{RESOLVIDO} Numeros decimais [ajuda]

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{RESOLVIDO} Numeros decimais [ajuda]

Mensagem por Zero. em Sab 12 Mar 2011, 13:49

Oi quero saber como transformar numeros decimais em aproximações:
Ex:
meu atk é de 15; a formula de atk é atk-=def ; e a def é de 2; ai no caso o dano seria de 1,5 mas eu n qero q seja 1,5 quero q seja um, se der 1,4 qero que aproxime pra 1 e se der 1,6 ai sim aproxima pra 2
e se der 1,5 aproxima 1 ( isso no caso do meu jogo )

a e mais uma coisa como fika o sinal de diferente de no GML ?
Ex : eu(diferente de)vc , como aquele igual com um corte.

Ajuda ai, e saim vlw tah resolvido meu outro tópico!


Última edição por kiklin123 em Seg 14 Mar 2011, 15:49, editado 1 vez(es)

Zero.

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Re: {RESOLVIDO} Numeros decimais [ajuda]

Mensagem por JV Justino em Sab 12 Mar 2011, 14:00

Existem três funções:
round(valor) - Arredonda para o valor mais próximo.
Exemplos:
1.2 = 1
2.8 = 3
4.38=4
floor(valor) - Arredonda para o valor mais baixo.
Exemplos:
1.9 = 1
2.7 = 2
3.21 = 3
ceil(valor) - Arredonda para o valor mais alto.
Exemplos:
3.1 = 4
4.5 = 5
1.75 = 2

Quanto a dúvida sobre o sinal de diferente, é só colocar !=
Exemplos:
Código:
if variavel!=0 //diferente de 0
if variavel!=variavel2 //deferente do valor da variavel 2

Espero ter ajudado!

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Re: {RESOLVIDO} Numeros decimais [ajuda]

Mensagem por Math Maker em Sab 12 Mar 2011, 14:01

No seu caso este código resolve:

Código:
round("valor");

Basta substituir "valor" pela var correspondente. Dúvidas, só falar.

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Re: {RESOLVIDO} Numeros decimais [ajuda]

Mensagem por Zero. em Sab 12 Mar 2011, 17:02

Certo mas onde colokar isso ex:
o variavel dano final ela tem q ser arredondada no caso eu usaria o ceil mas onde coloko? qual evento?

Zero.

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Re: {RESOLVIDO} Numeros decimais [ajuda]

Mensagem por JV Justino em Sab 12 Mar 2011, 17:05

No evento onde irá diminuir a vida pelo dano
Por exemplo:
Código:
vida-=dano
É só colocar:
Código:
vida-=ceil(dano)

Espero ter ajudado!

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Re: {RESOLVIDO} Numeros decimais [ajuda]

Mensagem por Zero. em Sab 12 Mar 2011, 17:44

n adiantou
eu colokei o codigo assim: ( dft = dano final total ) ( other para chekar o dft do outro bixo)
vida-=ceil(other.dft)
e n funcionou

Zero.

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Re: {RESOLVIDO} Numeros decimais [ajuda]

Mensagem por JV Justino em Sab 12 Mar 2011, 18:03

No Step o outro objeto, coloque:
Código:
ceil(dft);
Assim já definira que o dano é um inteiro aproximado.
Depois, no evento para tirar a vida, coloque:
Código:
vida-=dft

flw

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Re: {RESOLVIDO} Numeros decimais [ajuda]

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