GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

+3
Froidz
donte
Natch
7 participantes

Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por Natch Sex 01 Jan 2010, 22:59

Boas....

O que pretendo é saber se clicaram numa determinado local de uma imagina, tenho uma imagem com desenho de dois botões, e quando clica na área onde tem o botão A acontece algo, e no B acontece outra coisa...
eu pretendo usar menos imagens possíveis no jogo, pensando seriamente em usar só o evento Draw...
resumindo eu quero é detectar se clicaram numa determinada área...


Última edição por Natch em Ter 19 Jan 2010, 12:50, editado 1 vez(es)
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por donte Sex 01 Jan 2010, 23:02

não entendi a pergunta!
avatar
donte

Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1165
Prêmios : [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por Natch Sáb 02 Jan 2010, 00:40

o que eu quero é que quando eu clico na room dentro de...
por exemplo: x1=5, y1=10, x2=20, y2=20
acontece algo, mas só se clicarmos dentro desta área...
percebeu?
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por Froidz Sáb 02 Jan 2010, 10:39

Simples, o que você deve fazer é checar se o mouse está dentro dessa área, e se o botão for clicado, executar tal ação. Adicione isso no evento Mouse Pressed:

Código:
if mouse_x<20 and mouse_x>5 and mouse_y<20 and mouse_y>10{
//executar ação
}

Mas caso você quer checar se ele está clicando em uma área expecífica de um objeto, é mais fácil vc fazer essa checagem nele mesmo, assim:

Código:
if mouse_x<x+20 and mouse_x>x-5 and mouse_y<y+20 and mouse_y>y-10{
//executar ação
}

Assim, caso o objeto mudar de localização, a checagem ainda será feita no mesmo local do objeto, mas caso usar o exemplo anterior,a checagem será feita num local só, independente de qual objeto esteja lá.

Espero ter ajudado.
Valeu! o/
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por All-x Sáb 02 Jan 2010, 10:59

A base do código é essa:
Código:

if mouse_x>=x1 && mouse_x<=x2
&& mouse_y>=y1 && mouse_y<=y2
&& mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
//seu código aqui
}

Ele checa as posições do mouse e se ele foi clicado. É só subistituir x1,y1,x2,y2 pelos valores que tu quer. Ok?

---EDIT---

Num vi seu post Froidz. Esqueci de atualizar a pagina enquanto fazia o código XD.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por Natch Seg 18 Jan 2010, 14:50

valeu pessoal...

Tenho outra dúvida...
É o tal clicar e arrastar, ate aí sei, mas quero que ao clicar no centro ou no canto objecto ele movesse a partir de onde ele foi clicado...

Supomos que clico no seguinte objecto mas nestes pontos:
obj_1.x=10
obj_1.y=20

Que ele seguisse o mouse a partir destes pontos... se o mouse for clicado no cento o mouse fica no cento, em vez de ir para o ponto que é criado o objecto
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por Kabeção Seg 18 Jan 2010, 16:09

Guarde a diferença entre os pontos em variáveis e adicione eles ao movimento do mouse.

Exemplo:
Código:
// Create
ativar = false;

// Step
if mouse_check_button_pressed(mb_left) && !ativar
{
    mx = x-mouse_x;
    my = y-mouse_y;

    ativar = true;
}
if mouse_check_button_released(mb_left) ativar = false;

if ativar
{
    x = mouse_x+mx;
    y = mouse_y+my;
}
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por Denis Lemos Seg 18 Jan 2010, 16:21

O kabeção respondeu enquanto eu fazia uma engine, pois eu não sou bom em explicação !!!
É basicamente a mesma coisa, só com o nome das variáveis diferentes !

Mas já que fiz a engine, taí o link:
http://www.4shared.com/file/200424565/b4db9f55/Seguir_o_Mouse_By_Denis_L_GM7.html

Kabeção ! Será que vale apena colocar essa engine lá em engines, para os que algum dia tiver a mesma dúvida poder estudá-la ?
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por Kabeção Seg 18 Jan 2010, 16:38

Claro que vale.
Quanto mais, melhor! Razz
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por Natch Ter 19 Jan 2010, 12:49

Valeu pessoal...
Vou dar isso como resolvido...
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por Henrique_GJ Ter 19 Jan 2010, 16:25

EU SEI Q TÁ RESOLVIDO, MAS EU FARIA ISSO DE UMA FORMA MAIS FÁCIL.... EU CRIARIA UM OBJ INVISÍVEL OU NÃO.... DEPENDE DO Q VOU QUERER, E VOU ADD UM EVENTO DO MOUSE E AS AÇÕES....

DÁ PRA FAZER UM OBJ DO TAMANHO Q EU QUIZER PORÉM INVISÍVEL!!! :O
Henrique_GJ
Henrique_GJ

Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1344
Prêmios : [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Java
  • C ou C++


http://sitedosjogos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse Empty Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos