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Mensagem por RodrigoOak Dom 05 maio 2013, 20:19

Eu queria saber uma coisa, eu pretendo mudar o estilo do jogo que foi programado essa engine (de um jogo em top-down para um side scroll) mas, eu teria que mudar uma grande parte do código de movimento ali,então resumindo, continua valido se eu fizer isso? ou tenho que apenas adicionar outros códigos sem interferir numa certa parte deles?
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 05 maio 2013, 21:18


Eu queria saber uma coisa, eu pretendo mudar o estilo do jogo que foi programado essa engine (de um jogo em top-down para um side scroll) mas, eu teria que mudar uma grande parte do código de movimento ali,então resumindo, continua valido se eu fizer isso? ou tenho que apenas adicionar outros códigos sem interferir numa certa parte deles?
Pode modificar alguns codigos mas não pode modificar a visão do jogo , do contrario você não estara completando o jogo e sim fazendo outro.

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Mensagem por Kapoty Seg 06 maio 2013, 15:43

Tenho várias perguntas:

- Pode ser um RPG 3D ?
- Posso mudar o estilo da luta deste RPG ?
- Posso encomendar os gráficos de terceiros e dar os devidos créditos ? ou tenho que desenhar tudo ?
- Posso excluir quantos objetos eu quiser ?
- Posso editar o estilo de hud e etc ?
- Posso editar tudo e criar um RPG do jeito que eu quiser ? digo, meu estilo de luta, meu estilo de andar, mas deixando o mesmo estilo de visão e ainda deixando como um RPG ?
- Não da pra mudar a regra e deixar fazer o jogo com um grupo de duas pessoas não ? fica difícil uma pessoa só desenhar, programar, fazer as músicas... ou então pegar tudo da net com estilos diferentes e o jogo sair uma mer...
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Mensagem por moisesBR Seg 06 maio 2013, 17:10

- Pode ser um RPG 3D?
Não.
- Posso mudar o estilo da luta deste RPG?
Sim.
- Posso encomendar os gráficos de terceiros e dar os devidos créditos ? ou tenho que desenhar tudo ?
O ideal seria voce mesmo desenhar, mas sabemos que nem todos temos dotes artísticos. Mas terá peso se foi voce mesmo que desenhou, Nesse caso parabéns! pode sair uma porcaria, mas terá mais valor.
- Posso excluir quantos objetos eu quiser ?
65% apenas.
- Posso editar o estilo de hud e etc ?
Porque não?
- Posso editar tudo e criar um RPG do jeito que eu quiser ? digo, meu estilo de luta, meu estilo de andar, mas deixando o mesmo estilo de visão e ainda deixando como um RPG ?
Tudo não, apenas 65%! algo que lembre a original!
- Não da pra mudar a regra e deixar fazer o jogo com um grupo de duas pessoas não ? fica difícil uma pessoa só desenhar, programar, fazer as músicas... ou então pegar tudo da net com estilos diferentes e o jogo sair uma mer...
Definitivamente não. Isto é um desafio solitário pois nem sempre voce terá um ajudante. Seria injusto com os demais que não tem tal possibilidade.

Eu sou uns dos que reclamam de regras em exesso, mas no caso temos que ter algumas para não virar bagunça.
Tentarei ou pedirei para o Rafael, Blizard ou quem quiser, fazer um resumo do resumo de tudo ate o momento! Até agora um mínimo que eu consigo me lembrar:
Pode:
-recursos original do GMK(abuse!)
-Optimizar o código-fonte do projeto original.
- Deletar/alterar/substituir recursos do jogo original.
- Criar novas mecânicas.
- Reescrever parte do código-fonte do projeto original. (apenas [65%] do código)
- Ser da staff.
- Tópico para seu jogo, contanto que siga o formato "#CoJ - Nome do seu jogo".
- Enviar um jogo DEMO, contanto que a longevidade seja maior do que o projeto original.
envie: gmk, gms(recém autorizado)+exe
- Recursos de terceiros(não recomendável)

O que você NÃO pode:
- Começar do zero. (Deve editar o projeto enviado, e não reconstruí-lo)
- Reescrever o jogo inteiro. (já explicado: apenas [65%] do código é permitida)
- Enviar o jogo com quase nenhuma ou nenhuma edição. (o projeto deve ter pelo menos algo concluído em relação ao original)
- Exceder ou mudar por completo a temática do jogo. (ex.: demos um projeto de plataforma e você fez um FPS 3D)
- Insistir para receber o projeto com antecedência.(ja foi kkk)
- Usar o GMK fora do concurso, sem dar os devidos créditos ao autor original.
- Criar o jogo em equipe.
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Mensagem por riusrius Seg 06 maio 2013, 19:56

Agora negócio ficou sério! kkk
Muito boa esta iniciativa do gmbr, a cada dia melhorando. cheers
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Mensagem por shatterhand2 Seg 06 maio 2013, 23:22

Rola uma inexperiência ae.

Você pode fazer o jogo em Pseudo-3D sem alterar quase nada, é só mudar o ponto de visão do jogo e fazer uma projeção dos gráficos no plano "para cima". É simples de fazer, só precisa acrescentar umas 3 ou 4 linhas de código em cada objeto desenhado na tela.

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Mensagem por Kapoty Qui 09 maio 2013, 14:07

Mas, como querem que eu saiba que estou deletando menos que SESSENTA E CINCO porcento dos códigos/objetos ?
Vou ter que contar cada linha dos objetos antes de excluir ?
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Mensagem por PedroGabriel Qui 09 maio 2013, 15:39

Não acho que essa parte deveria vir em numeros e sim em bom-senso. Ninguem calcula isso pelo fato de ter coisa que você remove e é minima mas faz grande diferença no resultado...
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Mensagem por willcraft2 Qui 09 maio 2013, 17:01

Outra duvida, eu posso fazer o que quiser mais não posso mudar o modo do jogo(TopDown)
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Mensagem por moisesBR Qui 09 maio 2013, 20:04

Kapoty escreveu:Mas, como querem que eu saiba que estou deletando menos que SESSENTA E CINCO porcento dos códigos/objetos ?
Vou ter que contar cada linha dos objetos antes de excluir ?
Direi com outras palavras o que disse o PedroGabriel:
Os números são apenas para dar uma ideia de quantidade podendo varia para mais ou menos! Não existe odo de se calcular isso ao pé da letra, mas pode se observar o que você foi removido e tirar uma boa ideia da diferença no resultado final.

willcraft2: Sem choro!(kkkk)
como voce mesmo disse:
eu posso fazer o que quiser ... não posso mudar o modo do jogo(TopDown)

Regra escreveu:O que você NÃO pode:
- Exceder ou mudar por completo a temática do jogo. (ex.: demos um projeto de plataforma e você fez um FPS 3D)
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Mensagem por Kapoty Ter 14 maio 2013, 13:46

Uma pergunta:

Posso editar o jeito em que ele ataca ? digo, ao envés de clicar com o mouse ele apertar alguma tecla como "Z", e mais, poder apertar "Z" pra um ataque, "X" para outro e "C" para outro.
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Mensagem por moisesBR Ter 14 maio 2013, 14:00

Claro que pode!!! Seria a primeira coisa que eu tentaria!
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Mensagem por Adriano Heartless Qua 15 maio 2013, 13:42

Olá Mr.Rafael esse vai ser meu primeiro concurso que vou participar, estava querendo criar algo como um rpg agora eu tenho um incentivo, mas queria saber algumas coisas antes de tentar começar a a criar algo em cima dessa enginer.

O jogo tem que ser necessariamente de cima? podeira mudar isso mas mantendo a mesma jogabilidade? Claro sem ser jogo completamente 2D mas podeira fazer algo 3D por exemplo?

o que seria "#CoJ - Nome do seu jogo" é q eu sou noob e n entendi isso '-'

Outra coisa, eu poderia futuramente por exemplo utilizar o meu projeto como um projeto de istitulação minha....por exemplo eu faço o meu jogo com o nome e tudo mais...em cima da sua enginer....depois do concurso eu começo uma nova enginer substituindo todos os codigos e ideias que eu não escrevi e faço um jogo completamente novo ( mudando o esquema de menu pro exemplo)...só aproveitando a história,sprite, roteiro etc....ai poderia postar aq o projeto como sendo meu? mesmo ele tendo participado do concurso?

@edit

Outra coisa... tenho que colocar algum credito...tipo o nome do fórum game maker brasil...no começo...ou algo do tipo?
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Mensagem por Kapoty Sex 17 maio 2013, 16:24

Uma pergunta sobre a regra de exclusão de 65% :

No meu jogo, não ta dando pra reaproveitar nenhum código e nenhum objeto, o sistema do meu usando o "Z,X e Y" para atacar acaba mudando completamente os códigos, ele também tem sistema de características e distribuição de pontos, atrapalhando ainda mais nisso.

A hud também é diferente, dai não da pra reaproveitar a hud que veio.

Para evitar a desclassificação, fui conversar com o Pitbull, dai ele me disse que, como estou mantendo a mesma visão de jogo e o mesmo estilo de jogo, não seria uma exclusão e sim uma reescrita dos códigos, meio que criando outros objetos, mas mesmo assim, deixo a mesma visão (topview) e o mesmo estilo de jogo (rpg).

Mas, só a opinião dele não basta, para ter certeza de verdade, venho por meio deste post, perguntar se eu seria ou não desclassificado, por que não ta dando mesmo pra reutilizar nada :/
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Mensagem por moisesBR Sex 17 maio 2013, 17:07

3D não. poderia até criar um 3D mas não adiantaria muito pois a visão obrigatoriamente teria que ser topview.
Hum vc tem facilidade em 3d no gm? hum...
"Podemos lhe usar! Muarhahaahahahaa" (kkkk)
"CoJ" > "Complete o Jogo"


Kapoty sei que é difícil calcular exatamente o que seria modificado dos 65%, mas dá pra mudar muita coisa! quando diz apenas 65%, quer dizer que voce pode mudar praticamente tudo, mas conservando os 35% do original! O que quer dizer... que não tem que deixar o grafico tão simples como está! pode sim melhorar! o que não pode, é modificar e quando for a gora de avaliar, não veremos mais aquele game, nada que lembre aquilo que era!
É isso! è como se fosse um upgrade, uma estilizada!

Isso é o que penso a respeito.
Outras questões quem criou esse conceito dos 65% pode explicar melhor. Mas creio que estou correto.
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Mensagem por JullyTka Sáb 18 maio 2013, 13:30

Como eu queria participar :/ porém não tenho nem 10% de conhecimento no GML :s
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Mensagem por Kapoty Sáb 18 maio 2013, 13:41

Poisé, não é 3D a visão do meu jogo, ela é a mesma da original, não mudei isso, apenas mudei a hud, o sistema de cálculos de ataques, as IA's dos inimigos e o sistema de atacar (não mudei o jeito que se luta, apenas troquei o click do mouse pelo aperto de teclas do teclado).

Considerando oque fiz, será que não serei desclassificado ?

Me diga, quem fez essa regra dos 65%, e também, vou gravar um vídeo mostrando como está meu jogo, dai, o criador desta regra me diz se vai ser ou não desclassificado :/
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Mensagem por JullyTka Sáb 18 maio 2013, 13:48

kk, parece estar ficando bom seu jogo Very Happy
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Mensagem por moisesBR Sáb 18 maio 2013, 14:04

Kapoti, está certo! por mim isto está correto!

Pessoal:
sei que estão preocupado com esses 65%... nada demais! É so uma proporção imaginária para guiar! se 65 é muito faça assim:

divida o game do jeito que quiserem em dez partes! então dessas dez modifique todas as 7! do que resou pode se optar em mexer um pouquinho só! ou seja dos 3... metade de um ou um pedacinho de cada!

Ou melhor: Façam assim:
modifique mais da metade do game! e deixe um pouquinho.

Será que agora entenderam?
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Mensagem por JullyTka Sáb 18 maio 2013, 14:13

Ou faça assim modifique algumas sprites e use o jogo inteiro normalmente igual ao que ja existe. Coloque bixos com niveis fortes e fracos etc... vai depender da sua imaginação !
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