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Sprite que segue o player

em Dom 06 Jul 2014, 18:23
Olá pessoal! De novo eu sempre com os meus problemas.... Esse é um pouquinho mais complicado dos que os outros que eram meio bobos é que no final conseguir fazer o 70% sozinho kk enfim... è o seguinte eu fiz um tutorial "Tutorial Iluminação" para cirar fazer um surface com o blend mode ai estão os seguintes codigos:
No Create
Código:
Surf = surface_create(room_width,room_height);
No Step
Código:
surface_set_target(Surf)

draw_clear_alpha(c_black,1.0);

draw_set_blend_mode(bm_subtract)

draw_sprite(spr_luz,image_index,mouse_x,mouse_y);

draw_set_blend_mode(bm_normal);

surface_reset_target();
No Draw
Código:
draw_surface(Surf,0,-100)
//coloquei -100 para tirar um espaço lá em baixo onde vai ter o menu
Pronto agora que vcs sabem os códigos vou passar ao problema, ou seja, é que a luz segue o mouse e acho que o code que faz isso é
Código:
draw_sprite(spr_luz,image_index,mouse_x,mouse_y);
mas eu n quero isso :O eu queria que a luz seguisse o player, já tentei fazer em diversos métodos que não funfaram:
- Colocar movimento para a luz (muito bobo pois ele desenha o surface e não a luz)
- Colocar um espaço transparente no player (também esse bobo)
Bom eu tentei mas faz horas (senão dias) que estou tentando resolver isso se alguém conseguir agradeceria. Vou colocar uma imagem aqui em baixo do game com a luz Smile

E se tiver alguém interessado em mim ajudar no jogo pode entrar Smile mande MP, o primeiro ganha o lugar '-'
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Re: Sprite que segue o player

em Dom 06 Jul 2014, 18:31
no step troque o
draw_sprite(spr_luz,image_index,mouse_x,mouse_y); para
with (objeto_player) draw_sprite(spr_luz,image_index,x,y);
talvez possa funcionar.
Tente "apagar" com a borracha no editor de imagem do game maker a parte da sprite que não vai iluminar que deve sair algum resultado
Espero ter ajudado =P
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Re: Sprite que segue o player

em Dom 06 Jul 2014, 18:34
Não funcionou :/ a mesma coisa de sempre, e não entendi "Tente "apagar" com a borracha no editor de imagem do game maker a parte da sprite que não vai iluminar que deve sair algum resultado" do que eu entendi acho que já fiz isso Razz
Outra ideia? Alguém mais ? sorrindo
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Re: Sprite que segue o player

em Dom 06 Jul 2014, 19:16
Mas a luz deve seguir o player ou o mouse? ou os 2?
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Re: Sprite que segue o player

em Dom 06 Jul 2014, 19:42
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
so marcar a imagem no centro uai XD

x=player.x
y=player.y
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Re: Sprite que segue o player

em Dom 06 Jul 2014, 20:04
è mais ou menos isso, era só trocar o mouse por player (ou o nome do objeto que é o player ou o que for) Vlw Happy
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Re: Sprite que segue o player

em Dom 06 Jul 2014, 20:30
Amigo, eu não entendi bem seu jogo mas acho que você quer como o que fiz no meu  na imagem abaixo. A luz segue o player. Se é assim, me diga.

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Re: Sprite que segue o player

em Seg 07 Jul 2014, 09:28
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
@Riccardoric escreveu:Pronto agora que vcs sabem os códigos vou passar ao problema, ou seja, é que a luz segue o mouse e acho que o code que faz isso é
Código:
draw_sprite(spr_luz,image_index,mouse_x,mouse_y);
Magina rapaz mouse_x/y só esta ai de enfeite mesmo Happy"
Como se deve imaginar(e o nome diz bem) essas variáveis dão a posição atual do mouse na room, se colocar elas no argumento onde desenhar a spr, é logico que vai seguir o player ><"
@Riccardoric escreveu:mas eu n quero isso :O eu queria que a luz seguisse o player, já tentei fazer em diversos métodos que não funfaram.
Olha para seguir o player você vai precisar pegar a posição do player(x/y), mas ai você se pergunta como vou fazer isto se eu estou programando em outro objeto. para "mecher" em uma variável em outro objeto é só indicar o nome do objeto(id) seguido por "." e depois o nome da variável, por exemplo Player.x e Player.y.
Por fim seu code ficaria:
Código:
draw_sprite(spr_luz,image_index,Player.x,Player.y);
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Re: Sprite que segue o player

em Seg 07 Jul 2014, 09:35
@Witen escreveu:
@Riccardoric escreveu:Pronto agora que vcs sabem os códigos vou passar ao problema, ou seja, é que a luz segue o mouse e acho que o code que faz isso é
Código:
draw_sprite(spr_luz,image_index,mouse_x,mouse_y);
Magina rapaz mouse_x/y só esta ai de enfeite mesmo Happy"
Como se deve imaginar(e o nome diz bem) essas variáveis dão a posição atual do mouse na room, se colocar elas no argumento onde desenhar a spr, é logico que vai seguir o player ><"
@Riccardoric escreveu:mas eu n quero isso :O eu queria que a luz seguisse o player, já tentei fazer em diversos métodos que não funfaram.
Olha para seguir o player você vai precisar pegar a posição do player(x/y), mas ai você se pergunta como vou fazer isto se eu estou programando em outro objeto. para "mecher" em uma variável em outro objeto é só indicar o nome do objeto(id) seguido por "." e depois o nome da variável, por exemplo Player.x e Player.y.
Por fim seu code ficaria:
Código:
draw_sprite(spr_luz,image_index,Player.x,Player.y);
Vlaeu Happy mas o Velox tinha respondido direito no skype ai ele escreveu aqui só para ganhar um ponto na reputação kkk mas valeu do mesmo jeito é isso mesmo.
WellingtonBecker Sim é isso mesmo mas já consegui valeu Very Happy
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Re: Sprite que segue o player

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