Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
+3
Froidz
donte
Natch
7 participantes
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
Boas....
O que pretendo é saber se clicaram numa determinado local de uma imagina, tenho uma imagem com desenho de dois botões, e quando clica na área onde tem o botão A acontece algo, e no B acontece outra coisa...
eu pretendo usar menos imagens possíveis no jogo, pensando seriamente em usar só o evento Draw...
resumindo eu quero é detectar se clicaram numa determinada área...
O que pretendo é saber se clicaram numa determinado local de uma imagina, tenho uma imagem com desenho de dois botões, e quando clica na área onde tem o botão A acontece algo, e no B acontece outra coisa...
eu pretendo usar menos imagens possíveis no jogo, pensando seriamente em usar só o evento Draw...
resumindo eu quero é detectar se clicaram numa determinada área...
Última edição por Natch em Ter 19 Jan 2010, 12:50, editado 1 vez(es)
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
não entendi a pergunta!
donte- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1165
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
o que eu quero é que quando eu clico na room dentro de...
por exemplo: x1=5, y1=10, x2=20, y2=20
acontece algo, mas só se clicarmos dentro desta área...
percebeu?
por exemplo: x1=5, y1=10, x2=20, y2=20
acontece algo, mas só se clicarmos dentro desta área...
percebeu?
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
Simples, o que você deve fazer é checar se o mouse está dentro dessa área, e se o botão for clicado, executar tal ação. Adicione isso no evento Mouse Pressed:
Mas caso você quer checar se ele está clicando em uma área expecífica de um objeto, é mais fácil vc fazer essa checagem nele mesmo, assim:
Assim, caso o objeto mudar de localização, a checagem ainda será feita no mesmo local do objeto, mas caso usar o exemplo anterior,a checagem será feita num local só, independente de qual objeto esteja lá.
Espero ter ajudado.
Valeu! o/
- Código:
if mouse_x<20 and mouse_x>5 and mouse_y<20 and mouse_y>10{
//executar ação
}
Mas caso você quer checar se ele está clicando em uma área expecífica de um objeto, é mais fácil vc fazer essa checagem nele mesmo, assim:
- Código:
if mouse_x<x+20 and mouse_x>x-5 and mouse_y<y+20 and mouse_y>y-10{
//executar ação
}
Assim, caso o objeto mudar de localização, a checagem ainda será feita no mesmo local do objeto, mas caso usar o exemplo anterior,a checagem será feita num local só, independente de qual objeto esteja lá.
Espero ter ajudado.
Valeu! o/
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
A base do código é essa:
Ele checa as posições do mouse e se ele foi clicado. É só subistituir x1,y1,x2,y2 pelos valores que tu quer. Ok?
---EDIT---
Num vi seu post Froidz. Esqueci de atualizar a pagina enquanto fazia o código XD.
FLWS!
- Código:
if mouse_x>=x1 && mouse_x<=x2
&& mouse_y>=y1 && mouse_y<=y2
&& mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
//seu código aqui
}
Ele checa as posições do mouse e se ele foi clicado. É só subistituir x1,y1,x2,y2 pelos valores que tu quer. Ok?
---EDIT---
Num vi seu post Froidz. Esqueci de atualizar a pagina enquanto fazia o código XD.
FLWS!
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
valeu pessoal...
Tenho outra dúvida...
É o tal clicar e arrastar, ate aí sei, mas quero que ao clicar no centro ou no canto objecto ele movesse a partir de onde ele foi clicado...
Supomos que clico no seguinte objecto mas nestes pontos:
obj_1.x=10
obj_1.y=20
Que ele seguisse o mouse a partir destes pontos... se o mouse for clicado no cento o mouse fica no cento, em vez de ir para o ponto que é criado o objecto
Tenho outra dúvida...
É o tal clicar e arrastar, ate aí sei, mas quero que ao clicar no centro ou no canto objecto ele movesse a partir de onde ele foi clicado...
Supomos que clico no seguinte objecto mas nestes pontos:
obj_1.x=10
obj_1.y=20
Que ele seguisse o mouse a partir destes pontos... se o mouse for clicado no cento o mouse fica no cento, em vez de ir para o ponto que é criado o objecto
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
Guarde a diferença entre os pontos em variáveis e adicione eles ao movimento do mouse.
Exemplo:
Exemplo:
- Código:
// Create
ativar = false;
// Step
if mouse_check_button_pressed(mb_left) && !ativar
{
mx = x-mouse_x;
my = y-mouse_y;
ativar = true;
}
if mouse_check_button_released(mb_left) ativar = false;
if ativar
{
x = mouse_x+mx;
y = mouse_y+my;
}
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
O kabeção respondeu enquanto eu fazia uma engine, pois eu não sou bom em explicação !!!
É basicamente a mesma coisa, só com o nome das variáveis diferentes !
Mas já que fiz a engine, taí o link:
http://www.4shared.com/file/200424565/b4db9f55/Seguir_o_Mouse_By_Denis_L_GM7.html
Kabeção ! Será que vale apena colocar essa engine lá em engines, para os que algum dia tiver a mesma dúvida poder estudá-la ?
É basicamente a mesma coisa, só com o nome das variáveis diferentes !
Mas já que fiz a engine, taí o link:
http://www.4shared.com/file/200424565/b4db9f55/Seguir_o_Mouse_By_Denis_L_GM7.html
Kabeção ! Será que vale apena colocar essa engine lá em engines, para os que algum dia tiver a mesma dúvida poder estudá-la ?
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
Claro que vale.
Quanto mais, melhor!
Quanto mais, melhor!
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
Valeu pessoal...
Vou dar isso como resolvido...
Vou dar isso como resolvido...
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
EU SEI Q TÁ RESOLVIDO, MAS EU FARIA ISSO DE UMA FORMA MAIS FÁCIL.... EU CRIARIA UM OBJ INVISÍVEL OU NÃO.... DEPENDE DO Q VOU QUERER, E VOU ADD UM EVENTO DO MOUSE E AS AÇÕES....
DÁ PRA FAZER UM OBJ DO TAMANHO Q EU QUIZER PORÉM INVISÍVEL!!! :O
DÁ PRA FAZER UM OBJ DO TAMANHO Q EU QUIZER PORÉM INVISÍVEL!!! :O
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Humano Olhar ponteiro do mouse
» [Resolvido]Colisão com o mouse?
» [RESOLVIDO] Colisão entre mouse e círculo
» Ptoblema com "Variaveis bolianos" com colisão
» Colisão com o mouse
» [Resolvido]Colisão com o mouse?
» [RESOLVIDO] Colisão entre mouse e círculo
» Ptoblema com "Variaveis bolianos" com colisão
» Colisão com o mouse
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|