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Duvida com jogo de plataforma

em Seg 04 Mar 2013, 14:42
Olá pessoal quero pedir a a juda de vcs para fazer dois sistemas no meu jogo, o primeiro é fazer com q cada vez q vc pegue um item na fase apareça +100 em cima do item e depois suma q nem acontece com os danos de rpg, e a outra coisa é fazer com q o player n tenha como voltar a fase, q nem em alguns jogos.
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Re: Duvida com jogo de plataforma

em Seg 04 Mar 2013, 15:56
É muito simples. Veja:

Primeira dúvida

Crie um objeto para ser esse número que vai subir:

Evento Create
Código:
vspeed = -4
alarm[0] = 30

Evento Alarm 0
Código:
instance_destroy()

Evento Draw
Código:
draw_text(x,y,'+100') // Vamos utilizar o seu exemplo na string

Daí quando o seu personagem pegar o item, troque o item pelo objeto que você fez no início desta mensagem. Faça esse código no objeto do item na hora que você pegá-lo:

Evento Collision with [jogador]
Código:
instance_change([número subindo],true)

Segunda dúvida

No objeto do personagem, você vai fazer com que a view pare de andar junto com o jogador sempre que ele andar para trás, e que o mesmo não consiga voltar.

Evento Keyboard Left
Código:
if x-4 > view_xview[0] {if place_free(x-4,y) then x -= 4}
view_hspeed[0] = 0

Agora vamos fazer a tela voltar ao normal quando ele for andar para frente:

Evento Keyboard Right
Código:
if place_free(x+4,y) then x += 4
view_hspeed[0] = -1 /* Quando você põe -1, a velocidade da view equivale a velocidade do objeto em que ela está seguindo*/

Espero ter conseguido te ajudar. Quaisquer outras dúvidas, é só falar com a gente! Happy
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Re: Duvida com jogo de plataforma

em Seg 04 Mar 2013, 18:19
Muito obrigado me ajudou bastante, mas em relação ao segundo codigo n estou conseguindo fazer ele funcionar.
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Re: Duvida com jogo de plataforma

em Seg 04 Mar 2013, 23:29
não sei se minha opinião ainda ta valendo, mais pra primeira tenho uma ideia melhor..

crie um objeto, no create event, coloque:
Código:
active=false
vspeed=-1.5
no step coloque:
Código:
if(image_alpha=0){instance_destroy()} image_alpha-=0.0.1
no draw, coloque:
Código:

draw_set_alpha(image_alpha)
draw_set_color(c_red)//cor da letra, só se quiser
//draw_set_font(TXT_up)//fonte, só se quiser
draw_text(x-string_width(string(my_txt))/2,y,my_txt)//draw_text, configure a gosto
draw_set_alpha(1)
draw_set_font(noone)

e na colisão em que você pretende criar o efeito, coloque assim:
Código:
_S=random_range(5,25)// _S = a var, que armazena temporariamente a quantidade de sangue que vai ser tirado.
i=instance_create(x,y-16,Draw_text)//cria o objeto que você criou lá em cima
i.my_txt=_S//com essa formatação
sangue-=_S//retira a quantidade de sangue la de cima
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