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Sprite Virar no Path

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Sprite Virar no Path Empty Sprite Virar no Path

Mensagem por iFaé Sex 01 Mar 2013, 14:15

Eu quero saber como eu faço para o sprite virar para a direção q ele está no Path!
Aqui uma Engine de path pronta, como eu faria nela para isso acontecer?
http://www.4shared.com/get/nULVZwC6/Path.html
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Sprite Virar no Path Empty Re: Sprite Virar no Path

Mensagem por Gonçalves Sex 01 Mar 2013, 14:25

Creio que o path use direction, então você pode tentar (Step):

Código:
image_angle = direction

Não sei se vai funcionar, mas tenta aí.

Até.
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Mensagem por iFaé Sex 01 Mar 2013, 15:01

funcionou, mas ñ é isso q eu quero, eu quero q mude o sprite e não vire!
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Mensagem por Gonçalves Sex 01 Mar 2013, 15:04

Você tem uma sprite pra cada direção? Explique melhor...
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Sprite Virar no Path Empty Re: Sprite Virar no Path

Mensagem por iFaé Sex 01 Mar 2013, 15:30

É, vc olhou a engine, tem uma sprite pra cada direção, eu quero q mude de sprite em cada direção!
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Mensagem por RafaelCazarotto Sex 01 Mar 2013, 15:33

mas nao precisa mudar de sprite se tem 4 para as direções, pelo modo que o Gonçalves falou é melhor alem de nao precisar 4 sprites, e sim o mesmo sprite do carinha virado para a direita centralizado resolve seu problema xD
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Sprite Virar no Path Empty Re: Sprite Virar no Path

Mensagem por iFaé Sex 01 Mar 2013, 15:47

Essa é so uma engine, mas o meu jogo de pokemon tem 4 direções, eu estou usando os spites do Mistery Dungeon, e la tem de costas, frende, e lados!
http://spriters-resource.com/ds/pkmndungeon2/darkrai.png
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Mensagem por saim Sex 01 Mar 2013, 15:54

se fizer questão de mudar a imagem:
image_index = round(direction / 90)
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Mensagem por iFaé Sex 01 Mar 2013, 16:17

Não entendi?
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Mensagem por Thyago Sex 01 Mar 2013, 23:59

troque seu código do step por esse:
Código:

if x=144 and y=112 and (keyboard_check_pressed(vk_nokey) )//se estiver em x=144 e y=112 e a tecla down(seta pra baixo) for apertada
{
path_start(path4,7,3,1)// começa o path0 com velocidade 7, e o primeiro "0", serve para que o objeto apenas vá , e nao volte
}


if direction >=45 and direction<135
{
sprite_index = up
}
else
if direction >=135 and direction<225
{
sprite_index = esq
}
else
if direction >=225 and direction<315
{
sprite_index = down
}
else
{
sprite_index = dir
}

.Dentro de um limite de cada direção ele usa a sprite mais adequada,nem sempre vai ser direction=0 ,90 ,180 ,270


até mais
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Mensagem por saim Seg 04 Mar 2013, 09:33

saim escreveu:image_index = round(direction / 90)

iFaé escreveu:Não entendi?

Eu não estou vendo nenhuma imagem, só postei pelo que consegui entender da conversa, então pode não ser o que você quer. Mas o que eu entendi foi o seguinte:
- você tem uma sprite da personagem andando em 4 direções (leste, norte, oeste e sul - nessa ordem). Isso pode ser um erro de julgamento meu, você pode ter 4 SPRITES diferentes. Me avise se for o caso.
- você tem algum (ou alguns) path(s) pra personagem percorrer
- a idéia é colocar a imagem correta em função da direção em que a personagem está caminhando no(s) path(s)

Não deu pra sacar se as direções dos paths são todas ortogonais, ou seja, se os paths te permitem ir na diagonal ou não. Mas isso é o de menos, porque usar o "round" (arredondar) resolve pro caso de ter diagonal e serve pro caso de não ter.

Você tem 4 direções, mas o "direction" te dá 360 graus de variação. Pra reduzir pra 4 opções, divide-se a "direction" por 90 (90 graus em cada direção). Se você definir a "image_index" como o resultado dessa conta, sem usar o "round", já resolve pro caso de paths ortogonais. Mas pras diagonais, não. Suponha que a direction seja 88 graus. O resultado será 0,98. Nesse resultado, será mostrada a imagem 0. Mas o jogador ESPERA que seja mostrada a imagem 1, então vai considerar que é um bug. Se você usar o round, isso se resolve.
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