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Sprite virar conforme a posição do mouse
5 participantes
Página 1 de 1
Sprite virar conforme a posição do mouse
eae pessoal, estou fazendo um jogo com uma jogabilidade um pouco diferente e queria saber como fazer o player mudar de sprite conforme a posição do mouse
EX: Se o mouse estiver acima do jogador ele vira pra cima, se estiver a esquerda dele, ele vira com uma sprite diferente.
Lembrando q eu quero saber como posso fazer isso com varias sprites, não com apenas uma igual aos games top down
EX: Se o mouse estiver acima do jogador ele vira pra cima, se estiver a esquerda dele, ele vira com uma sprite diferente.
Lembrando q eu quero saber como posso fazer isso com varias sprites, não com apenas uma igual aos games top down
VitorClc- Data de inscrição : 21/07/2012
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Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
É só usar a função sprite_index e fazer ela ser igualada a outro sprite (da pasta de sprites) de acordo com as condições.
Por exemplo:
if mouse_y < y
{
sprite_index = spr_olhandopracima
}
if mouse_y > y
{
sprite_index = spr_olhandoprabaixo
}
Quiser ver mais exemplos, dá uma olhada no meu tutorial: http://www.tutoriaisgamemaker.com.br/2014/08/como-mudar-sprite.html
Não sei se você já tá familizariado como funcionam os eventos, as funções e o resto do Game Maker, mas se não estiver, dá uma olhada na página de Tutoriais: Iniciante e na de Funções, vai te ajudar bastante
Qualquer dúvida só perguntar.
Por exemplo:
if mouse_y < y
{
sprite_index = spr_olhandopracima
}
if mouse_y > y
{
sprite_index = spr_olhandoprabaixo
}
Quiser ver mais exemplos, dá uma olhada no meu tutorial: http://www.tutoriaisgamemaker.com.br/2014/08/como-mudar-sprite.html
Não sei se você já tá familizariado como funcionam os eventos, as funções e o resto do Game Maker, mas se não estiver, dá uma olhada na página de Tutoriais: Iniciante e na de Funções, vai te ajudar bastante
Qualquer dúvida só perguntar.
Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
Acho melhor fazer assim :
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
Assim a sprite vai rotacionar em direção ao mouse.
Coloque isso no evento step, dentro de um bloco de codigo.
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
Assim a sprite vai rotacionar em direção ao mouse.
Coloque isso no evento step, dentro de um bloco de codigo.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
Rodrigo Santiago escreveu:Acho melhor fazer assim :
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
Assim a sprite vai rotacionar em direção ao mouse.
Coloque isso no evento step, dentro de um bloco de codigo.
Mas ele diz que não quer isso.
Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
Eu fiz isso matheus , mas mesmo assim a movimentação buga
Eu quero fazer ele virar enquanto eu seguro ctrl
Eu quero fazer ele virar enquanto eu seguro ctrl
VitorClc- Data de inscrição : 21/07/2012
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Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
Então você precisa usar a função keyboard_check(vk_control) junto com a condição da posição do mouse, dá uma olhada na página de Tutoriais: Iniciante que te disse.
Você precisa saber usar operadores, funções interativas e funções executivas (condicionais) pra isso.
Você precisa saber usar operadores, funções interativas e funções executivas (condicionais) pra isso.
Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
Cara dá uma olhada nesse jogo
PROJECT ZOMBOID
procura algum video e vc vai entender o que eu quero pro ataque
PROJECT ZOMBOID
procura algum video e vc vai entender o que eu quero pro ataque
VitorClc- Data de inscrição : 21/07/2012
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Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
Eu já expliquei como faz...
if keyboard_check(vk_control) && mouse_y > y
{
sprite_index = algumacoisa
}
Ele só vai mudar o sprite quando você estiver segurando control. Se quiser que seja só quando acontecer o click então tem que usar mouse_check_button(mb_left). São esses os códigos, só não vou fazer a engina pra você. Tenta fazer como eu disse, dá uma lida no link que te mandei, dai se tiver dúvida eu te ajudo.
if keyboard_check(vk_control) && mouse_y > y
{
sprite_index = algumacoisa
}
Ele só vai mudar o sprite quando você estiver segurando control. Se quiser que seja só quando acontecer o click então tem que usar mouse_check_button(mb_left). São esses os códigos, só não vou fazer a engina pra você. Tenta fazer como eu disse, dá uma lida no link que te mandei, dai se tiver dúvida eu te ajudo.
Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
Desculpa pela resposta indesejada acima. Mas eu me confundi já que você não tem 'assinatura' eu pensei q a ultima frase era a sua assinatura por isso não li.
:p foi mal
:p foi mal
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
Boa tarde VitorClc,
Pelo que pude ver com o jogo que você mostrou de exemplo, acho que o que você quer terá de usar 8 imagens e 8 verificações tipo.
Eu já expliquei como faz...
if keyboard_check(vk_control) && mouse_y > y && mouse_x = 0
{
sprite_index = algumacoisa
}
Não basta checar apenas o mouse_y, tem que checar o x também para saber que direção
ele está voltado
Vou tentar colocar elas aqui mas não tenho como verificar.
mouse_y > y && mouse_x =0 baixo
mouse_y < y && mouse_x =0 cima
mouse_y = 0 && mouse_x > x direita
mouse_y = 0 && mouse_x < x esquerda
mouse_y > y && mouse_x > x diagonal inferior direita
mouse_y > y && mouse_x < x diagonal inferior esquerda
mouse_y < y && mouse_x < x diagonal superior esquerda
mouse_y < y && mouse_x > x diagonal superior direita
Bem acho que é isso, basta verificar cara, se não der certo não tem problema, só desculpe se não ajudei.
Abração e boa sorte com seu projeto.
Pelo que pude ver com o jogo que você mostrou de exemplo, acho que o que você quer terá de usar 8 imagens e 8 verificações tipo.
Eu já expliquei como faz...
if keyboard_check(vk_control) && mouse_y > y && mouse_x = 0
{
sprite_index = algumacoisa
}
Não basta checar apenas o mouse_y, tem que checar o x também para saber que direção
ele está voltado
Vou tentar colocar elas aqui mas não tenho como verificar.
mouse_y > y && mouse_x =0 baixo
mouse_y < y && mouse_x =0 cima
mouse_y = 0 && mouse_x > x direita
mouse_y = 0 && mouse_x < x esquerda
mouse_y > y && mouse_x > x diagonal inferior direita
mouse_y > y && mouse_x < x diagonal inferior esquerda
mouse_y < y && mouse_x < x diagonal superior esquerda
mouse_y < y && mouse_x > x diagonal superior direita
Bem acho que é isso, basta verificar cara, se não der certo não tem problema, só desculpe se não ajudei.
Abração e boa sorte com seu projeto.
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Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
Os scripts que eu vi estão sempre com alguns erros lógicos. o seu também Mateus O de Andrade.
Olha aqui esse :
Olha aqui esse :
- Código:
dir=round(point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)/45)
switch(dir){
case 0 : sprite_index=spr_angulo0;break;
case 1 : sprite_index=spr_angulo45;break;
case 2 : sprite_index=spr_angulo90;break;
case 3 : sprite_index=spr_angulo135;break;
case 4 : sprite_index=spr_angulo180;break;
case 5 : sprite_index=spr_angulo225;break;
case 6 : sprite_index=spr_angulo270;break;
case 7 : sprite_index=spr_angulo315;break;
case 8 : sprite_index=spr_angulo0;break;//Repete angulo 0
}
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Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
Rodrigo Santiago escreveu:Os scripts que eu vi estão sempre com alguns erros lógicos. o seu também Mateus O de Andrade.
Olha aqui esse :Talvez ajude
- Código:
dir=round(point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)/45)
switch(dir){
case 0 : sprite_index=spr_angulo0;break;
case 1 : sprite_index=spr_angulo45;break;
case 2 : sprite_index=spr_angulo90;break;
case 3 : sprite_index=spr_angulo135;break;
case 4 : sprite_index=spr_angulo180;break;
case 5 : sprite_index=spr_angulo225;break;
case 6 : sprite_index=spr_angulo270;break;
case 7 : sprite_index=spr_angulo315;break;
case 8 : sprite_index=spr_angulo0;break;//Repete angulo 0
}
Curti esse código
Não tinha tentado fazer movimento em 8 direções depois que aprendi usar o Switch, mas nem consigo imaginar jeito melhor.
Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
Rodrigo Santiago escreveu:Os scripts que eu vi estão sempre com alguns erros lógicos. o seu também Mateus O de Andrade.
É Rodrigo, imaginei que estivesse mesmo....já que eu fiz de cabeça
Não tive tempo de testar o seu mas já pude perceber que só pelo "point_direction" já deve dar certo.
Valeu mesmo cara, acabei aprendendo uma coisa nova!!
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Re: Sprite virar conforme a posição do mouse
simples!
A Sprite tem de Estar Virada para a Direita!
Vá no Create do Objeto e ponha:
Agora Vá no Step e escreva:
A Sprite tem de Estar Virada para a Direita!
Vá no Create do Objeto e ponha:
- Código:
direction=point_direction(mouse_x,mouse_y)
Agora Vá no Step e escreva:
- Código:
image_angle=direction
direction=point_direction(mouse_x,mouse_y)
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