TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1

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TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1

Mensagem por Alex Marcelo em Qui 08 Jul 2010, 13:32

Olá, pessoal. Muitos estão me ajudando muito aqui no fórum, então está mais do que na hora de eu começar a ajudar também. Como sou péssimo programador, decidi começar um projeto de tradução dos tutoriais presentes na página oficial do Game Maker (pelo menos nisso eu sou bom Laughing) Não sei se já existem traduções, mas pretendo ir devagar e conforme for traduzindo, ir postando.


Neste tópico:
Tutorial de Game Maker
Criando Bons Jogos
- O que é um Jogo?
* Um filme não é um jogo
* Um brinquedo não é um jogo
* Um programa de desenho não é um jogo
* Um quebra-cabeça não é um jogo


Tutorial de Game Maker

Criando Bons Jogos

Escrito por Mark Overmars
Traduzido por Alex Marcelo


Copyright © 2007-2009 YoYo Games Ltd
Última atualização: 23 de dezembro de 2009
Usos: versão não-especificada (qualquer versão do Game Maker)
Nível: Iniciante


Quando o Atari produziu seu primeiro jogo do console na década de setenta, não era muito popular. Isso mudou drasticamente quando o jogo "Space Invader" foi criado e adicionado ao console. O mesmo ocorreu quando "Pacman" foi produzido. E para o Nintendo Game Boy, "Tetris" foi o vencedor absoluto. Por que estes jogos são tão especiais a ponto de serem a diferença entre o sucesso e o fracasso dos dispositivos em que foram criados?


Figura 1. PacMan e todos os seus clones ainda são jogos muito populares.

O mesmo se aplica em jogos de PC. Alguns jogos tornam-se extremamente populares fazendo seus criadores ficarem milionários, enquanto outros jogos, que parecem ser iguais, fracassam miseravelmente. E também vemos grandes coleções de jogos que você nunca viu porque eles foram cancelados na metade da produção, e seus criadores faliram. O que faz o sucesso de um jogo e o que o leva ao fracasso? Esta é um pergunta muito difícil de responder. Ela envolve diferentes aspectos. Neste tutorial vamos mergulhar em alguns destes aspectos, na esperança de ajudar-lhe a criar jogos melhores. Muitos elementos deste tutorial baseiam-se num trabalho de Creg Costikyan.

O que é um Jogo?
Antes de falarmos sobre bons jogos, devemos definir o que é um bom jogo. Há muitas discussões sobre esta questão, e muitas definições. É fácil dizer o que não é um jogo.

Um filme não é um jogo
Isso é óbvio, mas por quê? Que elementos de um jogo faltam em um filme? A principal diferença é que não há participação ativa do espectador num filme. Ele não controla o filme e não pode tomar decisões que influenciam no seu final. O mesmo é válido para histórias e peças teatrais. O resultado final de um filme também é fixo (embora o espectador não deva sabê-lo). Este é um aspecto crucial sobre filmes e peças. Geralmente as pessoas não gostam de peças em que o final não é predeterminado. Em jogos ocorre ao contrário. As pessoas não gostam de jogos com finais fixos. Elas querem influenciar esse final. Elas querem estar no controle.

Um brinquedo não é um jogo
Você brinca com um brinquedo, mas não brinca com o jogo. Você joga o jogo. Com um brinquedo, não há objetivos predefinidos, embora você defina seus próprios objetivos. Há uma série de jogos de computador que, na verdade, restringem-se a serem brinquedos. Por exemplo, em "SimCity" ou "The Sims" não há objetivos definidos. Você pode construir sua própria cidade ou família e definir suas próprias metas (como criar a maior cidade), mas não há a ideia de ganhar o jogo. Você pode definir essa vitória (por exemplo: você poderia definir que o jogo é ganho quando sua cidade chegou a uma determinada população), mas isso pode ser frustrante, pois não é um final natural. Apesar disso, não há nada de errado em criar um belo brinquedo interativo no computador.


"SimCity" é um jogo?

Um programa de desenho não é um jogo
Um programa de desenho é divertido pois aguça a criatividade, mas também não tem objetivos claramente definidos. O usuário define os objetivos e é ele que decide se eles foram alcançados.

Um quebra-cabeça não é um jogo
Isto é mais complicado. Obviamente muitos jogos contêm quebra-cabeças. Mas um quebra-cabeça é estático, enquanto um jogo é dinâmico e muda enquanto é jogado. Um bom jogo pode ser jogado muitas e muitas vezes, e sempre haverá diferentes estratégias que levam ao sucesso.

Mas então o que é um jogo (de computador)? Aqui vai uma possível definição:

Um jogo de computador é um software na qual um ou mais jogadores tomam decisões através dos objetos e outros recursos contidos no jogo, em busca de um objetivo.
Observe que a definição não fala sobre gráficos, nem efeitos sonoros e nem animações. Estes aspectos, com certeza, originam um jogo bonito, atrativo, mas não são os aspectos essenciais de um jogo. Veremos os diferentes ingredientes e suas definições mais detalhadas.


Parte 2


Última edição por Alex Marcelo em Seg 20 Dez 2010, 00:35, editado 7 vez(es)

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Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1

Mensagem por Denis Lemos em Qui 08 Jul 2010, 14:20

Muito interessante, principalmente o final onde se dá a definição do que é um jogo, e não consta os gráficos, coisa que para muitos jogadores só o que importa é a parte gráfica !

Mas claro que quanto melhor poder ser os gráficos e trilhas sonoras, mais atenção será dada ao jogo, mas isso não valerá de nada se o jogo não ter uma base sólida !

Gostaria de ver a continuação !!! Acho que vai valer a pena, para abrir a mente do povão !!!

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Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1

Mensagem por Vikintor em Qui 08 Jul 2010, 15:36

Ótimo ponto de vista.muito interessante.
Para mim um jogo perfeito é como o MGS3. Muitas possibilidades,cada vez q você joga sempre acontecem coisas novas,muitos segredos e bonus para serem descobertos,graficos atraentes,ótima jogabilidade e efeitos sonoros.Minijogos escondidos,muitas coisas divertidas e engraçadas para quebrar o gelo em algumas partes e enredo digno de hollywood.
Mas essa é só minha opinião. Kojima is god .

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Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1

Mensagem por Alex Marcelo em Sex 09 Jul 2010, 21:08

Denis Lemos escreveu:Muito interessante, principalmente o final onde se dá a definição do que é um jogo, e não consta os gráficos, coisa que para muitos jogadores só o que importa é a parte gráfica !

Mas claro que quanto melhor poder ser os gráficos e trilhas sonoras, mais atenção será dada ao jogo, mas isso não valerá de nada se o jogo não ter uma base sólida !

Gostaria de ver a continuação !!! Acho que vai valer a pena, para abrir a mente do povão !!!

Pois é! Tenho certeza que, apesar de ser pura teoria, isso vai ajudar muita gente a melhorar os projetos e a ter mais inspiração! Continuem comentando, pessoal... Isso é um incentivo e tanto.

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Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1

Mensagem por fonetico em Sex 09 Jul 2010, 22:18

Macacos me mordam! É um ótimo texto! Ele explica detalhadamente muitas coisas que são importantes na criação de seus jogos, realmente, merece aplausos ao Mark e a você caro Alex que traduziu.

Sem dúvida vai me ajudar e vai ajudar a outros usuários que são leigos na área de criação de um jogo.

Já estou lendo a Parte 2...

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Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Jogo?) - Parte 1

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