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Mensagem por RafaelCazarotto Qui 02 maio 2013, 13:53

na minha opnião ta bom assim Smile individual, já que o premio é algo assim então o geito vai ser se esforçar e ser um multi uso hehehe, alias se fosse permitido equipes pessoas como eu estariam em desvantagem e seria pessimo achar uma equipe rapida de ultima hora, então acho que do jeito que esta esta otimo Smile
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Mensagem por Mestre Qui 02 maio 2013, 14:02

Bom, usar sprites que o autor liberou para uso livre na internet é permitido certo? As vezes é possível encontrar até sprites cujo autor dispensa créditos, vai ser o jeito.. ;)
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Mensagem por moisesBR Qui 02 maio 2013, 14:51

Porque não pode criar um jogo em equipe?
Por que o desafio é para um só e na verdade, é apenas para ver do que pode ser capaz o usuário. aliás penso que não há problemas em que voce peça ajuda a equipe, mas somente um terá o crédito. Mas aí você não estará sendo honesto com você mesmo. Pois, ficará a pergunta para si mesmo:
"Será que eu conseguiria pela minha propria capacidade?"

cada participante tem que NECESSARIAMENTE ou pegar gráficos e músicas ripadas (e consequentemente perde em originalidade) ou fazer suas próprias?
A originalide aqui não será problema tendo em vista o prazo(1 mês), e nada impede de usar de terceiros. Estão livre pra fazer o que bem entender quase totalmente, mas conservando algumas características do gênero que lembre da engine original, deixando pelo menos 35% podendo até inserir uma história se desejar(duvido que façam isso kkkk mas uma históriazinha ajuda a desenvolver algo). E sabendo que ninguem é expert em todos resources, é perimitido sim resources de terceiros. É claro que pesará um pouco mais pela originalidade, mas há usuários que mau sabem desenhar uma "bolota" e muito menos tocar algum instrumento ou usar software para isso!

o critério de avaliação deveria ser somente Programação, ou então permitir trabalho em equipe. Não está justo da forma como está agora.
Equipe nem sempre é uma opção imagine:
Alguem tem um game que começou mas trava em tal situação ou desiste de vez e disponibiliza. Dá pra perceber a ideia do que ele pretendia e para concluir o game bastaria algumas alteraçõezinhas aqui outra ali, e pronto.
Mas nem todos pensam assim! Outro ja veriam ali um rpg de pokemon outro de zelda, mas como a engine ja estaria meio pronta, então bastaria fazer algumas modificações! Então odesafio aqui proposto é trabalhar numa base fail! (kkkkk)

Sobre o que estará sendo observado:
Gráficos:
bem desenhado... não precisa ser desenhos profissionais, mas perceberemos o esforço em faze-lo ou também a dificuldade em encontra-los ou adaptar para que tenha harmonia com o jogo.

Musica:
Uma boa música chama a atenção mas, somos poucos que entendem de música e mesmo as conhecendo não quer dizer que somos capazes de faze-la. eu por exemplo, sou compositor, mas nem imagino como seria uma para um game meu e mesmo que soubesse e tivesse as ferramentas dificilmente faria algo mirabolante.

Diversão:
Dificilmente eu vejo um game desse tipo ser divertido, mas podemos esperar agradáveis surpresas!


jogabilidade:
a engine provavelmente tem uma jogabilidade semi-pronta, nada perfeita ou incompatível com o tipo desejado pelo participante e provavelmente também incomodará a outros também então umas miudanças seriam indacadas!

programação:
A melhorias são geral! Desde o player até os NPC e iteração de teclas ou mouse e menus e etc.

Repetindo o que voce mesmo disse:
Sim, sabemos a complexibilidade que envolve o desenvolvimento de um jogo.
Nada é fácil. Até para comer dá trabalho!
quer detalhes? kkkk:
Dividir as tarefas:
Fundamental. Mas como faze-lo individualmente?
Realmente. Em um trabalho individual, as coisas tendem a se complicar se não houver organização!
-Defina no que deseja trabalhar antes! ex: os movimentos incomodam? então mexa nele apenas!
-Depois verifique o que mais te incomoda e se concentre nele
-Faça uma mini lista do que precisa mexer e pronto!
-não tenha vergonha de usar o info ou um documento anexo para guardar informações


Uma coisa talvez pessoal mas seria interessante: listar o que voce mexeu para facilitar as avaliações! è claro que observaremos todo o game em si, mas tendo uma guia do que foi modificado agiliza.
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Mensagem por Nefisto Qui 02 maio 2013, 17:22

Boa tarde, bom, tanto eu quanto muitos dos criadores q participarão do concurso estarão atras do estudio profissional, mas minha duvida é o seguinte, eu com o estudio free ficarei preso as limitaçoes das salas, sprites e objetos, criadores q ja possuem o estudio profissional nao estariam com uma uma certa vantagen em comparação comigo???

Eu pretendia compras o estudio essa semana, mais so vi esse post hoje hehe... vamo esperar e ver no q da!!!

Abraço e Boa sorte a todos!!
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Mensagem por PedroGabriel Qui 02 maio 2013, 17:24

Técnicamente sim, por isso acho que muitos vão estar a utilizar o Game Maker 8 onde as limitações são muito menores Smile
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Mensagem por Mestre Qui 02 maio 2013, 18:05

Agradeço o esclarecimento moisesBR, inclusive gostaria de parabenizar você e todos os organizadores, esse concurso está muito bem organizado, continuem assim... ;)
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Mensagem por Mr.Rafael Qui 02 maio 2013, 18:13

PedroGabriel escreveu:Atualizando o tópico sem permissão (desculpe por isso) para dizer que o primeiro colocado (vencedor) deste CQ ganhará uma licença do GameMaker Studio Pro + modulo HTML5 fornecida DIRETAMENTE pela Yoyo Games!
OMG! Muito obrigado pela informação, isso dará uma boa motivação aos participantes e fará o trabalho de estudar o RPG valer a pena. Também vejo esse prêmio chamando mais gente para o páreo. Very Happy
(Participantes sortudos... vão poder concorrer e eu não vou ganhar nada... ;-;)

Faltam apenas 2 dias para o concurso: fiquem ligados!

o/
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Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 02 maio 2013, 22:26

É, eu estava meio em dúvida , mais o prémio legal me deu mais espectativas - apesar de não me atrair muito.

Digo uma verdade: vou destronar os outros(ou a mim Shocked )
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Mensagem por willcraft2 Sex 03 maio 2013, 13:50

Vou participar do concurso, tomara que ganho em primeiro lugar para ganhar o GMS to esperando chega dia 4 faiz um tempão, boa sorte a todos.
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Mensagem por rickelme.dias Sex 03 maio 2013, 14:11

ixi vou ficar com uns 30 pts mais o importante é participar para pegar experiencia Very Happy
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Mensagem por shatterhand2 Sex 03 maio 2013, 15:30

Algumas perguntas:

A) Então eu posso alterar/acrescentar sprites, e posso usar sprites feitos por terceiros. Qual é a diferença entre trabalhar em equipe com uma pessoas que só faz os gráficos pra mim e pegar os gráficos já prontos feitos por outra pessoa?

Se eu fizer todos os gráficos e uma pessoa pegar os gráficos prontos, os gráficos do meu jogo e do jogo dessa pessoa vão ser avaliados da mesma forma?

B) Eu devo entregar o .EXE ou o .GMK? Se eu entregar o .GMK, eu também fico garantido na regra que ninguém poderá usar o meu .GMK em outros projetos sem a minha devida autorização?
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Mensagem por Dr.XGB Sex 03 maio 2013, 15:42

Gostei da proposta do concurso. Acho que eu vou poder participar, será uma ótima experiência para todos nós!
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Mensagem por PedroX Sex 03 maio 2013, 15:52

moisesBR escreveu:penso que não há problemas em que voce peça ajuda a equipe, mas somente um terá o crédito.
moisesBR escreveu:conseguiria pela minha propria capacidade
nada impede de usar de terceiros

Também estou com uma dúvida. Isso quer dizer que eu posso pedir para alguém fazer os sprites e músicas para mim, mas não que a pessoa ajuda na programação (sentido de "capacidade")? Pois se eu posso usar recursos de terceiros, nada impede que eu use de alguém do fórum. Na questão dos créditos, se eu pegar de terceiros, terei que colocar o nome deles. Então, o crédito citado seria a premiação (destaque no tópico, medalha e licença)?

Explicando isso ficará mais fácil.

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

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Mensagem por moisesBR Sex 03 maio 2013, 17:27

Isso quer dizer que eu posso pedir para alguém fazer os sprites e músicas para mim
Pedir para alguém fazer ou usar recursos de terceiros realmente não é mesmo uma boa ideia, pois tem que dar sim os creditos (não tinha reparado esse detalhe)
O que você NÃO pode:
- Usar o GMK fora do concurso, sem dar os devidos créditos ao autor original.
O que eu queria dizer, era que apenas o participante do concurso poderia participar. Errei no modo de dizer.

(sentido de "capacidade") ... mas não que a pessoa ajuda na programação
O participante tem que se esforçar afim de não precisar pedir para outros fazerem principalmente no quesito programação que não exige capacidade em desenhos ou som.
Tenho visto muitos usuários experientes reclamando a liberação de codes prontos para novatos, dizendo que assim não aprenderá. apesar de eu discordar disso, tenho que reconhecer que quando se tem algo pronto não há mérito ou aprendizado. Por esta razão eu aconselho que evitem usar resources de outros, mas não podemos vetar pois nem todos nós somos artistas! Mas tudo bem não somos todos, mas por que não tentar pode sair um porqueirinha mas pelo menos tentou e isso vale mais que pegar de outros!
Aproveitando aqui antes que eu esqueça: é bom mostrar se foi você que fez ou de onde achou. Sendo você avaliaremos seu esforço e outros aspectos gerais e tentaremos ser justos, se não for, também observaremos como adaptou e outros aspectos básicos eu diria que o valor de um original para um de terceiro seria em 50% de diferença (discutir entre os avaliadores).

Usar recursos de terceiros, ja que foi liberado tudo bem. Mas a coisa muda quando se torrna algo rentável então no caso, com a devida autorização.

se eu posso usar recursos de terceiros, nada impede que eu use de alguém do fórum.
Se foi liberado por que não?

Na questão dos créditos, se eu pegar de terceiros, terei que colocar o nome deles. Então, o crédito citado seria a premiação (destaque no tópico, medalha e licença)?
É você que está participando! Se alguem liberou, verifique se pode usar sem problemas. E se requerido pode sim dar os créditos da forma que desejar. Mas na premiação é voce, mas como eu disse acima, recursos originais terão mais peso!

Eu devo entregar o .EXE ou o .GMK? Se eu entregar o .GMK, eu também fico garantido na regra que ninguém poderá usar o meu .GMK em outros projetos sem a minha devida autorização?
O gmk deve ser apenas para o avaliador para que ele possa ver melhor o que voce mexeu. O exe voce pode criar um tópico para ele com a mesma sigla do concurso (ex: "#CoJ -meu jogo") sua engine deve ser protegida e assim como os avaliadores ética. Se voce desejar pode também disponibilizar por conta, depois do concurso.

Repito novamente: crie um doc txt ou pdf(docx não) ou use a info com informações sobre o que mexeu para agilizar as coisas e também sobre o s comandos que provavelmente será modificado.

Estou vendo aqui uma preocupação demasiada sobre resources... Gente estou falando que não há problemas pois aqui o concurso é livre para dar asas a imaginação! Se voce não é um expert em desenhos ou musica, então não há problemas, pois esse concurso apesar de avaliar som e gráfico não é um concurso "faça original", mas como reconhecimento ao esforço quem o fizer... levara mais vantagem! E é liberado para quem não sabe faze-los poder participar! Pois sei que não há muitos que conseguem fazer.Agora, não adianta o cara caprixar numa coisa original pensando em ganhar apenas com originalidade e deixar o principal pra lá, isto não garante! ajuda, mas não é a única coisa que deve ser trabalhada.
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Mensagem por Mr.Rafael Sáb 04 maio 2013, 00:14

Houve uma pequena falha nas regras, que poderá parecer um tanto quanto limitador, mas: não poderemos aceitar os GMK's convertidos para o Game Maker Studio. Sad

Por que? Bem... porque só possuímos o Game Maker 8, e isso significa que não poderemos abrir seus fontes para avaliá-los. Me desculpem por isto, realmente foi algo que me passou despercebido e que merecia uma observação importante. Só aceitaremos os projetos compatíveis com GM8 ou abaixo.

Esta observação está agora colocada nas regras.


CONCURSO INICIADO:
E finalmente, a data chegou! O GMK já está disponível para download. Boa sorte a todos vocês.

BAIXE AGORA O GMK

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Mensagem por LCS Sáb 04 maio 2013, 00:16

Pensando seriamente em participar, se eu arrumar tempo até la vou tentar mesmo participar e dar uma desenferrujada no gm.
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Mensagem por shatterhand2 Sáb 04 maio 2013, 00:17

vc pode baixar o Game Maker Studio free, pra ver o .GMK

Se for só pra ver o .GMK , a versão FREE do GM:S serve.

EDIT: Eu tinha pensado em participar, mas esse código está zoneado demais. Eu não acho que terei tempo/paciência pra ler código tão mal-escrito, hehe.

Não tem padrão na nomenclatura dos recursos, não tem indentação no código, tem soluções absurdamente não-elegantes, tem drag'n'drop misturado com GML (Drag'n'drop = MORTE).

Argh.
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Mensagem por LCS Sáb 04 maio 2013, 00:25

O único problema desse concurso, é que cada um tem sua forma de programar, de criar suas variáveis, de criar tal código pra tal ação, e com essa restrição fica difícil fazer algo que já se sabe de uma maneira diferente
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Mensagem por Mr.Rafael Sáb 04 maio 2013, 00:27

shatterhand2 escreveu:vc pode baixar o Game Maker Studio free, pra ver o .GMK

Se for só pra ver o .GMK , a versão FREE do GM:S serve.

EDIT: Eu tinha pensado em participar, mas esse código está zoneado demais. Eu não acho que terei tempo/paciência pra ler código tão mal-escrito, hehe.

Não tem padrão na nomenclatura dos recursos, não tem indentação no código, tem soluções absurdamente não-elegantes, tem drag'n'drop misturado com GML (Drag'n'drop = MORTE).

Argh.
Você poderia me dizer se o GMS:Free tem travas de recursos da versão Pro? O GMK do concurso em si tem muitas coisas que só funcionam na versão paga do GM8, e se isso também se aplicar ao GMS:Free, não terei outra escolha a não ser proibir.

De toda forma, estou baixando o GMS para dar uma olhada...

o/
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[ENCERRADO]#CoJ - Complete o Jogo - Página 3 Empty Re: [ENCERRADO]#CoJ - Complete o Jogo

Mensagem por shatterhand2 Sáb 04 maio 2013, 00:32

Eu acho que não tem, não tenho certeza.

Mas tem um monte de recurso do GM8 que está "obsoleto" no GM:S e não funciona mais.

Então a pessoa tem que ter o GM8 pago, ou não participar?

Eu tenho o GM:S Pro, mas não tenho o GM 8 pro.

EDIT: Ainda assim, mesmo que tenha trava, se for só pra olhar o código vc ainda pode.
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