Entrar
Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?por Super Games Ontem à(s) 01:27
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
Sprite com movimentaçao em numeros decimais
5 participantes
Página 1 de 1
Sprite com movimentaçao em numeros decimais
ae galera to com um probleminha chato e simples, mais nao cosigo resolver...
meo objeto esta se movimentando com a velocidade de 4.7, soh que com essa velocidade a sprite fica zuada na movimentaçao, como se ela ficasse picada por causa de sua posiçao alguem pode me ajudar ae?
meo objeto esta se movimentando com a velocidade de 4.7, soh que com essa velocidade a sprite fica zuada na movimentaçao, como se ela ficasse picada por causa de sua posiçao alguem pode me ajudar ae?
SoMateus- Data de inscrição : 13/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 112
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Sprite com movimentaçao em numeros decimais
Fala ae.
Isso não tem a ver com a image_speed que vc coloca pro objeto?
Ou é porque a imagem fica tremida quando se move?
Isso não tem a ver com a image_speed que vc coloca pro objeto?
Ou é porque a imagem fica tremida quando se move?
Eudes - Hyo- Games Ranking :
Notas recebidas : E + B+B
Data de inscrição : 02/06/2009
Reputação : 27
Número de Mensagens : 513
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Sprite com movimentaçao em numeros decimais
Aumenta a velocidade para 5.0.
OBS: Antes de alguém considerar minha sugestão estúpida, é porque ele não deu muitos detalhes sobre o problema.
OBS: Antes de alguém considerar minha sugestão estúpida, é porque ele não deu muitos detalhes sobre o problema.
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Sprite com movimentaçao em numeros decimais
vejam soh a imagem
SoMateus- Data de inscrição : 13/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 112
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Sprite com movimentaçao em numeros decimais
desculpe, eu não vi diferença.
tente encontrar um framerate mais adequado pra sua imagem, com numeros não decimais. o framerate indicado é 10fps, esse é o mínimo que o olho humano vê, abaixo disso vai ficar claro a mudança de imagens, mas você tem a opção de fazer 10, 12, 24, 30 ou 60fps.
em codigo basta fazer ( image_speed = room_speed/10 ) o número é o framerate desejado.
Uma coisa que acho que pouca gente percebe, é que o image_speed é na verdade a duração do frame na tela. Se você põe, 4.7 e seu room tem speed 30 (30 steps = 1 segundo). Então sua imagem dura 4.7 "steps", ou seja, vc tá a um pouco mais que 6 frames por segundo. O que é bem baixo. (lembrando que os valores são aproximados)
só se usava numeros decimais na época que as imagens eram entrelaçadas, nas transmissões de tv por exemplo, o bom e velho 29,97. hoje em dia, com os progressives e os "p". frame é 10, 12, 24, 30 ou 60. (exceto videogame, que as vezes vai no 120, mas ai ja é ignorância kkk)
A única justificativa pra você usar valores decimais hoje em dia é se vc quiser fazer um super slow motion, que aí sim, vai exibir tipo, 1 segundo de imagem, em 10 segundos de vídeo (speed 0.1) Aí faz sentido.
=)
tente encontrar um framerate mais adequado pra sua imagem, com numeros não decimais. o framerate indicado é 10fps, esse é o mínimo que o olho humano vê, abaixo disso vai ficar claro a mudança de imagens, mas você tem a opção de fazer 10, 12, 24, 30 ou 60fps.
em codigo basta fazer ( image_speed = room_speed/10 ) o número é o framerate desejado.
Uma coisa que acho que pouca gente percebe, é que o image_speed é na verdade a duração do frame na tela. Se você põe, 4.7 e seu room tem speed 30 (30 steps = 1 segundo). Então sua imagem dura 4.7 "steps", ou seja, vc tá a um pouco mais que 6 frames por segundo. O que é bem baixo. (lembrando que os valores são aproximados)
só se usava numeros decimais na época que as imagens eram entrelaçadas, nas transmissões de tv por exemplo, o bom e velho 29,97. hoje em dia, com os progressives e os "p". frame é 10, 12, 24, 30 ou 60. (exceto videogame, que as vezes vai no 120, mas ai ja é ignorância kkk)
A única justificativa pra você usar valores decimais hoje em dia é se vc quiser fazer um super slow motion, que aí sim, vai exibir tipo, 1 segundo de imagem, em 10 segundos de vídeo (speed 0.1) Aí faz sentido.
=)
7hiagomp- Data de inscrição : 21/04/2014
Reputação : 24
Número de Mensagens : 124
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Sprite com movimentaçao em numeros decimais
Eu sei o erro.
Quando ele falou de velocidade ele não se refere a velocidade da animação mas a velocidade de movimento.
Isso ocorre porque a imagem fica entre pixeis, pra resolver isso coloque no draw:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,round(x),round(y),
image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
Quando ele falou de velocidade ele não se refere a velocidade da animação mas a velocidade de movimento.
Isso ocorre porque a imagem fica entre pixeis, pra resolver isso coloque no draw:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,round(x),round(y),
image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Sprite com movimentaçao em numeros decimais
perfeito @Rodrigo Santiago, tinha procurado arrendondar a posiçao da draw antes mais nao sabia a funçao, muito obrigado mesmo, e fica a dica ae pra quem tiver o mesmo problema, round()
Resolvido
Resolvido
SoMateus- Data de inscrição : 13/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 112
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Sprite com movimentaçao em numeros decimais
Rodrigo Santiago escreveu:Eu sei o erro.
Quando ele falou de velocidade ele não se refere a velocidade da animação mas a velocidade de movimento.
Isso ocorre porque a imagem fica entre pixeis, pra resolver isso coloque no draw:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,round(x),round(y),
image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
Desculpe a aba mas eu já percebi isso no game make tb, então Rodrigo aproveita o embalo ai ou se alguem souber tirar a dúvida: A menor unidade da tela não é o pixel? como que ele fica no meio do pixel se ele teoricamente não pode ser dividido?
Ou to enganado?
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» {RESOLVIDO} Numeros decimais [ajuda]
» sprite ser uma font de numeros?
» Movimentação de Sprite
» duvidas na movimentação do sprite
» Movimentação de sprite de plataforma em GML
» sprite ser uma font de numeros?
» Movimentação de Sprite
» duvidas na movimentação do sprite
» Movimentação de sprite de plataforma em GML
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos