[17%] Lista de Variáveis do Game Maker

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[17%] Lista de Variáveis do Game Maker

Mensagem por Dancity em Sab 16 Fev 2013, 20:27

Lista de Variáveis do Game Maker
Traduzido e Adaptado da Yoyo Wiki.

Leia por favor:
Leia-me (:
Oi pessoal, eu estou traduzindo a lista de variáveis do game maker (Lista de Variáveis). Ainda não está completo mas já vou postar para ver se ganha a aceitação da comunidade, iria ser frustrante ter todo esse trabalho se não fosse util para o fórum. Por favor comentem dizendo se gostaram ou não.

Algumas informações:
Apesar deste projeto ser uma tradução, estou adicionando diversas coisas à explicação destas variáveis para que fique mais fácil de compreender a utilidade delas, então esse projeto é em partes uma tradução, estou fazendo explicações me baseando na wiki original.

Eu não sou um tradutor excelente, muito menos um programador excelente por isso se encontrarem algum erro, seja na explicação, nos códigos na formatação, me informe mas faça isto com educação, eu não recebi nenhum centavo por estar traduzindo isto.

Estou atualizando o tópico à medida que as traduções ficam prontas, até agora fiz tudo sozinho então é um processo um pouco lento mas posto novas traduções quase que diariamente.

Se este projeto der certo, irei fazer a tradução da lista de funções do game maker. Lista de Funções do Game Maker


IMPORTANTE: Dicionário de Tradução
dicionário de tradução:
As seguintes palavras foram traduzidas quando se encaixam na descrição.
Inglês - Português

Real - Real
Quando o valor retornado está dentro do conjunto dos números reais.

String - Texto
Quando uma variável retornar um valor em forma de texto

Integer - Numero Inteiro
Quando uma variável retorna um valor que pertence aos números inteiros (Ex: 1, 5, mas nunca 1,5 ou 5,2)

Read-Write - Leitura e Escrita
Quando uma variável pode ser visualizada e editada.

Read-only - Apenas Leitura
Quando uma variável pode apenas ser editável.

Scope - Alcance
Alcance de uma Variável (Global ou Local).

Global - Global
Quando uma variável tem o mesmo valor para todas as instâncias do jogo.

Local - Local
Quando uma variável existe apenas para determinada instância do jogo.

Room - Room
Por favor, nunca usem quarto para traduzir room.

Background - Background
Essa eu adicionei pois existem varias traduções para Background.

Blend - Blend
Quando se referir a função de mistura de cores no game maker.

B
background_blend[0...7]
background_blend:
Em construção
background_color
background_color:

Descrição:
É a cor mostrada numa room que não tem uma imagem de background definida.

Propriedades:
  • Real
  • Leitura e Escrita
  • Alcance: Global


Aplicação num Código:
Código:
background_color=c_white
Este código, se aplicado, por exemplo, no create de um objeto que esteja na room, irá deixar seu background inteiramente branco.

Notas:
1- Esta variável não funciona com HTML5 e sempre retornará o valor 0.
background_height[0...7]
background_height:

Descrição:
Retorna o valor da altura da imagem de background.

Propriedades:
  • Real
  • Apenas Leitura
  • Alcance: Global


Aplicação num código:
Código:
draw_text(x,y,background_height[0])
Este código, se aplicado no evento draw de uma instância, mostrará o a altura da imagem do backround0

Notas:
1- Cada room possui um total de 7 backgrounds:

Por isso, quando estiver escrevendo o código você pode opcionalmente especificar o background que você quer:
Código:
background_height[0] //Retorna o valor do background0
background_height[1] //Retorna o valor do background1
background_height[7] //Retorna o valor do background7
backround_showcolor
background_showcolor:

Descrição:
Essa variável ativa e desativa o desenho da cor de fundo (background). Pode ser ativado ou desativado com true ou false e 0 ou 1, respectivamente.

Propriedades:
  • Real
  • Leitura e Escrita
  • Alcance: Global


Aplicação num código:
Código:
background_showcolor=false
ou
Código:
background_showcolor=0
Esse código quando aplicado, por exemplo, no create de uma instância, desativa o desenho da cor do background.

Notas:
1- Quando você desativa o desenho da cor do background, o fundo é preenchido com preto, sendo assim, isso não aumenta o desempenho do jogo. Então, conclui-se que desativar a variável background_showcolor tem o mesmo efeito que:
Código:
background_color=c_black

2- Esta variável não funciona com HTML5 e sempre retorna o valor 0.
background_width[0...7]
background_widht:

Descrição:
Retorna o valor da largura da imagem de background.

Propriedades:
  • Real
  • Apenas Leitura
  • Alcance: Global


Aplicação num código:
Código:
draw_text(x,y,background_width[0])
Este código, se aplicado no evento draw de uma instância, mostrará o a largura da imagem do backround0

Notas:
1- Cada room possui um total de 7 backgrounds:

Por isso, quando estiver escrevendo o código você pode opcionalmente especificar o background que você quer:
Código:
background_width[0] //Retorna o valor do background0
background_width[1] //Retorna o valor do background1
background_width[7] //Retorna o valor do background7

C
cursor_sprite
cursor_sprite:

Descrição:
É o sprite que está sendo usado como cursor. Quando não há nenhum sprite sendo usado, o valor da variável é -1.

Propriedades:
  • Real
  • Leitura e Escrita
  • Alcance: Global


Aplicação num código:
Código:
cursor_sprite=sprite0
Este código se aplicado, por exemplo, no evento create de uma instância, irá fazer com que o sprite "sprite0" seja definido como cursor.

*É necessário ter um sprite chamado "sprite0" para o código funcionar.


Notas:
1- Você pode colocar a id do sprite ao invés de nomes de sprites por exemplo:
Código:
cursor_sprite=0 //Irá definir o primeiro sprite adicionado ao jogo como cursor.
cursor_sprite=1 //Irá definir o segundo sprite adicionado ao jogo como cursor.
*A ID do sprite é o número que vem com o nome dele assim que você o cria, exemplo:*
sprite0 = ID: 0
sprite9 = ID: 9

A ID de cada sprite é única e renomear um sprite para o nome sprite0 não fará com que sua ID seja 0.

2- Esta variável não funciona com HTML5 e sempre retorna o valor 0.

D
debug_mode
debug_mode:

Descrição:
Se o jogo estiver sendo executado em modo de depuração (debug mode) o valor retornado será 1, se não, o valor retornado será 0.
Você pode editar essa variável usando true ou false e 0 ou 1.

Propriedades:
  • Real
  • Apenas Leitura
  • Alcance: Global


Aplicação num código:
Código:
if debug_mode=true
{show_message("Você está em modo de depuração!")}
else
{show_message("Você não está em modo de depuração!")}
Este código aplicado, por exemplo, no evento create de uma instância, fará aparecer uma mensagem:

Você está em modo de depuração! - Se você estiver em modo de depuração.
Você não está em modo de depuração! - Se você não estiver em modo de depuração.

Notas:
1- Esta variável não funciona com HTML5 e sempre retorna o valor 0.
depht
depht:

Descrição:
O quão longe uma instância está. Um objeto com depht "1" estará sempre atrás de um objeto com depht "-1". Quanto menor a profundidade mais na frente o objeto está.

Propriedades:
  • Real
  • Leitura e Escrita
  • Alcance: Global


Aplicação num código:
Código:
depht=-1
Este código aplicado, por exemplo, no create de uma instância fará com que a profundidade do objeto seja -1.

Notas:
1- Esta variável não funciona com HTML5 e sempre retorna o valor 0.
direction
direction:

Descrição:
É a direção do objeto em graus. Esta variável armazena o valor da direção que o objeto está virado. Sendo:
0 - Para direita.
180 - Para a esquerda.
360 - É a mesma direção que 0

Conclui-se que a variável aumenta no sentido anti-horário.

Propriedades:
  • Real
  • Leitura e Escrita
  • Alcance: Local


Aplicação num código:
Código:
if keyboard_check(vk_right) then
{
  direction -= 4;
}
if keyboard_check(vk_left)
{
  direction += 4;
}
image_angle = direction;
Este código altera a direção e o ângulo da imagem do objeto conforme as setas direcionais direita e esquerda são pressionadas.

Notas:
1- Alterar a direção do objeto não fará com que a sprite sendo utilizada pelo mesmo também mude de direção. Para isso use a variável image_angle.

2- Valores negativos são aceitos por esta variável. Cada valor negativo é o oposto do seu respectivo valor positivo. Ou seja se 180 é para a esquerda -180 é para direita.

3- Esta variável não funciona com HTML5 e sempre retorna o valor 0.

E
error_last
error_last:

Descrição:
Armazena em valor de texto o último erro ocorrido. (Se existirem erros ocorridos)
O texto equivale à mensagem de erro comum do game maker. (Ver aplicação em um código)

Propriedades:
  • Texto
  • Leitura e Escrita
  • Alcance: Global


Aplicação num código:
Código:
draw_text(x,y,error_last)
Este código desenha a mensagem do último erro ocorrido:


Notas:
1- Esta variável não funciona com HTML5 e sempre retorna o valor 0.
error_occourred
error_occourred:

Descrição:
Armazena valor 1, se um erro tiver ocorrido, e 0 se nenhum erro tiver ocorrido.

Propriedades:
  • Real
  • Leitura e Escrita
  • Alcance: Global


Aplicação num código:
Código:
if error_occourred=1
{show_message("Tá bugado isso aí tio")}
else
{show_message("Opa, tá funcionando")}
Este código aplicado no create de uma instância informará se o jogo está com algum erro.

Notas:
1- Esta variável não funciona com HTML5 e sempre retorna o valor 0.

F
false
false:

Descrição:
false é um booleano, isso significa que qualquer variável que tenha este valor atribuído só pode ter no máximo dois valores (Verdadeiro ou Falso).

True e False tem valores constantes:
False corresponde a 0
True corresponde a 1

Propriedades:
"True" e "False" não são variaveis comuns, mas é possível afirmar que elas contêm valor real e constante.

O Alcance de false é indeterminado, uma vez que você pode armazenar o valor de diversas variáveis como false, sem problemas de interferências entre elas.

Aplicação num código:
A variável "false" é comumente usado em situações em que algo acontece se determinados critérios não são cumpridos. Por exemplo:

Código:
if (chave == false)
{
show_message("A porta está trancada!")
}
Exemplo de código. Mostra uma mensagem se chave tiver valor de "false".

Notas:
1- False é armazenado com um valor real e por isso:
Qualquer valor abaixo de 0.5 = False
Qualquer valor acima ou igual à 0.5 = True

2- Em alguns casos pode se usar até três tipos de códigos diferentes que irão resultar na mesma ação:
Código:
if (instance_exists(obj_player)==false)
Código:
if (instance_exists(obj_player)==0)
Código:
if (not instance_exists(obj_player))
friction
friction:

Descrição:
A variável friction pode ser descrita como atrito ou fricção. É um valor que será subtraido do valor absoluto da variável speed (velocidade). Isso significa que a cada step passado o "friction" fará com que o valor de "speed" esteja mais proximo de 0.

Propriedades:
  • Real
  • Leitura e Escrita
  • Alcance: Local


Aplicação num código:
1- Velocidades Positivas:
O código será aplicado no evento create de um objeto. A velocidade será 5 e a Fricção será 0.5:
Código:
speed=5;
friction=0.5;
Se agora nós verificarmos a velocidade deste objeto em cada step nós encontraríamos os seguintes valores:

Step / speed
1. 5
2. 4.5
3. 4
4. 3.5
5. 3
6. 2.5
7. 2
8. 1.5
9. 1
10. 0.5
11. 0
Depois que a variável chegar a 0, seu valor não mudará mais.

2- Velocidades Negativas
O código será aplicado no evento create de um objeto. A velocidade será -5 e a Fricção será 0.5:
Código:
speed=-5;
friction=0.5;
Se agora nós verificarmos a velocidade deste objeto em cada step nós encontraríamos os seguintes valores:

Step / speed
1. -5
2. -4.5
3. -4
4. -3.5
5. -3
6. -2.5
7. -2
8. -1.5
9. -1
10. -0.5
11. 0
Depois que a variável chegar a 0, seu valor não mudará mais.

Fricção negativa:
Você pode atribuir um valor negativo à "friction" sendo assim o objeto aumentaria sua velocidade ao invés de ficar mais lento.

G
game_id
game_id:

Descrição:
Armazena o valor do ID do seu jogo. Esta ID é gerada aleatoriamente na .GMK quando um projeto é criado. A GID (Game ID) é util para diferenciar os jogos uns dos outros, e pode servir para a criação de keys de ativação, por exemplo. No Game Maker 8, a GID contém por padrão nove dígitos numéricos. Pode ser alterada no menu Global Game Settings -> Loading. Pode ser atribuída a ela um valor com no máximo dez dígitos com apenas números.

Propriedades:
  • Real
  • Apenas Leitura
  • Alcance: Global


Aplicação num código:
Código:
draw_text(x,y,string(game_id))
Este código desenha o valor do game_id. A princípio deve ser colocado no evento Draw.

Notas:
1- Esta variável não funciona com HTML5 e sempre retorna o valor 0.
gamemaker_pro / gamemaker_registred
gamemaker_pro:

Descrição:
Indica se um jogo foi criado com a versão registrada do Game Maker.

Propriedades:
  • Real
  • Apenas Leitura
  • Alcance: Global


Aplicação num código:
Código:
if gamemaker_pro = 1
{
show_message("Versão registrada do game maker")
}

Notas:
1- Pode ser usada a variável gamemaker_registred para esta variável. Não existe nenhuma diferença entre elas.

2- Esta variável não funciona com HTML5 e sempre retorna o valor 0.


Última edição por Dancity em Sab 16 Fev 2013, 22:16, editado 2 vez(es)

Dancity

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Re: [17%] Lista de Variáveis do Game Maker

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 16 Fev 2013, 21:07

Hum,eu testei aqui algumas funçoes e por enquanto estão boas,uma sugestão que eu te dou é que se você não se prenda apenas na teoria da tradução que tem no game maker,coloque seu toque pessoal para as traduçoes ficarem mais dinamicas ainda para os usuarios,entendeu ;)

JoaoVanBlizzard

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Re: [17%] Lista de Variáveis do Game Maker

Mensagem por Dancity em Sab 16 Fev 2013, 22:09

Como eu tinha escrito no "Leia por favor" eu fiz isso sim. A área de "Aplicação num código" foi eu que fiz, e a maioria das explicações não foram nem traduzidas e sim explicadas por mim baseado na lista original.

Esse tipo de tradução é muito difícil, é preciso mediar o que traduzir e o que não traduzir pois vocês continuam usando o game maker em inglês, e se eu usasse traduções 100% livres iriam surgir problemas em saber que coisa é que coisa.

Por exemplo, eu tenho que saber quando traduzir background e quando não traduzir background, se eu sempre traduzir e usar "plano de fundo" em todas as ocasiões poderão existir esses probleminhas de interpretação.

Vou colocar um dicionário de tradução pra tirar essas pequenas brechas que podem ocorrer na interpretação.

Muito obrigado JoaoVanBlizzard por comentar!
Estou abertos à opiniões. Valeu!

Abraços!

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Re: [17%] Lista de Variáveis do Game Maker

Mensagem por BertFe em Sab 16 Fev 2013, 22:56

Puxa, que ideia boa traduzir aquela complicada lista em inglês da yoyo que fica cheia de links pra clicar! Quando estiver pronto precisam colocar como fixo esse tópico (poderiam até lançar um livro rsrsrs).
As funções funcionam perfeitamente.
A descrição está boa:
Propriedades:
Texto
Leitura e Escrita
Alcance: Global
É a direção do objeto em graus. Esta variável armazena o valor da direção que o objeto está virado. Sendo:
0 - Para direita.
180 - Para a esquerda.
360 - É a mesma direção que 0
E até existem códigos como exemplos com explicações.
Código:
if keyboard_check(vk_right) then
{
  direction -= 4;
}
if keyboard_check(vk_left)
{
  direction += 4;
}
image_angle = direction;
Espero que consiga terminar, eu tava precisando disso pro meu jogo.

BertFe

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Re: [17%] Lista de Variáveis do Game Maker

Mensagem por Dancity em Dom 17 Fev 2013, 14:35

Obrigado BertFe. Ainda bem que gostou!
Espero que seja útil para todos.

A yoyo wiki com a lançada do game maker studio ficou toda bagunçada, um administrador da wiki apagou um monte de tópicos úteis. Eu não sei se são novas funções e variáveis do GMS, mas a tendência é melhorar e que criem mais artigos para a Yoyo Wiki.

Continuo traduzindo, mas num ritmo mais lento, vou estar mais ocupado nas proximas semanas.

Dancity

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Re: [17%] Lista de Variáveis do Game Maker

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