale
x=objplayer.x
y=objplayer.y ficara do lado q o player esta, e na direção tambem, sera um pouco complicado ai mais se você tentar você conseguira...
edit: obj_perssonagem*
o problema é no pulo, nao por causa dos lados, tanto que os lados estão funcionando perfeitamente.
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: obj nao segue
Amigo, veja se da certo assim:
- Código:
if global.direita = true && global.correndo = true
{
sprite_index = spr_pistola_par_dir;
x = obj_personagem.x-2;
y = obj_personagem.y+6;
global.atirar = false;
}
if global.direita = false && global.correndo = true
{
sprite_index = spr_pistola_par_esq;
x = obj_personagem.x;
y = obj_personagem.y+6;
global.atirar = false;
}
if global.no_chao = false && global.direita = true
{
sprite_index = spr_pistola_par_dir;
x = obj_personagem.x;
y = obj_personagem.y;
}
if global.no_chao = false && global.direita = false
{
sprite_index = spr_pistola_par_esq;
x = obj_personagem.x;
y = obj_personagem.y;
}
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: obj nao segue
WellingtonBecker escreveu:Amigo, veja se da certo assim:
- Código:
if global.direita = true && global.correndo = true
{
sprite_index = spr_pistola_par_dir;
x = obj_personagem.x-2;
y = obj_personagem.y+6;
global.atirar = false;
}
if global.direita = false && global.correndo = true
{
sprite_index = spr_pistola_par_esq;
x = obj_personagem.x;
y = obj_personagem.y+6;
global.atirar = false;
}
if global.no_chao = false && global.direita = true
{
sprite_index = spr_pistola_par_dir;
x = obj_personagem.x;
y = obj_personagem.y;
}
if global.no_chao = false && global.direita = false
{
sprite_index = spr_pistola_par_esq;
x = obj_personagem.x;
y = obj_personagem.y;
}
cara nao ta dando aqui
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Re: obj nao segue
Tem como mostrar o script do player?
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Re: obj nao segue
WellingtonBecker escreveu:Tem como mostrar o script do player?
tem, olha aqui
NO Step do player
- Código:
if place_free(x,y+1){
gravity = 1;
no_chao = false;
global.no_chao = false;}
else{
gravity = 0;
no_chao = true;
global.no_chao = true;}
if keyboard_check(vk_right) and no_chao = true{
direction = 0;
speed = 4;
sprite_index= spr_personagem_cor_dir;
image_speed = 0.5;
global.correndo = true;
global.direita = true;}
if keyboard_check_released(vk_right){
speed = 0;
sprite_index= spr_personagem_par_dir;
image_speed = 0.6;
global.correndo = false;
global.direita = true;}
if keyboard_check(vk_left) and no_chao = true{
direction = 180;
speed = 4;
sprite_index= spr_personagem_cor_esq;
image_speed = 0.5;
global.correndo = true;
global.direita = false;}
if keyboard_check_released(vk_left){
speed = 0;
sprite_index= spr_personagem_par_esq;
image_speed = 0.6;
global.correndo = false;
global.direita = false;}
if keyboard_check_pressed(vk_up) and no_chao = true{
if direction= 0{
vspeed = -15
sprite_index= spr_personagem_pul_dir}
if direction= 180{
vspeed = -15
sprite_index= spr_personagem_pul_esq}}
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Re: obj nao segue
Se ele pular, deve então mudar para no_chao=false.
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up) and no_chao = true{
if direction= 0{
vspeed = -15
sprite_index= spr_personagem_pul_dir
no_chao=false
}
if direction= 180{
vspeed = -15
sprite_index= spr_personagem_pul_esq
no_chao=false
}
}
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Re: obj nao segue
WellingtonBecker escreveu:Se ele pular, deve então mudar para no_chao=false.
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up) and no_chao = true{
if direction= 0{
vspeed = -15
sprite_index= spr_personagem_pul_dir
no_chao=false
}
if direction= 180{
vspeed = -15
sprite_index= spr_personagem_pul_esq
no_chao=false
}
}
Edit: Não seria global.no_chao ??
é tentei com o global.no_chao e nao deu, na verdade tava uma bagunça lá vou tentar refazer o código e ve se da, mas estou com outro problema, quando eu pulo uma vez virado para a esquerda e colide com o chao e pula de novo ele vira para a direita, você sabe o que pode ser?
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: obj nao segue
Na verdade achei que você tem um script enorme para pouca coisa a ser feita. O image_xscale permite que sua sprite vire para esquerda e direita com a mesma imagem. Refaça esse script com cuidado.
Edit: Se precisar de ajuda, conte comigo.
Edit: Se precisar de ajuda, conte comigo.
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