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[Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
Olá! pessoal
Vejo que fórum evoluiu bastante mudou muita coisa.
dei uma afastada geral do fórum e da programação.
por falta tempo mesmo.
Mas agora resolvi voltar a ativa, não sei se alguém aqui ainda lembra de mim.
vejo que agora o GM se torno bem mais atraente,com essas novidades de exportação para outros módulos.
Resolvi criar game bem simples estilo snake
pra testar minhas habilidades gráficas e spriters,que estou criando em flash no momento.
por isso resolvi fazer o jogo mais simples para testes.
só que eu parei no tempo dei uma travada em prog.
Minha dúvida é seguinte a cobra é dividida em 3 partes.
Cabeça,Corpo e a Calda, criei os três sprites separados.
Conforme a cobra come seu corpo aumenta.
ai está o problema no sprite do corpo eu fiz como nos tiles ele vai se encaixando um no outro.
só que na hora de muda de direção, eu queria que o corpo fosse virando e se encaixando certinho.
estou pensando numa forma de fazer isto, só que não venho uma luz ainda. kkk
quem sabe alguém ai tenha um modo de fazer isto.
Como dizem: a união faz a força!
Detalhando melhor eu quero que quando por exe.: a cobra esta indo p/ direita e vc aperta a tecla p/ baixo
ela gire a cabeça da dir. p/ baixo e seu corpo tbm mas tudo se encaixando perfeitamente.
Aqui está uma simples engine que fiz rapidamente pra vcs entenderem melhor o que estou dizendo.
Baixar Engine:
http://www.2shared.com/file/2Y-yijIr/snake_test.html
Vejo que fórum evoluiu bastante mudou muita coisa.
dei uma afastada geral do fórum e da programação.
por falta tempo mesmo.
Mas agora resolvi voltar a ativa, não sei se alguém aqui ainda lembra de mim.
vejo que agora o GM se torno bem mais atraente,com essas novidades de exportação para outros módulos.
Resolvi criar game bem simples estilo snake
pra testar minhas habilidades gráficas e spriters,que estou criando em flash no momento.
por isso resolvi fazer o jogo mais simples para testes.
só que eu parei no tempo dei uma travada em prog.
Minha dúvida é seguinte a cobra é dividida em 3 partes.
Cabeça,Corpo e a Calda, criei os três sprites separados.
Conforme a cobra come seu corpo aumenta.
ai está o problema no sprite do corpo eu fiz como nos tiles ele vai se encaixando um no outro.
só que na hora de muda de direção, eu queria que o corpo fosse virando e se encaixando certinho.
estou pensando numa forma de fazer isto, só que não venho uma luz ainda. kkk
quem sabe alguém ai tenha um modo de fazer isto.
Como dizem: a união faz a força!
Detalhando melhor eu quero que quando por exe.: a cobra esta indo p/ direita e vc aperta a tecla p/ baixo
ela gire a cabeça da dir. p/ baixo e seu corpo tbm mas tudo se encaixando perfeitamente.
Aqui está uma simples engine que fiz rapidamente pra vcs entenderem melhor o que estou dizendo.
Baixar Engine:
http://www.2shared.com/file/2Y-yijIr/snake_test.html
Última edição por Fabião em Qui 04 Out 2012, 10:40, editado 4 vez(es)
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Re: [Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
Supondo que você tenha um objCabeca, coloque no Create:
No evento de colisão do objCabeca com o objComida, você coloca:
E no Begin Step do objCabeca, você coloca:
O movimento da cabeça você põe no End Step.
Até mais!
- Código:
filho = instance_create(x-16, y, objCorpo);
filho.filho=noone;
calda = instance_create(x-32, y, objCorpo);
No evento de colisão do objCabeca com o objComida, você coloca:
- Código:
filho=instance_create(x, y, objCorpo);
E no Begin Step do objCabeca, você coloca:
- Código:
filho.x=x;
filho.y=y;
with(objCorpo)
{
filho.x=x;
filho.y=y;
}
O movimento da cabeça você põe no End Step.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
Pedrø escreveu:Supondo que você tenha um objCabeca, coloque no Create:
- Código:
filho = instance_create(x-16, y, objCorpo);
filho.filho=noone;
calda = instance_create(x-32, y, objCorpo);
No evento de colisão do objCabeca com o objComida, você coloca:
- Código:
filho=instance_create(x, y, objCorpo);
E no Begin Step do objCabeca, você coloca:
- Código:
filho.x=x;
filho.y=y;
with(objCorpo)
{
filho.x=x;
filho.y=y;
}
O movimento da cabeça você põe no End Step.
Até mais!
Vc entendeu errado, não é isto a minha dúvida.
veja imagem abaixo:
[img] [/img]
o movimento eu sei fazer.
a questão é que a cabeça tem que rotacionar, conforme muda direção e corpo tbm se encaixando perfeitamente conforme ao desenho do topo, e não igual ao desenho circulado.
baixe a engine acima e vc vai entender o que quero dizer.
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Re: [Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
Tipo, você colocou algo assim:
image_angle=objCabeca.image_angle;
Só que você deveria colocar algo assim:
image_angle=point_direction(x, y, proximoX, proximoY);
Vi que está tudo numa array, mas agora fechei o gmk. Mas acho que você entendeu o que eu quis dizer.
image_angle=objCabeca.image_angle;
Só que você deveria colocar algo assim:
image_angle=point_direction(x, y, proximoX, proximoY);
Vi que está tudo numa array, mas agora fechei o gmk. Mas acho que você entendeu o que eu quis dizer.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
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O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: [Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
Pedrø escreveu:Tipo, você colocou algo assim:
image_angle=objCabeca.image_angle;
Só que você deveria colocar algo assim:
image_angle=point_direction(x, y, proximoX, proximoY);
Vi que está tudo numa array, mas agora fechei o gmk. Mas acho que você entendeu o que eu quis dizer.
ja tentei faze algo parecido tipo assim tbm n deu certo já quebrei a kbça e nda.
olha o que acontece as partes do corpo ficam todas desordenadas:
ou seja tudo fora de encaixe.
Pra vc compreender melhor analize a imagem abaixo :
note que corpo da cobra se encaixa perfeitamente conforme a direção que ele percorre
é nesse ponto que eu quero chegar...
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Re: [Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
.Cara acho que consegui resolver,ve se esta bom?
Link:
https://www.dropbox.com/s/48fku0jdkw7nsmf/snake_test.gmk
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https://www.dropbox.com/s/48fku0jdkw7nsmf/snake_test.gmk
Última edição por Thyago em Qui 04 Out 2012, 02:09, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
Thyago escreveu: .Cara acho que consegui resolver,ve se esta bom?
.Em vez de usar a direção da cabeça para o corpo seguir com estava coloquei assim.
direction=point_direction(xprevious,yprevious,x,y)
image_angle=direction;
.E e vez de criar mais um corpo agora ele cria calda,primeiro coloquei para transformar o obj_calda em obj_corpo e então cria uma nova calda.
Link:
https://www.dropbox.com/s/48fku0jdkw7nsmf/snake_test.gmk
Valeu! kra era issu msm que eu queria fazer...
Agradecimentos a vc Thyago e o Pedro.
ate mais
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Re: [Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
.Cara consegui deixar o giro mais suave,baixe de novo no mesmo link e de uma olhada
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Re: [Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
Thyago escreveu: .Cara consegui deixar o giro mais suave,baixe de novo no mesmo link e de uma olhada
Gostei! fico bacana o efeito do giro meus parabéns!!!
Só uma coisa será conseguiria fazer a cabeça gira tbm antes de mudar de direção....
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Re: [Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
.Consegui...teste pra ver.
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Re: [Resolvido]Como Fazer o obj virar a cabeça e corpo conforme a direção...
Thyago escreveu: .Consegui...teste pra ver.
Nossa cara ficou show de Bola, agora movimento da serpente.
Era isso mesmo a minha intenção.
Créditos a Thyago
Colocarei seu nome no meu jogo quando terminaá-lo como colaborador
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