GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1

4 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1

Mensagem por crocha12 Sex 24 Jan 2014, 16:58

Título: Criando jogos em gml parte 1
Versão do GM: Gm 8.0 , Gm 8.1 e GM: Studio
Dificuldade: Facil
Link para download da Engine: clique aqui mais leia o tutorial
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: gml jogos criando script parte 1

Criando Jogos em Gml parte 1


Iae galera do Game Maker Brasil GMBR quem fala aqui é um ser humano camilorocha e nesse tutorial vou ensinar um pouco na criação de jogos com Game Maker Lingualgem Gml nessa parte 1 do tutorial vou ensinar alguns scripts da gml e vou ensinar a fazer um simples jogo de uma bolinha que se move com apenas a gml vamos la:

na verdade o scipt é uma pergunta que gera uma ação um exemplo ai abaixo


Código:
if eu existo
{eu tenho vida}
else{nao tenho vida}


então é assim:

'if' em portugues é igual a se
então se eu existo
'{eu tenho vidas}' entre esses simbolos esta a que diz se a resposta for sim então acontece o que ah entre as '{}'
'else' em portugues é igual a senão
e em else'{}' acontece a ação se a resposta for não

vamos dexar essa parte chata pra lá e vamos pula para a parte do tutorial do jogo
aqui os sprites necessarios basta apenas aperta em cada uma delas com o botão direito do mouse a aperta salva como e depois carregar para o game maker.

[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 6tdz [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 8d1

coloque o sprite da bola com o nome "spr_bola"
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
e a pedra coloque "spr_chao"
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
agora crie dois objetos
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
"obj_bola" com o sprite "spr_bola"
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
"obj_chao" com o sprite "spr_chao" e também marque o objeto como solido
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Abra o obj_bola
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Adicione o evento "Step"
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
e na aba 'control' arraste o 'Execute Code'
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
abirar algo assim
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 W30k
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Começe a digitar o codigo:
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Código:
if keyboard_check(vk_left) // se aperta a tecla para esquerda
{x-=3 }// anda 3 pixel para esquerda
if keyboard_check(vk_right) // se aperta a tecla para direita
{x+=3 }
// anda 3 pixel para direita
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Explicando:
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
'keyboard_check'  que dizer aperta tecla
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
'x+=3 ou x-=3' fazera com que a bolinha ande
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
'vk_left' representa a tecla esquerda
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
'vk_right' representa a tecla direita
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
vou mostrar uma imagem que representa o que quero dizer sobre x
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Wz0n
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
x representa direita e esquerda
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
y representa cima e baixo
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
crie uma room e coloque nela o obj_bola e teste ela aperte os botoes direito e esquerdo para ver o que acontece
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Ec48
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
vc percebeu o que aconteceu ela se move para a direita se aperta o botão direito e move para esquerda se aperta botão esquerdo.
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
volte para o evento 'Step' no 'Execute Code' e adicione mais um pouco de script.
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Código:
if place_free(x,y + 1) // se um pixel abaixo estiver livre
{
gravity = 1 // gravidade é igual a 1
noar = true
}
else // senão
{
gravity = 0 // não terá gravidade
noar = false
}

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Explicando:
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
'place_free(x,y + 1)' ver se tem alguma coisa a 1 pixel abaixo dele
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
noar é uma variavel no proximo tutorial eu explico
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Afinal que diabos é gravidade vou explica
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Quando a gente pula a gente pula e cai por causa da  gravidadade e eu não sei quanto de gravidade agente tem
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Igt3
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Mas vc sabe que no espaço a gente anda dboa sem prescisar pula e a gravidade é igual a 0
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 J9za
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
entendeu agora abra o jogo novamente e veja o que acontece
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
a bola cai até sai da room affraid  affraid  What a Face
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
agora adicione mais um pouco de script no 'Step'
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Código:
if keyboard_check(vk_up) && noar = true // se aperta tecla para cima e noar = true
{vspeed = -9 }// velocidade vertical -9
if vspeed < -12 // if velocidade vertical maior que -12
{vspeed = -12  } //velocida vertical igual a -9

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
e adicione um evento de 'Collission com obj_chao ' adicione o Execute code
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Código:
vspeed = 0

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
Explicando:
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
'vspeed' é a movimentação vertical do personagem tipo o movimento na linha y
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
na room coloque varios obj_chao la em baixo na room
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
agora teste e veja o que acontece.
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
qualquer coisa deixem um comentario
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
até logo galera.
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy

HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
 affraid affraid affraid affraid nervoso nervoso nervoso --\' --\' tonto Ninguem Comenta nuu nuu nuu nuu Zangado Zangado Zangado la! la! la! la!
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy
HappyHappyHappyHappy


Última edição por camilorocha em Ter 28 Jan 2014, 16:17, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Alguns bugs encontrados)
avatar
crocha12

Data de inscrição : 08/11/2013
Reputação : 2
Número de Mensagens : 96
Prêmios : [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty Re: [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1

Mensagem por vitorleandrofeitosa Dom 26 Jan 2014, 23:04

muito bom
vitorleandrofeitosa
vitorleandrofeitosa

Data de inscrição : 23/01/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 11
Prêmios : [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty Re: [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1

Mensagem por crocha12 Seg 27 Jan 2014, 09:10

Um comentário aleluia
avatar
crocha12

Data de inscrição : 08/11/2013
Reputação : 2
Número de Mensagens : 96
Prêmios : [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty Re: [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1

Mensagem por Katerp Seg 27 Jan 2014, 09:28

o tópico esta bastante explicado, daria para melhorar bem mais se retirasse erros ortográficos e organizasse-o melhor.
Acho que o motivo de quase ninguém responder é porque já tem muitos tópicos de qualidades muito boas explicando como criar jogos detalhadamente.
Katerp
Katerp

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 04/01/2014
Reputação : 6
Número de Mensagens : 81
Prêmios : [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty Re: [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1

Mensagem por fredcobain Seg 27 Jan 2014, 10:02

É um tutorial bem básico, porém muito bem explicado.
Como o colega havia comentado, dá pra polir o pt-br.
Todavia está aprovado!
Obrigado pela contribuição.
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty Re: [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1

Mensagem por crocha12 Seg 27 Jan 2014, 12:08

vlw cara
avatar
crocha12

Data de inscrição : 08/11/2013
Reputação : 2
Número de Mensagens : 96
Prêmios : [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1 Empty Re: [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos