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[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Criando jogos em gml parte 1
Título: Criando jogos em gml parte 1
Versão do GM: Gm 8.0 , Gm 8.1 e GM: Studio
Dificuldade: Facil
Link para download da Engine: clique aqui mais leia o tutorial
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: gml jogos criando script parte 1
Criando Jogos em Gml parte 1
Iae galera doGame Maker Brasil GMBR quem fala aqui é um ser humano camilorocha e nesse tutorial vou ensinar um pouco na criação de jogos com Game Maker Lingualgem Gml nessa parte 1 do tutorial vou ensinar alguns scripts da gml e vou ensinar a fazer um simples jogo de uma bolinha que se move com apenas a gml vamos la:
na verdade o scipt é uma pergunta que gera uma ação um exemplo ai abaixo
então é assim:
'if' em portugues é igual a se
então se eu existo
'{eu tenho vidas}' entre esses simbolos esta a que diz se a resposta for sim então acontece o que ah entre as '{}'
'else' em portugues é igual a senão
e em else'{}' acontece a ação se a resposta for não
vamos dexar essa parte chata pra lá e vamos pula para a parte do tutorial do jogo
aqui os sprites necessarios basta apenas aperta em cada uma delas com o botão direito do mouse a aperta salva como e depois carregar para o game maker.
coloque o sprite da bola com o nome "spr_bola"
e a pedra coloque "spr_chao"
agora crie dois objetos
"obj_bola" com o sprite "spr_bola"
"obj_chao" com o sprite "spr_chao" e também marque o objeto como solido
Abra o obj_bola
Adicione o evento "Step"
e na aba 'control' arraste o 'Execute Code'
abirar algo assim
Começe a digitar o codigo:
Explicando:
'keyboard_check' que dizer aperta tecla
'x+=3 ou x-=3' fazera com que a bolinha ande
'vk_left' representa a tecla esquerda
'vk_right' representa a tecla direita
vou mostrar uma imagem que representa o que quero dizer sobre x
x representa direita e esquerda
y representa cima e baixo
crie uma room e coloque nela o obj_bola e teste ela aperte os botoes direito e esquerdo para ver o que acontece
vc percebeu o que aconteceu ela se move para a direita se aperta o botão direito e move para esquerda se aperta botão esquerdo.
volte para o evento 'Step' no 'Execute Code' e adicione mais um pouco de script.
Explicando:
'place_free(x,y + 1)' ver se tem alguma coisa a 1 pixel abaixo dele
noar é uma variavel no proximo tutorial eu explico
Afinal quediabos é gravidade vou explica
Quando a gente pula a gente pula e cai por causa da gravidadade e eu não sei quanto de gravidade agente tem
Mas vc sabe que no espaço a gente anda dboa sem prescisar pula e a gravidade é igual a 0
entendeu agora abra o jogo novamente e veja o que acontece
a bola cai até sai da room
agora adicione mais um pouco de script no 'Step'
e adicione um evento de 'Collission com obj_chao ' adicione o Execute code
Explicando:
'vspeed' é a movimentação vertical do personagem tipo o movimento na linha y
na room coloque varios obj_chao la em baixo na room
agora teste e veja o que acontece.
qualquer coisa deixem um comentario
até logo galera.
Ninguem Comenta
Versão do GM: Gm 8.0 , Gm 8.1 e GM: Studio
Dificuldade: Facil
Link para download da Engine: clique aqui mais leia o tutorial
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: gml jogos criando script parte 1
Criando Jogos em Gml parte 1
Iae galera do
na verdade o scipt é uma pergunta que gera uma ação um exemplo ai abaixo
- Código:
if eu existo
{eu tenho vida}
else{nao tenho vida}
então é assim:
'if' em portugues é igual a se
então se eu existo
'{eu tenho vidas}' entre esses simbolos esta a que diz se a resposta for sim então acontece o que ah entre as '{}'
'else' em portugues é igual a senão
e em else'{}' acontece a ação se a resposta for não
vamos dexar essa parte chata pra lá e vamos pula para a parte do tutorial do jogo
aqui os sprites necessarios basta apenas aperta em cada uma delas com o botão direito do mouse a aperta salva como e depois carregar para o game maker.
coloque o sprite da bola com o nome "spr_bola"
e a pedra coloque "spr_chao"
agora crie dois objetos
"obj_bola" com o sprite "spr_bola"
"obj_chao" com o sprite "spr_chao" e também marque o objeto como solido
Abra o obj_bola
Adicione o evento "Step"
e na aba 'control' arraste o 'Execute Code'
abirar algo assim
Começe a digitar o codigo:
- Código:
if keyboard_check(vk_left) // se aperta a tecla para esquerda
{x-=3 }// anda 3 pixel para esquerda
if keyboard_check(vk_right) // se aperta a tecla para direita
{x+=3 }
Explicando:
'keyboard_check' que dizer aperta tecla
'x+=3 ou x-=3' fazera com que a bolinha ande
'vk_left' representa a tecla esquerda
'vk_right' representa a tecla direita
vou mostrar uma imagem que representa o que quero dizer sobre x
x representa direita e esquerda
y representa cima e baixo
crie uma room e coloque nela o obj_bola e teste ela aperte os botoes direito e esquerdo para ver o que acontece
vc percebeu o que aconteceu ela se move para a direita se aperta o botão direito e move para esquerda se aperta botão esquerdo.
volte para o evento 'Step' no 'Execute Code' e adicione mais um pouco de script.
- Código:
if place_free(x,y + 1) // se um pixel abaixo estiver livre
{
gravity = 1 // gravidade é igual a 1
noar = true
}
else // senão
{
gravity = 0 // não terá gravidade
noar = false
}
Explicando:
'place_free(x,y + 1)' ver se tem alguma coisa a 1 pixel abaixo dele
noar é uma variavel no proximo tutorial eu explico
Afinal que
Quando a gente pula a gente pula e cai por causa da gravidadade e eu não sei quanto de gravidade agente tem
Mas vc sabe que no espaço a gente anda dboa sem prescisar pula e a gravidade é igual a 0
entendeu agora abra o jogo novamente e veja o que acontece
a bola cai até sai da room
agora adicione mais um pouco de script no 'Step'
- Código:
if keyboard_check(vk_up) && noar = true // se aperta tecla para cima e noar = true
{vspeed = -9 }// velocidade vertical -9
if vspeed < -12 // if velocidade vertical maior que -12
{vspeed = -12 } //velocida vertical igual a -9
e adicione um evento de 'Collission com obj_chao ' adicione o Execute code
- Código:
vspeed = 0
Explicando:
'vspeed' é a movimentação vertical do personagem tipo o movimento na linha y
na room coloque varios obj_chao la em baixo na room
agora teste e veja o que acontece.
qualquer coisa deixem um comentario
até logo galera.
Ninguem Comenta
Última edição por camilorocha em Ter 28 Jan 2014, 16:17, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Alguns bugs encontrados)
crocha12- Data de inscrição : 08/11/2013
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vitorleandrofeitosa- Data de inscrição : 23/01/2014
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Re: [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1
Um comentário aleluia
crocha12- Data de inscrição : 08/11/2013
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Re: [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1
o tópico esta bastante explicado, daria para melhorar bem mais se retirasse erros ortográficos e organizasse-o melhor.
Acho que o motivo de quase ninguém responder é porque já tem muitos tópicos de qualidades muito boas explicando como criar jogos detalhadamente.
Acho que o motivo de quase ninguém responder é porque já tem muitos tópicos de qualidades muito boas explicando como criar jogos detalhadamente.
Katerp- Games Ranking :
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Re: [Tutorial] Criando jogos em gml parte 1
É um tutorial bem básico, porém muito bem explicado.
Como o colega havia comentado, dá pra polir o pt-br.
Todavia está aprovado!
Obrigado pela contribuição.
Como o colega havia comentado, dá pra polir o pt-br.
Todavia está aprovado!
Obrigado pela contribuição.
fredcobain- Games Ranking :
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crocha12- Data de inscrição : 08/11/2013
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